quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ÚLTIMO QUILÓMETRO: O PRIMEIRO ANO DE VIDA.


Dia 1 de Setembro de 2009 era publicado o primeiro texto no “Último Quilómetro”.
Fazendo um balanço desta aventura, em primeiro lugar queremos agradecer a quem nos lê, comenta e segue. Sem vocês este blogue não teria razão de existir. Obrigado!
Em segundo lugar queremos agradecer a todos os que nos têm ajudado nesta grande aventura das mais diversas formas. Não vamos citar nomes pois os visados sabem quem são para além de podermos cometer alguma injustiça com o esquecimento de algum nome. São amigos fraternos e solidários que não procuram as luzes da ribalta.
Mas apenas queremos destacar um nome, não por ser mais ou menos importante que os outros, mas apenas por uma questão de justiça e gratidão. Que nos desculpe o visado (que com a sua modéstia não gosta destes destaques) e todos os outros amigos por esta citação em particular. Os nossos agradecimentos ao atleta António Belo, um dos mais experientes e conhecidos maratonistas do nosso pelotão, pela sua colaboração regular com textos para este blogue. Um amigo que colabora
connosco, espontaneamente,  enriquecendo muito este modesto blogue com os seus textos.
Deste ano de blogue a maior conclusão que tiramos é que nos tem dado imenso prazer em o fazer pese embora seja uma tarefa trabalhosa e nada fácil.
Pensamos que temos conseguido mantermos-nos fiéis à linha que traçámos ou seja fazer um blogue essencialmente virado para as temáticas ligadas à corrida a pé e não um “blogue de autor” apenas centrado nas vivências pessoais.
É claro que neste blogue também têm lugar textos intimistas e pessoais mas tentamos que eles sejam diluídos numa visão colectiva e generalizada sobre a temática da corrida.
Tem sido um ano a experimentar fórmulas, a tentar inovar, a tentar fazer sempre melhor e isso é bem visível na permanente tentativa de arranjar melhores e mais apelativas soluções do ponto de vista gráfico. Se o conseguimos ou não melhorar isso fica ao vosso critério e todas as vossas opiniões são sempre muito bem-vindas.
Talvez onde tenhamos sentido mais dificuldades seja não participação colectiva no blogue. Talvez por não ser normal um blogue colectivo, talvez porque quem gosta de escrever já tem o seu próprio espaço, a verdade é que a colaboração com textos tem sido escassa o que nos obriga a fazer muito trabalho e não querendo centralizar o blogue nas nossas “vidinhas” não é simples.
Outro marco, muito importante, neste ano que passou foi a participação no III Meeting Blogger realizado a 16 de Maio, na Costa da Caparica a quando da Meia Maratona na Areia.
Para além de um convívio muito agradável permitiu uma interessante troca de ideias com outros autores de blogues e fazer novas e frutuosas amizades.
Com o apoio de todos vós o “Último Quilómetro” lança-se para mais um ano de vida!

7 comentários:

  1. Seguidor e leitor assíduo de um espaço que gosto muito de visitar.
    Como maratonista principiante quando entro no último quilómetro da competição passa na cabeça a mensagem do Jorge:
    “… que façamos do último quilómetro o mais feliz das nossas vidas.”
    Obrigado Jorge e muitos anos de últimos mágicos quilómetros.
    Luís Mota

    ResponderEliminar
  2. Pela experiência individual, aliado ao aparecimento deste Blogue, bem como o contributo de outros autores, fazem dele (Jorge) uma companhia constante que não deixo de visitar sempre que aparece em lugar de destaque na minha janelinha.
    Continuarei a ser visita constante por mais um ano e todos os que se lhe seguirem.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo aniversário do Último Km, amigo Jorge. Com ele, a blogolândia das corridas ganhou um novo fôlego, quer através dos excelentes textos que aqui são exibidos, quer pela permanente boa disposição que o Jorge nos vai transmitindo.
    Grande abraço.
    FA

    ResponderEliminar
  4. Olá, Jorge.
    Muitos Parabéns pelo primeiro aniversário do teu "último Km". É um daqueles blog´s que não resisto a visitar, sendo sempre um local de paragem habitual na ronda dos blog´s.
    Um grande abraço e continua com o magnifico trabalho.
    Até ao Avante.
    Filipe Fidalgo

    ResponderEliminar
  5. Olá Jorge Branco,
    Muitos parabéns pelo primeiro aniversário do teu e nosso blogue.
    Volta e meia vou espreitar o Último Km para ver o que há de novo.
    Leio sempre e com toda a atenção os belos artigos publicados.
    Tenho na memória a magnifica entrevista que fizeste ao Prof. Mario Machado que considero o "pai" das corridas populares em Portugal.
    Longa vida desejo ao Último Km.
    Para ti um abraço e muitíssimos quilómetros.
    Esmeraldo Pereira

    ResponderEliminar
  6. Olá Jorge,
    “Ultimo km” esta de parabéns, não queria deixar passar por aqui e desejar as maiores felicidades e que continue a brindar-nos com seus post's.
    O “Ultimo km” é o sítio que não pode faltar a sua visita.
    Bom Ano desportivo sem lesões, fortalecendo as amizades e efectuando novas.
    Grande abraço
    Vítor

    ResponderEliminar
  7. Jorge

    É fácil escrever num blogue, desde que o mesmo se centralize nas nossas corridas que, quase sempre, há provas todos os fins-de-semana e basta colocar lá umas fotos e o que nos aconteceu durante a prova e está feito.

    Difícil é escrever sobre outros pontos que, visando na mesma a corrida, abre novos horizontes para outras realidades, quer seja no que respeita ao pé de atleta como sobre as novas tecnologias. Aí a pesquisa torna o tema mais moroso, mas de maior interesse para quem o lê.

    Não sou um grande leitor de blogues, já bastam os meus, como bem o sabes, mas sempre que aqui venho aprendo sempre um bocado mais pois o facto de andar nisto de corridas há tanto tempo não faz de mim um sabichão. Aprende-se sempre algo de novo pois a vida é feita de mudanças.

    Para ti e para quem neste blogue colabora, os meus Parabéns e que continuem o caminho pois se o último km define a cansaço de quem muito correu, também define a glória de quem a Meta cortou.

    P.S.- Obrigado pelo destaque dos meus 35 km feitos aqui no vosso blogue.

    ResponderEliminar