domingo, 20 de maio de 2012

EM DEFESA DO ESTÁDIO NACIONAL


O facto da nossa vida desportiva ter tido muito a ver com o Complexo Desportivo Nacional do Jamor, onde praticámos desporto desde os anos 50 do século passado (os mais velhos), quer a nível de campeonatos escolares em várias modalidades, quer como local de treino de corrida a pé, a partir dos anos 80 (os mais novos) e ao longo de vários anos, leva a que conheçamos muito bem aquele espaço privilegiado, dadas as suas excepcionais condições naturais, para as populações dos concelhos adjacentes, nomeadamente o de Lisboa. 
Por isso, é com muita inquietação e indignação que tivemos conhecimentos do seu possível esquartejamento para satisfazer novos interesses privados, que pretendem ocupar e construir naquela área, lesando o espaço público. 
Damos  todo o nosso apoio aos protestos e lutas públicas em defesa deste espaço ímpar, situado no concelho de Oeiras, e pertencente à Área Metropolitana de Lisboa.
Para uma plena consciência da gravidade deste assunto apelamos aos nossos leitores e amigos que leiam, divulguem e apoiem o blogue da LIGA DOS AMIGOS DO JAMOR – AMIGOS DO ESTÁDIO NACIONAL.
Apelamos, igualmente, a toda a “blogosfera corredora” que se una em torno desta causa participando na divulgação da mesma na defesa de um espaço que é de todos nós e assim tem de continuar
Egas Branco

10 comentários:

  1. Apoiado!

    Durante a semana também vou divulgar

    ResponderEliminar
  2. Mas afinal estão a falar concretamente de quê??? Para se protestar há que se saber do que estão a falar! Apoiar "bocas" e "diz que disse" não me parece ser de pessoas inteligentes... E mais. não entendo esse pseudo protesto qd o Estádio está a ficar muito bonito e arranjado, quer a nível de acessos, quer a nível de infra estruturas, nomeadamente o campo de golfe, que foi preterido anos a fio por razões inexistentes! Por isso deixem se de questões menores e preocupem com coisas a sério como po exemplo onde ir buscar dinheiro para pagar aos trabalhadores da manutenção do Estádio, esses sim em risco dee ficarem sem emprego!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiver a gentileza de ler o que vem escrito no blogue da Liga dos Amigos do Jamor-Amigos do Estádio Nacional vai entender, perfeitamente, do que estamos a falar.
      Para questionar alguma coisa tem que se que estar dentro do assunto e responder as questões que são levantadas em concreto.
      Quando a questões de inteligencia os leitores deste blogue, certamente, saberão avaliar a sua!

      Eliminar
    2. D.Lígia
      Porventura já leu alguma coisa sobre ordenamento do território, sustentabilidade ambiental ou territórios agrícolas?
      D.Lígia como se desloca para o Estádio?
      Será que vai em transportes colectivos?
      O que sabe a senhora sobre o Estádio Nacional?
      Desculpe.

      Eliminar
    3. Julgamento da Acção.
      Informem-se.
      Porque não dá o Blogue notícias?

      Eliminar
    4. Temos seguido o blogue da Liga dos Amigos do Jamor – Amigos do Estádio Nacional e a última publicação deles é de 4 de Setembro.
      Temos tentado apoiar, modestamente, a defesa do Estádio Nacional mas não cabe a este blogue estar a dar notícias em permanência sobre o assunto, isso será, eventualmente, uma função da Liga dos Amigos do Jamor.
      Podemos acrescentar que vivemos bem longe da zona em questão, não temos contactos com quem está no terreno e não somos um blogue de cariz jornalístico.
      Por norma não é nosso hábito responder a comentários que foram inseridos sobre a forma de anonimato mas abrimos aqui uma excepção.
      Se está por dentro do assunto e quiser fazer um artigo sobre o mesmo teremos todo o gosto em o publicar para tal basta contactar-nos para o mail que está na barra lateral do blogue.

      Eliminar
    5. Pedimos imensa desculpa, mas não nos tem sido possível actualizar o blogue por falta de tempo, mas temos mantido a nossa página do Facebook actualizada. Iremos brevemente colocar aí informações sobre como decorreram os 2 dias de julgamento e o que se vai passar a seguir.
      https://www.facebook.com/pages/Liga-dos-Amigos-do-Jamor/120340334668504?ref=hl

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Sim, claro, um campo de golfe dito "público" (mas gerido por privados) e pago com uns milhões de euros dos nossos impostos era uma necessidade inadiável. Além disso, ficou lindíssimo realmente, lembra qualquer outro campo de golfe em qualquer parte do mundo! Gostámos particularmente da vedação, para manter os "outros" do lado de fora. Parabéns! Também não podemos deixar de aplaudir a ideia de construir uma rotunda e viadutos na mata do Jamor, que ficará certamente muito beneficiada, para não falar da alegria dos utilizadores, que passarão a ter uma extraordinária vista sobre o trânsito. Da mesma forma, ovacionamos de pé a ideia de construir torres de 100 andares na foz do Jamor. A vista a partir das bancadas do Estádio de Honra e de toda a zona envolvente melhorará consideravelmente! Por fim, que tal também a outra ideia de grande mérito de deitar abaixo o edifício dos Balneários para construir um novo centralito do ténis e a construção de um multi-usos por cima da Nave de Atletismo e por baixo da Praça da Maratona, que tem sido defendida pela CMO e pelo Sr. João Lagos? Tudo beneméritos desinteressados, naturalmente.

      Eliminar
    2. Como está o Processo sobre o Campo de Golfe?
      Acreditamos que o Campo possa ser chubado pelo Tribunal.
      A malta do Atletismo para todos, deve conhecer o Processo, mesmo que não treine no Estádio.
      No Estádio chegou a funcionar 2 Circuitos de Manutenção organizados de forma científica.
      Hoje nada existe.
      Não basta pôr equipamentos bonitinhos.
      Sabem que na mata treinava o Carlos Lopes?
      E não se queixava muito.
      Quem gosta de Atletismo deve treinar na Mata, nem que seja por solidariedade.
      Um dos argumentos de quem pretende a reconversão e outras utopias é que os utentes não treinam fartlek na Mata.
      Passem palavra e como nos tempos do Carlos Lopes, quando não havia tantos locais para treinar, venham treinar na Mata do Estádio Nacional.

      Eliminar