domingo, 1 de abril de 2012

PARA A HISTÓRIA DA CORRIDA EM MONTANHA EM PORTUGAL

Pode-se afirmar, sem margem de erro, que o grande arranque para a implantação das provas de montanha em Portugal se deu pelas mãos do Professor António Matias,  no já longínquo ano de 1995 com o lançamento do DESAFIO 95.
Numa entrevista datada de Setembro de 1996, publicada na Revista Atletismo e quem prestamos o merecido agradecimento, o Professor António Matias fala-nos da corrida em montanha em Portugal e das suas perspectivas sobre a mesma.
Passados todos estes anos, a forte implantação das corridas de montanha no nosso país vem demonstrar que não foi em vão todo o esforço deste professor de educação física, corredor de fundo e ainda hoje na linha da frente na organização das actualmente, designadas provas de trail (mas que nós preferimos chamar como sempre as conhecemos, ou seja provas de montanha).
Ao João Lima, os nossos agradecimentos por ter digitalizado a referida entrevista e por ter tido a gentileza de no-la enviar.
Ao Professor António Matias, o nosso enorme obrigado por tudo o que fez, e faz, pelas provas de montanha em Portugal.
À Revista Atletismo, o nosso muito obrigado por ter estado sempre na linha da frente na divulgação do que concerne ao nosso desporto preferido e as nossas desculpas por lhe termos “roubado” a citada entrevista para publicação aqui.
Para uma maior facilidade na leitura da entrevista (podendo-se ampliar a mesma) podem clicar aqui.




1 comentário:

  1. Belos tempos! :) Dos treinos no CDUL com o Mário Machado, da ida a Luchon, dos treinos em Manteigas e do arranque do Manteigas-Penhas Douradas! Um abraço especial ao Matias! Foi épica aquela viagem ao 1º Luchon-Super-Luchon! A. Correia

    ResponderEliminar