terça-feira, 3 de novembro de 2009

MANTEIGAS PENHAS - DOURADAS VERSUS TRILHOS DO ALMOUROL


Acompanho, com particular interesse, desde o lançamento do projecto, Os Trilhos do Almourol.
Na altura que este projecto começou a ser falado/divulgado no Fórum do Mundo da Corrida por um dos seus organizadores tomei a liberdade de contactar o mesmo, por e-mail, dando algumas sugestões para o êxito do evento.
Não pretendendo ser, que não o sou, nenhum especialista na organização de provas de montanha nem de qualquer tipo limitei-me a dar alguns conselhos que derivam dos meus quase 30 anos de ligação à corrida, quer como praticante quer como, modesto, colaborador na organização do mais variado tipo de provas ao longo de todos estes anos.
Nesse e-mail alertei para o facto que deviam ter muito cuidado na escolha da data do evento de modo a não colidir com outras provas de montanha ou estrada o que iria obrigar os atletas a terem que fazer opções quando poderiam participar nos vários eventos.
Nesse sentido até aconselhei que contactassem a Confraria Trotamontes e o Terras de Aventura (as duas principais entidades na organização de provas de Montanha em Portugal) no sentido de, em conjunto, estudarem o calendário das provas.
Eu sempre vi os vários organizadores de provas como entidades que se complementam e entendo que deve haver um diálogo frutuoso entre elas, a bem da modalidade e de todos nós, corredores.
Não sou nada apologista que se viva de costas viradas uns para os outros, cada um tentando gerir o calendário à sua maneira.
Para meu grande espanto acabo por verificar que os Trilhos do Almourol foram marcados em cima da data da XXVIII edição dos 12 Kms do Manteigas-Penhas Douradas.
E o meu espanto aumentou ainda mais quando soube que um dos organizadores dos Trilhos do Almourol refere esse facto, mas afirma que não tem outra alternativa tendo em conta o calendário de provas de estrada e corrida em montanha.
Não consigo entender tal afirmação.
Pediu-me um dos organizadores dos Trilhos do Almourol que divulgasse a prova no aqui no Blogue.
Sugeri-lhe que escrevesse ele próprio um a artigo sobre o evento que seria aqui publicado na íntegra.
Como até ao momento não me chegou tal artigo vi-me obrigado a ser eu a falar sobre a prova.
Mas não podia divulgar os Trilhos do Almourol sem falar na data coincidente com a prova de Manteigas que é a mãe das corridas de montanha em Portugal.
O respeito que tenho ao Manteigas – Penhas Douradas e aos homens que estiveram por detrás do lançamento daquela prova mítica e embrionária das provas de montanha em Portugal obriga-me a escrever desta maneira este artigo e com muita pena minha.
Os Trilhos do Almourol têm tudo para ser uma grande prova e desde a primeira hora que me apaixonei pelo evento.
Queria poder estar aqui a divulgar os Trilhos do Almourol sem atropelos de calendário e sabendo que assim quem perde são as organizações de ambas as provas e os corredores, que terão que optar por uma das provas quando poderiam correr nas duas.
Espero, muito francamente, que os Trilhos do Almourol sejam um sucesso e na edição do ano que vem saibam conjugar as datas do calendário de uma forma mais positiva, e que a referida prova se torne um marco no
calendário nacional, tal como o é o Manteigas - Penhas Douradas.
Pese embora o atropelo do calendário, optei por divulgar o Cartaz dos Trilhos do Almourol aqui neste texto, mas isso não quer dizer que eu esteja a optar por uma prova em função da outra, apenas o faço porque se trata de uma iniciativa nova no panorama da corridas de montanha em Portugal (muito interessante e válida) e quero crer que a escolha infeliz da data é fruto da inexperiência dos organizadores.
A opção por uma ou outra prova, deixo-a ao critério dos corredores, sabendo à partida, que é uma escolha difícil e que não havia nenhuma necessidade de obrigar os atletas a terem que fazer esse tipo de opções.
Se os organizadores dos Trilhos do Almourol quiserem vir aqui contra argumentar relativamente a este texto têm as portas abertas e tanto o podem fazer na forma de comentário como enviando um texto para mailto:teixeirajb@gmail.com que será publicado com imenso gosto.


2 comentários:

  1. Olá Jorge

    Compreendo perfeitamente o seu post mas relembro que no fórum do mundo da corrida comecei por dizer a todos que não queriamos entrar em competição com nenhuma prova já existente.
    Só que o calendário de provas começa a apresentar vários eventos por fim de semana e o clube organizador, o CLAC do Entroncamento também realiza outros eventos, nomeadamente dois torneios internacionais de natação, provas de orientação, canoagem, pedestreanismo e atletismo (corrida da Liberdade no 25 de Abril), tudo isto fez com que a direcção do clube organizador arriscasse no mês de Março.

    Sei que a prova de Manteigas-Penhas Douradas é um marco importante nas corridas de montanha só que tinhamos de optar por uma data, como expliquei no fórum do mundo da corrida os trilhos do pastor são no último fim de semana de Março, no 3º é a meia de Lisboa, no 2º as Lezírias em Vila Franca.

    O projecto é fazer na zona centro uma prova de trail (no futuro com distância superior a 42kms)e por isso tinhamos de optar, em 2010 o mês de Março apenas tem 4 fins-de-semana a opção foi o 1º, nos anos em que Março tenha 5 fins-de-semana teremos todo o gosto em harmonizar com a prova de manteigas.

    JCBrito

    ResponderEliminar
  2. Caro JCBrito
    Muito grato pelo seu esclarecimento.
    Renovo os votos que a vossa prova seja um êxito e se torne um marco no calendário nacional.
    Um abraço.

    ResponderEliminar