quarta-feira, 28 de julho de 2010

TRÊS MOSQUETEIRAS DA BLOGOSFERA CORREDORA PORTUGUESA.


Infelizmente a participação feminina nas provas em Portugal continua a ser muito diminuta comparativamente com à masculina.
É claro que as coisas melhoraram mas estão longe de haver um equilíbrio entre os dois sexos.
Temos grandes iniciativas, muito mediáticas e até a favor de causas muito louváveis, viradas em exclusivo para a participação feminina mas a esmagadora maioria das participantes limita-se a alinhar uma vez por ano na iniciativa e muito provavelmente nem pratica corrida regularmente.
Senhoras a alinhar em provas e a treinar com regularidade continua a ser uma minoria pese embora até já tenhamos várias ultra-maratonistas de excelente nível, coisa impensável á anos.
Penso que a fraca participação feminina tem a ver com a sociedade em que estamos inseridos e que continua profundamente machista.
Até se casar a mulher ainda vai conseguindo treinar, depois “entalada” entre a vida profissional, o marido, os filhos e toda a vida familiar, deixa a corrida para trás.
Não é por acaso que muitas das corredoras que encontramos no nosso pelotão são casadas com corredores pois eles têm outra visão das coisas e provavelmente partilharão as tarefas familiares de modo a ambos treinarem.
Mas este é um assunto para ser muito mais aprofundado e bom seria que fossem as senhoras a virem aqui debate-lo.
O que pretendemos com está introdução é falar do que se passa com a blogosfera corredora e prestarmos uma singela homenagem a “três mosqueteiras” dos blogues sobre corrida no feminino.
A mais fraca participação feminina nas provas tinha que reflectir-se no universo dos blogues e ai a percentagem de blogues escritos por senhoras sobre corrida em Portugal é confrangedora.
As “três mosqueteiras” que o Último Quilometro quer homenagear não serão certamente as únicas, mas representam três maneiras diferentes de ver e estar na corrida e são um exemplo para todos os que “correm” na net.
Vamos, pois, apresentar, estas três heroínas da blogosfera Corredora:
.
MARIA SEM FRIO NEM CASA (Ana Pereira) Alguém que dispensa apresentações. Uma referência para todos quantos têm blogues sobre a corrida. Corredora com larga experiencia, pioneira da blogosfera corredora. Ler o que Ana Pereira escreve (e não só sobre a corrida) é sempre um enorme prazer. Podemos dizer que é “mãe” de todos nós que “corremos” na net!
.
HENRIQUETICES (Henriqueta Solipa) Um blogue que ainda cheira a tinta fresca mas que traz toda a magia de quem chegou à corrida vinda das passadeiras dos ginásios e se deslumbra, e nos deslumbra, com as suas aventuras.
Henriqueta vai este ano lançar-se no sonho de fazer a sua primeira maratona e todos nós podemos “voar” com ela neste seu projecto lendo o seu blogue. Bons voos Henriqueta.
.
ESPRAIAR (Susana Adelino). Esta jovem atleta de bom nível (vencedora das duas edições da Maratona na Areia) “respira” corrida por todos os lados pois é filha de Joaquim Adelino, outra referência da blogosfera corredora (PÁRA QUE NÃO PÁRA) e esposa de outro atleta (Daniel Pinto).
Durante algum tempo a corrida e o blogue desta simpática atleta vão ficar um pouco para trás pois este casal espera o seu primeiro filho. Mas têm toda uma vida pela frente para correrem juntos!
.
Aqui ficam estes três exemplos, que não sendo únicos, são certamente uma referência no feminino para todos nós e provavelmente dos mais representativos do que é escrever no feminino sobre a corrida em Portugal.

4 comentários:

  1. Olha! Eu!
    Agradeço a referência Jorge, fiquei quase sem palavras, mas foi por breves minutos :) que palavras raramente me faltam. Estou casada com a corrida há cerca de 35 anos. A participar em provas de forma mais ou menos regular, desde 1996 apenas, com algumas interrupções pelo meio, como por exemplo a maternidade, com fases mais ou menos activas, de maior ou menor entusiasmo, mas sempre a fazer parte da minha vida, como parte integrante do meu corpo e da minha alma. Gravada na minha essência, está sem dúvida a Corrida, embora nem sempre se revele uma relação fácil ou harmoniosa, mas não vivo sem ela, disso não tenho dúvidas, e dia que deixe de correr, uma boa parte de mim morre.

