quinta-feira, 27 de maio de 2010

CAMINHADAS NA MADEIRA - VEREDA DA BOCA DO RISCO

Infelizmente a maioria das pessoas/turistas que visitam a Ilha da Madeira, conhecem ou são levados a conhecer, apenas aos sítios/locais, onde chega o autocarro de turismo, mas a nossa ilha é e, tem muito mais para conhecer e, desfrutar.
Não sendo nem querendo ser guia turístico, aproveitarei o espaço/convite/desafio que o amigo Jorge Branco me fez, onde irei tentar dar a conhecer, um pouco da Madeira “desconhecida”. Dos locais onde não vai a viatura, que só temos acesso caminhando pelas levadas e, pelos trilhos.
Tentarei com pequenos textos, relatar apenas as minhas vivências, dos locais por onde às vezes aproveito para treinar, ou simplesmente para caminhar.
.
Vereda da Boca do Risco.
.
A opção foi sair de Machico, costa sul da ilha, subir o vale, passando por zonas de cultivo e por falésias, até chegar à costa norte da Ilha, seguindo depois pela vereda da Boca do Risco, até ao Porto da Cruz. Foi uma caminhada quase sempre junto à costa, com saída e chegada ao nível do mar, mas que durante o mesmo se atinge os 400m de altitude, para depois voltar a descer. Com o sol a brilhar, paisagens deslumbrantes e o mar como companheiro, percorremos o trilho rasgado na escarpa, avistando ao longe a ilha do Porto Santo.
É uma caminhada que é feita em cerca de 4 horas, acessível e, sem grandes perigos, desde que tomadas as necessárias precauções, mas principalmente usar calçado adequado, (infelizmente ainda se vê pessoas a fazer a caminhada de chinelas). Importante é fazer a caminhada sempre acompanhado e, nunca cair na tentação de se aventurar sozinho.
.
Próxima caminhada: Achadas da Cruz/Ponta do Pargo

http://vaidegavarinhomasvai.blogspot.com/

1 comentário:

  1. Olá Jorge,
    Boa iniciativa, eu já estive na madeira ilha maravilhosa mas não pelas levadas. Um dia que lá volte certamente vou-me deixar levar pelas levadas.
    Entretanto vou seguir atentamente o desenrolar da historia.
    Abraço
    Vitor Veloso

    ResponderEliminar