terça-feira, 25 de maio de 2010

A FORÇA DA NET E O MOVIMENTO DA CORRIDA PARA TODOS.

Os tristes e quase trágicos acontecimentos ocorridos durante a V Meia Maratona do Douro Vinhateiro vieram, da pior forma, mostrar a força e a importância que a Internet começa a ter junto dos corredores.
Passado pouco tempo sobre o final da prova já circulavam pela Net notícias do que tinha ocorrido.
Com o passar do tempo uma imensa avalanche de protestos por parte dos atletas, surgiu nos diversos blogues de corredores, “invadiu” fóruns e páginas sobre corrida e até um grupo foi criado no Facebook, a protestar contra o que tinha ocorrido naquela manhã, que deveria ter sido de festa e se tornou em algo de sentido bem diferente.
Aqui há alguns anos toda a informação do que se passou seria contada de boca em boca entre os atletas e só chegaria ao conhecimento dos que não assistiram muito lentamente.
Nos tempos actuais a informação circula com um imediatismo nunca visto e isto é uma grande mais-valia para todos nós, que podemos ficar muito rapidamente a saber o que se passou numa prova, ler várias opiniões, e fazer o nosso juízo de valor.
Antigamente para escolhermos uma prova procurávamos os amigos que já tivessem participado nela. Agora basta ir a Net e ler um sem número de comentários sobre o evento.
Com a força da Net, com a globalização das provas, os organizadores também vão passar a ter muito mais cuidado com a realização das mesmas, porque a informação sobre o aconteceu, de bom e de mau, numa prova vai estar à disponibilidade de todos, independentemente de se tratar de um grande e mediático evento, ou de alguma modesta organização, escondida lá para trás de uma serra remota!
Esta grande visibilidade das provas só é afinal benéfica para todos, pois ao permitir uma grande exposição mediática de qualquer prova vai exigir maior rigor e empenho dos organizadores, porque todas as provas terão uma janela aberta para o mundo através da Internet, pelos comentários dos seus muitos ou poucos participantes.
Mas também vai permitir que pequenas organizações, que realizam excelentes provas, mas sem meios para as divulgarem, encontrem na Net e nas mensagens deixadas pelos corredores que nelas participaram, um grande veículo de propaganda, que trará mais corredores na próxima edição.
Penso que a V Meia Maratona do Douro Vinhateiro vai ficar, por agora, recordada pelas piores razões, mas também por ter sido o primeiro grande acontecimento (infelizmente pela negativa) a mostrar a força e a importância que a Net tem para os corredores.
Na imagem a equipa dos Cyber Runners, composta por responsáveis de vários Blogues sobre Corrida, que participou na 2ª Meia Maratona na Areia, prova que antecedeu o III Meeting Blogger, realizado na Costa da Caparica no passado dia 16 de Maio.

5 comentários:

  1. Grande verdade, amigo Jorge.
    A a força da net tanto pode servir de trampolim como de cadafalso.
    Grande abraço.
    FA

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Jorge,

    Outro excelente texto, que demonstra a excelência e qualidade deste blogue.

    Contra factos não há argumentos, plenamente de acordo em relação e este texto.

    Um abraço e tudo de bom

    ResponderEliminar
  3. Amigo Jorge, bem esclarecedor o seu têxto primando também pela oportunidade, foi um acontecimento triste e lamentável, esperamos que todos tenhamos aprendido mais alguma coisa.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Viva Jorge,

    Em poucas linhas uma mão ben cheia de verdades. Vamos publicar este pequeno texto na próxima Revista Spiridon e bem na linha do principio que sempre defendemos: "Corredores ao Serviço dos Corredores!". Só quem já correu provas longas pode dar valor ao "pormenor" de correr um Meia sem água... Será que os organizadores do Douro Vinhateiro alguma vez fizeram 21 km? Tal como escreveu um dos corredores do Stress: "Num dia de Sol e sem sombras com temperaturas de 30 graus experimentem trabalhar numa vinha, o dia inteiro, sem uma pinga de água e ficam a saber o que os corredores sofream".

    ResponderEliminar
  5. Tem toda a razão Jorge. No entanto gostaria de realçar que se a Net veio praticamente substituir as conversas de café, de uma forma que as alarga estrondosamente a muita gente e de uma forma rápida, convém não esquecer que tão ou mais importante que escrever por aqui, é tomarmos as medidas certas: reclamar junto de quem de direito. Apresentar críticas, sugestões, etc. a quem organiza. Se não o fizermos e apenas andarmos para aqui a falar connosco próprios, a trocar opiniões com o B e o C, embora à vista de toda a gente, se calhar, de pouca coisa serve. Dos cerca de 1200 atletas chegados à meta, gostaria de saber quantos reclamaram de facto junto da organização (chamar nomes no final da prova não conta!) e muito gostaria de ser surpreendida se a resposta não fosse: uma minoria.

    O que quero dizer é que sim senhora, a Net é óptima para espalhar aos sete ventos, seja lá o que for, verdade ou não, mas convém não esquecer o nosso direito e DEVER de reclamar directamente aos próprios e exigir respostas que nos satisfaçam. Só assim poderemos melhorar alguma coisa.

    Ana Pereira

    ResponderEliminar