quinta-feira, 1 de março de 2012

SPIRIDON 200 DEPOIMENTOS - ANTÓNIO BELO


Spiridon – ontem e, hoje.

Falar da Revista Spiridon é falar das corridas populares em Portugal, pois a ligação a tais eventos foi, sempre, uma constante.
Nos tempos que correm, devido ao acesso a quase todo o tipo de informação, não é fácil perceber como se esperava, nervosamente, pela chegada de uma publicação bimestral, e o entusiasmo com que a mesma era lida, relida e comentada.
Entre aquelas capas “cor de tijolo” vinha toda a informação
desejada - anúncios de provas, resultados, calendário, respostas a questões colocadas, conselhos técnicos, etc. Até os equipamentos, de tecidos e modelos mais actualizados, e o “muesli” (só) eram disponibilizados por seu intermédio.
Quem, como eu, se iniciou nas corridas quando saíam os primeiros números, sabe o importante papel que a revista desempenhou, ao reunir, à sua volta, um cada vez maior grupo de dedicados corredores de fundo.


Spiridon deixou se ser o primeiro vencedor da Maratona Olímpica, o nome, agora, significava; corrida, encontro de corredores e, até, “uma certa maneira de estar”, pois muitas vezes, se dizia, daqueles que ultrapassavam os companheiros nos últimos metros, no” sprint” final, não terem o “espírito Spiridon”.



Só o amor ao nosso desporto favorito consegue manter uma publicação, deste género, por mais de 32 anos.

Que os 200 números publicados se estendam por muitos mais, prosseguindo como principal elo entre os corredores do pelotão!

Parabéns! 


(António Belo – Atleta há mais de 30 anos, maratonista e ultramaratonista, já participou em mais de 50 maratonas e ultras. Escritor de livros dedicados à prática da corrida e não só.)

Não deixe de ler o depoimento de Filipa Vicente , publicado hoje no JoaoLima.net

Sem comentários:

Enviar um comentário