domingo, 11 de setembro de 2011

35ª MEIA MARATONA DE SÃO JOÃO DAS LAMPAS – ALGUMAS FOTOS POR EGAS BRANCO

1 comentário:

  1. Amigos,
    Desculpem o auto-comentário. É que ao aguardar a terceira passagem dos atletas pelo Centro, afastei-me um pouco e deparei com um conjunto escultórico magnífico, que me despertou logo a curiosidade em saber quem era o autor.
    Pensei até enquadrá-lo na Corrida, mas uma inesperada e arreliadora avaria na minha máquina (saltou o botão de disparo, consequência da muita utilização!...) dissuadiu-me de o tentar.
    Mais tarde, já em casa, fui averiguar e verifiquei tratar-se de mais uma das obra de um grande escultor, de que conheço alguns trabalhos em meios urbanos e de que gosto muito.
    Trata-se do escultor Pedro Augusto Franco dos Anjos Teixeira (Paris, 11-Mai-1908; Sintra, 20-Mar-1997), conhecido por Mestre Anjos Teixeira. Fez parte do Movimento Neo-Realista. Foi professor nas Escolas António Arroio, Pedro de Santarém e Francisco Arruda. Devido às perseguições, pela PIDE, de que foi vítima, foi viver para o Funchal, regressando anos mais tarde ao Continente.
    É autor de extraordinários monumentos, como "Os Perseguidos" (1969), erigido em Almada por subscrição pública, em 1979 e "Monumento aos Pescadores", em Sesimbra. O material utilizado nestas obras é o bronze.

    ResponderEliminar