quarta-feira, 15 de abril de 2015

VELHOS DO RESTELO



Kilian, Max & Dakota go nuts on a downhill.#AdvancedWeek2015 #MallorcaVideo © Vollet Greg
Posted by Salomon Running on Quinta-feira, 2 de Abril de 2015
Na minha modesta opinião, isto não são locais para correr, andar e desfrutar, concordo, agora correr, não é, a não ser, para cabras e afins.” 

 Comentário a este vídeo (pode dar-se uma ligeira demora no carregamento do mesmo) inserido no Facebook do grupo Trail Running Tuga. Que quando se começaram a fazer regularmente provas de trail em Portugal, em 1995, pelas mãos do Terras de Aventura, este tipo de comentários fosse habitual é coisa que não me espanta. Que nessa época os praticantes das então chamadas provas de montanha fossem considerados um bando de loucos que corriam em locais impróprios para tal prática era algo com que lidavam os pioneiros do trail na época, com naturalidade. Que a quando da primeira edição do Crosse da Serra do Açor em 1996 a descida final de cerca de três km, a pique e em cima de xisto, para a aldeia do Piodão, tenha sido alvo de um tremenda polémica ao ponto de só ter faltado quererem bater no homem que delineou o percurso, o Professor António Matias; que por sinal além de organizar a prova também a correu (!), era coisa que se enquadrava no espírito da altura já que muitas provas ostentavam, orgulhosamente, nos folhetos promocionais das mesmas: percurso plano! Agora que passados estes anos todos em que o trail se tornou numa vertente da corrida, amada, respeitada, muito divulgada e com forte implementação em Portugal e a nível mundial, ainda apareçam “velhos do Restelo” como o que proferiu o que acima transcrevemos é que nos deixa completamente espantados! Ninguém é obrigado a gostar de trail, ninguém é obrigado a correr em provas de trail! Agora não venham é fazer afirmações bolorentas como esta, ainda para mais num grupo de amantes desta bela e estimulante vertente da corrida. Sim, aquilo até talvez não seja local para correr! Sim, estamos de acordo! Não serão locais para correr porque os melhores e mais capacitados atletas passam por ali a “voar” como o vídeo o demonstra! Será que o autor do referido comentário foi movido por ciúmes provocados pelo facto de não conseguir “voar” naquelas descidas? Eu sempre desci muito mal, nunca “voei”, mas nunca tive ciúmes dos “corredores voadores”! Amo o trail mesmo sendo um péssimo praticante da modalidade! Mas gostos não se discutem, agora o respeito por todos nós que amamos correr seja em caminhos de cabras, seja em alcatrão, seja em pista, seja em praia seja onde for, fica bem a toda a gente!

6 comentários:

  1. Ora nem mais nem menos...100% de acordo. Não tinha conhecimento deste comentário, com certeza proferido por alguém que não sabe o que é correr na montanha e tem "dor de coto" de quem o faz...caso contrário não andaria a vasculhar em grupos ligados a esta vertente da corrida e ainda por cima a deixar comentários deste tipo. Felizmente ainda temos o direito de escolha (pelo menos na corrida), e felizmente não faltam opções para todos os gostos, a escolha até se torna quase impossível de tantas provas que existem pelo nosso cantinho todos os fins de semana - ele é trail curtos e longos, ultras, 10km, meias maratonas de estrada, corridas na natureza, grupos de treino, etc e tal) - por isso, é só escolher e dar à sola, seja em alcatrão, em pista, seja em caminhos de cabras, por entre rios e riachos, com desníveis brutais ou planinho planinho....corram e deixem-se de merdas.
    Abraço

    P.S. Eu como amante do trail de nível do último terço, corro, ando, paro, tiro fotografias, desfruto, volto a correr e volto a andar, fico todo empenado e tento não chatear ninguém.... ;) ....e sim, tb gostava de "voar" como alguns, mas isso é para quem pode e não para quem quer...cada macaco no seu galho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia estar mais de acordo contigo!
      O que interessa é ser feliz e saudável a correr e o resto são tretas! Há espaço para todos no mundo da corrida!
      Grande abraço.

      Eliminar
  2. Odeio descer, tenho medo, não gosto de descidas, até as desço ao contrario para fingir que vou a subir mas, que diabo! desçam lá à vontade e voem, sim voem que eu gosto de os ver a passar por mim a voar....
    O resto é dor de corno mesmo, não liguem, beijinho

    ResponderEliminar
  3. Bem sempre devo descer um bocadinho melhor que a Eugénia! Mas desço muito mal e é a vê-los a passar por mim! :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Cada um sabe de si, do que gosta ou não de fazer e do que pode ou não fazer. E sempre respeitando que há quem goste daquilo que não lhe assiste, não nos dando qualquer direito de criticar outros por gostarem daquilo que não apreciamos ou não conseguimos fazer.
    Enfim... opiniosos há muitos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este blogue já tinha muitas saudades das tuas, sempre sabias, palavra! Bem vindo, de novo, a esta “casa” que é também a tua casa! Forte abraço.

      Eliminar