quinta-feira, 8 de julho de 2010

A CAPITAL PORTUGUESA DAS CORRIDAS DE MONTANHA

Qual será a “capital” Portuguesa das corridas de montanha?
Haverá alguma localidade que pelas suas ligações históricas à corrida de montanha e localização geográfica possa merecer esse título?
Na nossa opinião não temos duvidas nem hesitações: a “capital Portuguesa das provas de montanha só pode ser Manteigas.
Socorrendo-nos de quem a melhor conhece, transcrevemos aqui o que vem escrito sobre ela no site do
Município de Manteigas:
.
Manteigas é uma Vila Portuguesa, do Distrito da Guarda, Região Centro e Sub-região da Beira Interior Norte. A zona urbana da Vila inclui duas Freguesias (Santa Maria e São Pedro). Para além destas, o Concelho é composto por mais duas Freguesias (Sameiro e Vale de Amoreira). Rodeada por grandiosas paisagens, a Vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal Continental.
.
O Município Manteigas é limitado a noroeste por Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia
.
A Vila de Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciar do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no Inverno.
.
Mas qual é a razão de considerarmos Manteigas a “capital” das provas de montanha em Portugal?
.
A primeira grande razão prende-se com os 12 Kms Manteigas - Penhas Douradas, que teve este ano a sua vigésima oitava edição e é a “mãe” das provas de montanha em Portugal, uma referência mítica para todos os que amam a corrida em montanha, à qual a bonita vila de Manteigas tem para sempre o seu nome associado.
.
Mas a Vila de Manteigas tem outros factores que a ligam à corrida de montanha há vários anos. Ainda bem recentemente se realizou a quarta edição da Corrida dos 3 Cântaros, com a partida localizada na área de lazer da Relva da Reboleira – Skiparque, na freguesia de Sameiro, a cerca de 7 km de Manteigas
.
Também podemos referir a ligação que a Transestrela tem tido ao longo de todos estes anos a Manteigas.
.
E não podemos esquecer que foram as vivências em Manteigas que fizeram o Professor António Matias lançar-se na grande aventura de pôr de pé o Manteigas - Penhas Douradas (numa época em que os organizadores das provas escreviam, orgulhosamente, nos folhetos promocionais das mesmas, percurso plano) e a partir dai lançar-se no esforço do apoio à criação de inúmeras corridas em montanha actividade a qual se tem dedicado ao longo de todos estes anos com os resultados que são bem visíveis.
.
Por tudo isto, se nunca fez os 12 Kms Manteigas – Penhas Douradas não hesite e esteja presente na próxima edição e se já lá foi então volte e aproveite para revisitar ou conhecer aquela que é a “capital” Portuguesa das corridas de montanha, que mora nos corações de todos amantes da corrida em montanha.
.
Para estar a par de tudo sobre a bonita e simpática vila de Manteigas consulte O
Blogue dos MANTEIGAS.

1 comentário:

  1. 12 Km Manteigas - Penhas Douradas - só lá estive uma única vez, em 2008,que descrevi assim:

    http://mariasemfrionemcasa.blogspot.com/2008/03/xxvi-edio-manteigas-penhas-douradas.html

    vontade de voltar Muita! Só que nem sempre se consegue reunir as condições todas.

    Um beijinho
    Ana Pereira

    ResponderEliminar