terça-feira, 1 de maio de 2012

NO PRIMEIRO DE MAIO COM UMA LEBRE DE LUXO!


Depois da agradável participação na Corrida da Liberdade, com a grande equipa dos Zatopeques, decidi alinhar na Corrida Internacional 1º de Maio.
Os dez km da Corrida da Liberdade souberam-me a pouco e resolvi esticar a “corda” até aos 15 do 1º de Maio.
Sou muito pouco amigo das provas em alcatrão e corro, quase sempre sozinho, fora das estrada, aqui nos estradões e carreiros ribatejanos.
Mas talvez por quase já não participar em provas, e muito menos de estrada, até gostei de andar a correr pelas ruas de Lisboa.
Inscrevi-me pois para o 1º de Maio no último dia em que tal era possível, coisa que em geral nunca faço, em primeiro lugar por uma questão de respeito pelas organizações e em segundo lugar por uma questão de agendamento pessoal.
A minha táctica para a prova estava definida  e é sempre a mesma dos últimos anos: partir mesmo muito lento e ir acelerando alguma coisa pelo caminho, mas bem pouco diga-se de passagem.
Há uns bons anos que não faço provas de “prego a fundo” e o meu andamento está quase ao nível das lesmas!
Lá parti praticamente na cauda do pelotão, com toda a calma, e na Avenida do Brasil já ia na minha situação habitual, ou seja isolado entre dois grupos de corredores. Atras de mim eram lentos de mais e o grupo a frente não valia o esforço de ir tentar apanhá-los pois ainda podia estragar tudo!
Bom, lá vou fazer uma prova em solitário e, tendo calma com a descida do Saldanha ao Rossio, talvez ainda apanhe alguns atletas na Almirante Reis.
E ia eu muito descansado (salvo seja) nestes meus pensamentos, fazendo contas à vida, quando encontro, perto do Saldanha, o grande amigo e grande atleta Joaquim Adelino que ia ali apenas em treino e resolveu fazer o resto da prova comigo.
A partir dai tudo foi diferente! Com uma lebre daquele quilate acabei por fazer uma das minhas provas mais rápidas dos últimos anos. Nada que se compare com os andamentos de quando eu tinha a mania que era atleta mas algo de bem rápido para os meus andamentos nos treinos solitários!
Foi uma companhia extremamente agradável que tornou esta prova muito especial.
O melhor é que eu me sentia bem e até veio o segundo fôlego e deu para fazermos toda a Almirante Reis lado a lado, a passarmos outros corredores, como se o nosso “campeonato” não fosse aquele!
Há muito tempo que não corria uma prova assim de traz para a frente em ritmo crescente.
Gostei particularmente da forma com que abordei a subida da Alameda para o Areeiro, com muita força, a lembrar que eu antigamente gostava (e ainda gosto) de subir e até nem o fazia mal...
Foi uma emotiva entrada nos Estádio Primeiro de Maio naquela pista onde tantas vezes treinei ainda ela era de cinza.
Obrigado grande amigo Joaquim Adelino.
Esta prova atesta que uma Raposa Manca e uma Lebre até podem conviver de forma muito pacífica e salutar! Forte abraço amigo!
Eu com dois grandes senhores; Joaquim Adelino e João Lima.
Amigos muitos especiais, companheiros da fraternidade, meus irmãos dos trilhos e da estrada! Se não fosse por mais nada só por amizades como estas valia a pena correr!
(Foto Mafalda Lima)


7 comentários:

  1. Grande Jorge! Grande Raposa!
    O "tal" último chegou com quase 100 atrás!

    Parabéns pelo prazer que retiraste da corrida!

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Fez uma grande prova, isso é que foi! Muito bem! Estou a ver que isso de ser o último, o andamento de lesma e outras lamúrias, são mas é ronha, que o meu amigo afinal quando "puxado" respondeu muitíssimo bem e até acordou em si sensações adormecidas, como o gostar de subir, e fazer a prova de trás para a frente, em ritmo crescente.
    E o Adelino é fantástico, foi sim senhora uma lebre de luxo! E de facto, com companhia vai-se e corre-se muito melhor!

    Pois foi pena não o ter visto...

    ResponderEliminar
  3. Jorge,
    Foi mesmo uma grande prova!!!Jose Dionisio
    !

    ResponderEliminar
  4. Olá, Amigo Jorge Branco.
    Que pena não vos ter visto para de algum modo vos dar um grande abraço pela enorme mensagem de amizade e companheirismo que ambos transmitem a todos aqueles que fazem da corrida o seu hobby. A título pessoal voçês simbolizam o melhor que a corrida nos dá, por tudo isso. OBRIGADO!

    Grande Abraço
    Filipe Fidalgo
    http://www.corredordedomingo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. É caso para dizer, depois de uma corrida dessa categoria, ficaram muito bem na fotografia.

    Um abraço
    dos Xavier's

    ResponderEliminar
  6. Jorge

    Muitas vezes há necessidade de haver quem nos 'ajude' a empurrar para a frente.

    Tinhas a força dentro de ti só que estava adormecida. Com o Joaquim e o ambiente de festa que este 1º de Maio simboliza, essa tua força interior veio ao de cima e a raposa que se diz manca, passou a ser aquela 'velha' raposa que sabe quando, como e qual a melhor altura para 'atacar' o 'rebanho' ciente (puro engano) que a raposa já mais não daria.

    Parabéns Jorge!

    ResponderEliminar