quinta-feira, 17 de maio de 2012

JOAQUIM ADELINO


Às 4 da madrugada do dia 19 de Maio o nosso amigo Joaquim Adelino partirá para aquela que será, certamente, a sua  maior aventura desportiva de sempre ao participar no Ultra Trail da Serra de São Mamede.
Serão 100 quilómetros com um desnível total de aproximadamente 6600 m (3300 m positivos e 3300 m negativos) para concluir num tempo limite de 24 horas.
Não queremos deixar de endereçar votos de uma excelente prova a todos os que vão alinhar nesta grande aventura mas não podemos deixar de dar aqui uma braço muito especial ao Joaquim Adelino.
Ao criarmos um blogue talvez o que de mais positivo tenhamos conseguido foi termos feito sólidas e belas amizades e o Joaquim Adelino é um desses casos.
Um amigo com uma forma solidaria e fraterna de estar na vida, sempre na luta e na busca de uma sociedade mais justa e igualitária, e que transporta para a corrida essa sua maneira de estar neste mundo cada vez mais individualista, injusto e cinzento.
Um amigo que é a prova que muitas vezes a idade biológica nada tem a ver com idade escrita no nosso documento de identificação.  O Joaquim Adelino é bem mais jovem que a idade que as contas matemáticas lhe atribuem.  Cada vez mais jovem e pronto a aceitar novos e grandes desafios.
Grandes alpinistas dizem que as montanhas não se vencem, os deuses que as guardam é que, por vezes, são mais benévolos com quem os ousa desafiar.
Temos a certeza que os deuses que guardam a Serra de São Mamede se vão inclinar perante a coragem e a determinação do Joaquim Adelino e lhe permitir completar a jornada como mais ou menos trabalho, com maior ou menor “empeno”.
FORÇA AMIGO, ESTAMOS CONTIGO!
*A foto que ilustra este texto é da autoria de Mário Lima.*

8 comentários:

  1. Força Joaquim Adelino!!!

    (Mais um belo e muito justo texto!)

    ResponderEliminar
  2. Excelente texto merecido reconhecimento.
    Vamos ficar todos “empenados”, para não dizer a palavra que um espanhol me disse em Ronda, mas acredito que nos espera uma grande festa em Portalegre.

    ResponderEliminar
  3. Sublinho e subscrevo na íntegra este justo texto em homenagem ao grande Joaquim Adelino!

    Um grande Abraço ao Jorge e ao Adelino!

    Orlando Duarte

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo Jorge na véspera de abalar até Portalegre mais uma vez vejo-me surpreendido e com alguma emoção pela gentileza do gesto que entendeu dedicar-me, como sempre tenho dito aceito estes "mimos" que os amigos entendam a cada momento endereçar-me mas digo igualmente que a única coisa que me impele é gostar de viver e estar juntos dos amigos nos bons e nos maus momentos, estar junto deles e partilhar as facilidades ou as dificuldades que a própria vida nos impôe, é um desafio permanente e um longo caminho a percorrer, a simplicidade faz parte activa desse percurso, a coragem também faz parte desta cruzada e estar lá torna as coisas mais reais e efectivas, afinal somos todos feitos da mesma massa razão suficiente para sermos solidários uns com os outros, é isto que encontro e me encanta na Montanha e na Natureza, é entre tantos e tantos amigos, que através da sua amizade e também da sua solidariedade que vamos solidificando uma nova forma de reconhecimento e respeito que por ventura semeará no futuro uma visão efectiva daquilo que deverão ser os valores inegáveis que cada cidadão tem direito, deixando para trás o egoísmo atroz actualmente reinante que tem levado à destruição do ser humano e das suas famílias transformando-os em farrapos através de tanto desespero e sofrimento. Não serei exemplo para ninguém nem pretendo sê-lo mas arrasto sempre comigo esta angústia de pouco ou nada poder fazer para transformar isto, a Natureza ensina-nos muito e creio que é lá que muitos buscam a sua inspiração para enfrentar o dia a dia, a dureza vivida e as horas de algum sofrimento permite-nos abrir a mente e divagar sobre tudo e concluir como tudo seria diferente se o egoísmo e a ganância não andassem de braço dado em prejuizo da maioria de nós que não nasceu num berço de ouro ou coisa parecida. Os nossos políticos precisam de fazer uns estágios, não nas Malvinas mas ali na Serra, despidos como nós de preconceitos e avaliarem como a vida é bonita quando partilhada em solidariedade por verdadeiros amigos, aí sim um dia compreenderão que um homem só será feliz se viver condignamente nesta terra que o viu nascer.
    Amigo Jorge, não vai ser fácil alcançar este objectivo que tracei há meses atrás, nem disso estava à espera, as duras batalhas que já ajudei a enfrentar e aquelas que ainda temos pela frente são um monstro ao pé deste pequeno sacrifício de S.Mamede, será vencido (não tenho dúvidas)com a mesma determinação de outros desafios anteriores, levarei no pensamento os amigos ou não fossem eles uma fonte enorme de inspiração para os vencer.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Também eu me curvo perante este autêntico "monstro" da montanha.Boa prova e que os deuses das alturas estejam com ele.
    Grande abraço.
    FA

    ResponderEliminar
  6. Bem merecida esta homenagem, o Joaquim é mesmo isso tudo.
    Força Joaquim.

    ResponderEliminar
  7. Jorge

    Bem gostaria o 'Comando' de fazer dupla com o Pára nesta aventura. Mas não há qualquer tipo de hipóteses. Fazer 100 km em montanha requer muito esforço, sacríficio e vontade de vencer os obstáculos que este tipo de evento oferece. Tudo isso tem o Pára, falta tudo isso ao 'Comando'.

    Para ele e para todos os companheiros uma boa prova e Parabéns pelo teu texto. Dirigido a quem é, que nunca se põs em bicos de pés, sempre com a humildade que o carateriza, o Adelino é merecedor deste teu destaque.

    Abraços!

    ResponderEliminar