sexta-feira, 9 de março de 2012

SPIRIDON 200 DEPOIMENTOS - ADRIANO GOMES


A Spiridon foi a melhor coisa que apareceu em Portugal e o desenvolvimento do Atletismo deve muito à Spiridon. Eu próprio que nunca fiz corridas de fundo, pois as provas mais longas que fazia era os 800 e 1.500, passei a fazer a Meia-Maratona.
Ganhei duas vezes a Meia-Maratona da Nazaré, que era a mais disputada, e não ganhei mais porque a última vez que ganhei a prova não me foi dado o prémio. Estava a chover muito e o meu número caiu metade. Tomaram nota mas na distribuição dos prémios não me chamaram. Isto foi no último ano que o Mário Machado colaborou na Nazaré, pois entretanto saiu.
Eu como era massagista e recebia muitos atletas, algumas lesões demoram muito tempo a passar e alguns passavam lá muito tempo, aconselhava-os a fazerem a assinatura. Houve uma altura em que diziam que era a pessoa que mais assinantes arranjava porque aconselhava toda a gente a ler.
Era amigo do professor Mário Machado e temos tanta amizade que ainda agora no prémio Fair-Play que recebi, ele escreveu um artigo na revista. Vê-se por aí a amizade que continua.
Foi uma grande pessoa no Atletismo. Atletismo que lhe ficou a dever muito. Ainda hoje persiste como bom conselheiro para os jovens.
Das provas das localidades, a de Oeiras é a mais bem organizada e também era ele que organizava, ele e um homem que foi da Direcção dos Desportos, Melo de Carvalho.

(Adriano Gomes – Atleta com um currículo de mais de 60 anos, continua a participar em provas e mundiais de veteranos. Foi um dos grandes angariadores de assinantes da Spiridon no seu início.)

(Não deixe de visualizar todas as capas da Revista Spiridon publicadas hoje no JoãoLima.net)
.
E assim finalizamos estas duas semanas de homenagem aos 200 números da Revista Spiridon, na ânsia que venham muitos mais.

3 comentários:

  1. Todas as semanas, eu ia ao Ginásio Clube Português, de que sou sócio há 40 anos, e onde o adriano fazia um part-time na sua especialidade, não apenas para pôr as "perninhas em ordem", mas para desfrutar da sua amizade, e longas conversas, sempre claro, `a volta das corridas! Grande Amigo!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, João e Jorge, por este belo trabalho. Tenho pena que acabe e não continuem os depoimentos sobre a SPIRIDON e o nascimento e crescimento da Corrida para Todos no nosso País. Abraços

    ResponderEliminar
  3. Adriano Gomes. Um corredor que já há muitos anos conheço (como o disse noutro local, o convívio antigamente não era o que é hoje, corria-se mais mas convivia-se pouco).

    Desde as três léguas da Pontinha, até outras provas populares o Adriano é (ou era pois já há algum tempo que não o vejo) uma constante.

    Para ele longa vida e a continuação de dar aos outros um pouco de si.

    ResponderEliminar