sábado, 21 de abril de 2012

SINAIS DE LUZES NA SAUDAÇÃO AOS CORREDORES!


Quando um corredor se encontra ao volante da sua viatura e se cruza na estrada com outro corredor em pleno treino o normal é que queira saudar aquele colega, mas como faze-lo?
Talvez o mais óbvio e natural, o que esteja mais à mão, seja usar a buzina.
Mas buzinar não nos parece de todo a opção mais sensata.
Ao ouvirmos um buzinadela em pleno treino na estrada nunca sabemos se é uma saudação amiga ou se é alguém que se julga o dono da estrada e resolva demonstrar assim a sua absurda e egoísta irritação.
Por melhor das intenções que uma buzinadela possa ter na nossa opinião é sempre algo irritante de se escutar quando em pleno treino.
Mas então como saudar aquele corredor que passa por nós?
Pensamos que há um sistema extremamente fácil, perceptível e nada incomodativo: fazer sinais de luzes!
É isso amigos: para saudar os corredores façam sinais de luzes quer seja de noite ou de dia!
Como corremos de frente para o transito, com toda a facilidade veremos essa saudação do amigo que se encontra ao volante.
Se divulgarmos esta prática entre os corredores, depressa ela se tornará conhecida de todos e teremos assim criado um código que permite saudar quem faz o seu treino na estrada sem incomodar ninguém e com uma forma clara e inequívoca de saudação perante aquele atleta com o qual nos cruzamos.
SINAIS DE LUZES PARA SAUDAR QUEM CORRE NA ESTRADA! VAMOS DIVULGAR E ADOPTAR ESTA PRÁTICA?
Se concordas com o que aqui escrevemos põe em pratica e divulga!

6 comentários:

  1. Gostei! Mas não sei se vou aplicar. O individualismo é cada vez maior, e mesmo se em treino dou de caras com outro corredor e o saúdo com um simples "bom dia", já várias vezes tenho tido como resposta o silêncio e um ar bem carrancudo :( Eu sei, não devemos desistir de ser "pessoas" e por norma continuo sempre a cumprimentar, mas muitas vezes fico mesmo com a sensação de estar a ser parva (quando não me respondem); em contrapartida, por cada um que me responde, ou até é ele/a que me saúda, dou por mim super feliz :) É tão bom continuar a ser simplesmente... humano :)

    ResponderEliminar
  2. aqui no Brasil já recebi uns sinais desses quando estou correndo, mas sempre "leio" na verdade como um sinal de alerta do motorista... seria bom, simpático, se esses sinais fossem saudações, um piscar de cumplicidade....
    quando estou dirigindo e vejo pessoas correndo, me dá logo uma vontade imensa de estar lá com elas, a correr, e a sentir na pele o prazer das nossas passadas!

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Ola estou começando com a corrida na minha vida .. estou seguindo seu blog ..
    http://gustavo-bodyperfect.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Saúdo + corredores quando vou ao volante do que quando tb eu estou a correr e me cruzo com eles. As razões são basicamente as que a Maria indica acima. Raramente sou correspondido quando saúdo algum corredor, quando me cruzo com ele. Às vezes fico mesmo na dúvida se será por eu ser mal encarado e as pessoas ficarem sem vontade de me cumprimentarem!! De carro, a gente passa e quase não vê a pessoa que cumprimentamos. A saudação ao volante é menos pessoal. Custa menos não sermos correspondidos.

    ResponderEliminar
  5. Olá Jorge

    O problema é social, as pessoas ontem como hoje (embora o teu tema em cima diga o contrário) não cumprimentam, fecham-se e a um bom dia meu responde-me o silêncio.

    Outro problema é policial. Se houver uma patrulha à caça da multa, ao fazermos o sinal de luzes eles levarão isso para um aviso a outros condutores e nunca como um ato de saudação ao corredor que por nós passa e lá vem multa.

    Quando vejo um corredor, mas só meu conhecido que os outros não me ligam nenhuma, abrando o carro, saúdo com a mão antes dele passar por mim e se ele me reconhece sauda-me, se não me reconhece passa em frente.

    Sempre assim foi e sempre assim será.

    ResponderEliminar
  6. Acho que sim, que é uma ideia.
    Pessoalmente, também já vou evitando de falar com corredores com quem me cruzo, especialmente se noto que já são corredores com algum andamento. É que começo a ficar saturado de tantos "bom dia" sem resposta alguma. Agora, se falar com corredores iniciados, aí sim, sei que terei resposta. Pelo menos assim o diz a minha experiência pessoal.
    Os sinais de luzes parecem-me bem. É que buzinadelas, oiço muitas e "és mas é maluco", também, principalmente quando estou a correr em dias de chuva ou extremo calor.
    Eu vou iluminar os corredores, certamente.

    ResponderEliminar