sábado, 5 de maio de 2012

LUGAR AOS JOVENS


É um dado adquirido a importância que o exercício físico tem no desenvolvimento das crianças e dos jovens. E não estamos apenas a falar em  desenvolvimento motor mas também na vertente cognitiva que é muito beneficiada com a prática regular de exercício físico desde a mais tenra idade.
A escola deveria ter um papel preponderante neste assunto e deveria ser a base de tudo saber incutir nas crianças e jovens o gosto pelo desporto.
Quanto falamos em exercício físico e desporto não estamos a falar em qualquer especialização na matéria por parte das crianças e jovens mas sim em dar-lhes a possibilidade de experimentar um leque o mais alargado possível de  desportos com vista ao tal desenvolvimento harmonioso e fazendo com que o gosto pelo exercício físico seja uma opção que se manterá ao longo de toda uma vida.
Se não se cultivar o gosto pelo desporto em criança muito mais difícil será adquiri-lo em adulto e juntaremos uma criança que não teve uma correcta educação do ponto de vista físico a um adulto sedentário com tudo o que nefasto e gravoso isso representa.
Hoje em dia, infelizmente, as crianças estão cada vez mais sedentárias: as longas horas de brincadeiras e correrias antigamente passadas na rua deram lugar as horas passadas em frente de um computador ou uma televisão.
Tudo o que motive as crianças para a prática de exercício físico e lhes roube algumas horas de sedentarismo é de  aplaudir.
No contexto do que atrás escrevemos sentimo-nos muito felizes quando observamos em algumas provas do Circuito Nacional de Montanha a que nos deslocamos crianças e jovens extremamente felizes a acompanhar os familiares em salutares caminhadas.
Pensamos que estas caminhadas em plena comunhão com a natureza, respirando ar puro e saúde são do mais benéfico que pode haver.
Claro que as provas de estrada também já têm a suas caminhadas mas ai pela natureza dos percursos não temos a certeza se os jovens participantes sentirão  o mesmo encanto.
Provavelmente daqueles alegres jovens que completam a sua caminhada felizes e divertidos sairão corredores num amanhã não muito distante.
Mas isso nem é o mais importante: importante é que estes jovens sintam o gosto e a necessidade do exercício físico e que esse gosto os acompanhe por toda a vida nem que seja em simples e salutares caminhadas.
Este texto foi pensado depois de no ano passado ter captado a imagem que o ilustra na Corrida do Monge (Serra de Sintra) e esteve “arquivado” na cabeça até hoje ver a luz do dia.
Dedico estas linhas à memória do saudoso professor João Coutinho que teve um papel determinante na minha educação desportiva ao incutir em mim o gosto pelo exercício físico. Sem ele a minha vida teria traçado um caminho muito mais cinzento, triste e muito menos saudável. Obrigado PROFESSOR.
 

2 comentários:

  1. Caro Jorge Branco;

    Boa reflexão desportiva, e que é de aplaudir. Mas eu fico sempre a bater na mesma tecla...que é a falta de uma política desportiva em Portugal.

    lembro-me que nos anos 78/79/80 (logo após a revolução) existiam incentivos desportivos municipais, que vinham delineados da política governativa ( DGD), em que tinha como objectivo o tal Desporto para Todos, que de vêz em quando ainda recordo.
    A missão era dar o gosto aos jovens pelo desporto, com o contacto com vários desportos. Então aos sábados e domingos lá íamos (os atletas mais velhos), de freguesia em freguesia no concelho de Torres Vedras, atletas de basquetebol/andebol/voleibol/atletismo/luta grego-romana, etc , dar ensinamento e proprocionar contacto aos jovens que não conheciam essas modalidades.
    depois muitos deles davam continuidade à prática desses desportos,e as asociações locais vieram a ter essa secção desportiva. Foram anos muito importantes.
    Depois tudo acabou, e ficam-se neste momento, pelos campos sintéticos do futebol, e particularmente Torres Vedras, nem uma pista de atletismo tem, que já é solicitada há mais de 30 anos.
    Muito mais haveria por dizer...mas fico-me por aqui
    Um abraço
    Xavier

    ResponderEliminar