    Agora sobre a sociedade machista, etc e tal, olhe Jorge, este assunto já foi debatido vezes sem conta, e ainda se mantém actual e actual se manterá enquanto as diferenças se mantiverem, mas olhe depois destes anos todos nesta vida e na corrida, sabe quem são os maiores machistas? As mulheres! Nada mais nada menos que as mulheres! Que educam os homens enquanto filhos, e que lhes permitem actos e atitudes enquanto homens seus companheiros! Porque à primeira somos vítimas, à segunda, somos voluntárias de forma absolutamente colaborante! Para este caso - Corrida, e para "n" outras situações.

    Aos poucos, muito devagarinho as coisas vão mudando, mas a Mentalidade, aquela que seria necessária mudar, essa ainda muda mais devagar. Às vezes ainda me questiono se muda e evolui alguma coisa em 100 anos, por exemplo...

    Um beijinho Jorge, e mais uma vez obrigada pelas palavras que usa para me referenciar

    E obrigada também por aqui trazer um assunto que tanto me diz, e que a todas as mulheres devia dizer...

    Ana Pereira

    ResponderEliminar
  2. Olá Jorge, que surpresa! Foi o meu pai que me avisou desta postagem. Muito obrigada pela referência, ainda mais ao lado da nossa amiga Ana!

    Pratico atletismo desde os meus 7 anos de idade,era Pré-infantil (benjamins agora) tive umas quantas vitórias. Muitos troféus eheh! Da família corria o meu irmão Hugo (agora também de regresso) e o meu pai (Pára que não Pára) foi por arrasto, é hoje um apaixonado da corrida! Guardo muito boas recordações dessa altura. Na adolescência tive algumas paragens e também em adulta mas acabei sempre por regressar, o bichinho estava lá. Como vês cresci neste ambiente.

    Em relação ao machismo, na minha opinião isso já está ultrapassado ou deveria, apesar de sabermos que ainda existe, concordo com a Ana de certa forma, quando diz que por vezes a mulher acaba por habituar mal o companheiro. Tem de haver entre-ajuda independentemente se os 2 praticam desporto ou não e sei que há muitos casais a viver dessa maneira e não praticam desporto. Sim, o meu marido é atleta, compreendemos ambos a necessidade da prática desportiva na nossa vida,e entre-ajuda tem de haver sempre.

    É verdade, agora estou de férias porlongadas na corrida devido à gravidez, mas vou praticando desporto mais suave, de vez em quando natação e caminhada.

    Olha Jorge mais uma vez obrigada por esta postagem, um assunto que nos diz respeito a todos, homens e mulheres. Sempre bom para reflectir!

    Tudo de bom

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelas tuas palavras Jorge, fiquei sem jeito....

    Concordo que as mulheres continuam a ser uma minoria pelas razões que apresentas, é a casa, os filhos e o cansaço que tudo isso acarreta. Creio que a mentalidade hoje em dia está a mudar até porque é muito mais fácil contornar todas essas situações.

    De qualquer maneira acho que à menos mulheres a gostarem de desporto, principalmente o atletismo. Encontro muitas mulheres que não ligam ao desporto.... já com os homens é um pouco diferente.

    Eu gosto mesmo de desporto, sempre gostei e sempre pratiquei desde a natação quando era miúda, no Algés e Dafundo, assim como Basket, Volei e mais velha os ginásios....

    Quando comecei a trabalhar, na empresa onde estava organizei logo um Grupo Desportivo pouco tempo depois de lá estar... e não é comum haver mulheres terem este gosto.
    No início havia muitas colegas a quererem participar em diversas actividades, passados cerca de seis meses, mais ou menos já todas tinham desistido e ficava eu… e os homens!

    Já referi também no meu blog o facto de se correr sozinha na rua. Quando tinha os meus vinte e tal anos tentei algumas vezes fazê-lo e estava sozinha. Com frequência ouvia comentários desagradáveis e por isso optei pelo ginásio… depois o tempo foi passando…

    Quanto aos meus objectivos presentes e futuros são os que todos já sabem e que escrevo no meu blog.

    Gostaria, que todos os que estão geograficamente próximos de mim e tenham como objectivo fazer a pela primeira vez a maratona no fim do ano viessem treinar connosco, seria um apoio mutuo e um objectivo cumprido com uma satisfação compartilhada :-)

    Tudo de bom

    ResponderEliminar
  4. Lindas Mulheres corredoras de Portugal, vocês não estão sozinhas, por aqui a coisa anda ou corre meio parecida...
    Vamos mudar esse quadro...
    Bjinhos Meu amigo adorei o post
    Ju

    ResponderEliminar