É na busca mágica do último quilómetro que todos nós corremos.
Mas amanhã haverá outro último quilómetro para correr.
A vida é assim um correr diário de últimos quilómetros até ao quilómetro definitivamente final.
Que façamos de cada último quilómetro sempre o mais feliz da nossa vida.
Amigos, Desculpem o auto-comentário. É que ao aguardar a terceira passagem dos atletas pelo Centro, afastei-me um pouco e deparei com um conjunto escultórico magnífico, que me despertou logo a curiosidade em saber quem era o autor. Pensei até enquadrá-lo na Corrida, mas uma inesperada e arreliadora avaria na minha máquina (saltou o botão de disparo, consequência da muita utilização!...) dissuadiu-me de o tentar. Mais tarde, já em casa, fui averiguar e verifiquei tratar-se de mais uma das obra de um grande escultor, de que conheço alguns trabalhos em meios urbanos e de que gosto muito. Trata-se do escultor Pedro Augusto Franco dos Anjos Teixeira (Paris, 11-Mai-1908; Sintra, 20-Mar-1997), conhecido por Mestre Anjos Teixeira. Fez parte do Movimento Neo-Realista. Foi professor nas Escolas António Arroio, Pedro de Santarém e Francisco Arruda. Devido às perseguições, pela PIDE, de que foi vítima, foi viver para o Funchal, regressando anos mais tarde ao Continente. É autor de extraordinários monumentos, como "Os Perseguidos" (1969), erigido em Almada por subscrição pública, em 1979 e "Monumento aos Pescadores", em Sesimbra. O material utilizado nestas obras é o bronze.
Amigos,
ResponderEliminarDesculpem o auto-comentário. É que ao aguardar a terceira passagem dos atletas pelo Centro, afastei-me um pouco e deparei com um conjunto escultórico magnífico, que me despertou logo a curiosidade em saber quem era o autor.
Pensei até enquadrá-lo na Corrida, mas uma inesperada e arreliadora avaria na minha máquina (saltou o botão de disparo, consequência da muita utilização!...) dissuadiu-me de o tentar.
Mais tarde, já em casa, fui averiguar e verifiquei tratar-se de mais uma das obra de um grande escultor, de que conheço alguns trabalhos em meios urbanos e de que gosto muito.
Trata-se do escultor Pedro Augusto Franco dos Anjos Teixeira (Paris, 11-Mai-1908; Sintra, 20-Mar-1997), conhecido por Mestre Anjos Teixeira. Fez parte do Movimento Neo-Realista. Foi professor nas Escolas António Arroio, Pedro de Santarém e Francisco Arruda. Devido às perseguições, pela PIDE, de que foi vítima, foi viver para o Funchal, regressando anos mais tarde ao Continente.
É autor de extraordinários monumentos, como "Os Perseguidos" (1969), erigido em Almada por subscrição pública, em 1979 e "Monumento aos Pescadores", em Sesimbra. O material utilizado nestas obras é o bronze.