terça-feira, 18 de outubro de 2011

FORA DA CORRIDA

Este é um blogue essencialmente de corrida que foge, como o diabo da cruz (ou o governo da verdade) de sair de temas relacionados com ela.
Mas todas as regras têm excepção, senão não eram regras!
Sempre fomos avisando que aqui poderia haver algumas excepções.
Hoje vamos fazer um dessas excepções, para fugir às regras, porque nos apetece (e ainda não nos roubam mais nos impostos por esse tipo de apetites) e porque um caso desta gravidade e importância merece ser aqui confrontado com o público que lê este blogue (quase que íamos dizer: com os desgraçados que têm a paciência de nos aturar!).
.
Recebemos por mail um resumo diário dos jornais diários com as capas das respectivas edições e algumas notícias resumidas.
Trata-se de uma forma económica de nos mantermos informados (ou desinformados porque muito, ou quase tudo, do que verdadeiramente se passa neste país não se lê em praticamente nenhum jornal).
Ontem uma notícia de um matutino (também já não há vespertinos em Portugal) chamou-nos a atenção. Dizia a mesma assim:
João F. Expulso de Casa.
A primeira ideia que nos veio a cabeça era que se trataria de algum desempregado que não conseguia pagar a prestação da casa, de um trabalhador com salários em atraso, ou mesmo algum jovem apanhado nas malhas da precariedade laboral.
Depois acordámos para a realidade do país em que vivemos e pensámos que nenhuma dessas notícias seria publicada numa página de um jornal, pois eles escamoteiam a dura realidade em que vivemos e para além disso se publicassem noticias destas não haveria, infelizmente, páginas que chegassem!
Também começámos a falar com os nossos botões: se o tal João F. foi expulso de casa não foi desalojado que são coisas diferentes, quem não paga a renda é desalojado de casa e não é expulso, são coisas diferentes, embora não o parecendo e os nossos jornalistas cada vez metem mais os pés pelas mãos.
Num aparte, já ouvi numa rádio local, ao relatarem um incêndio, dizerem que um aviário de porcos estava em risco de arder! Ninguém me contou, ouvi eu mesmo! Caramba se pocilga não é “fino” digam exploração pecuária, de suínos, mas porcos a voar ainda nunca vi (por enquanto). Mas se as galinhas não voam e vivem em aviários porque é que os porcos não podem poder viver lá também?
Mas voltemos ao João F e à sua expulsão de casa!
Depois de muito matutar pensei: só podia ser uma daquelas figuras muito mediáticas e queridas de certas revistas cor-de-rosa (a pantera da mesma cor que me desculpe. Não é minha intenção ofende-la!) que teria sido expulsa de casa pela namorada / esposa devido a algum deslize ou conjugal ou outro.
Lá me resolvi clicar no link da noticia e desfazer este tão grande mistério do coitado do João F. que foi expulso de casa. Mesmo não conhecendo o sujeito estava com pena dele, que arranjar (e pagar) casa nos dias de hoje não é coisa simples!
Desfeito o mistério! Afinal o João F tinha sido expulso de “casa” mas de uma “casa” de um determinado concurso televisivo!
É assim a realidade deste país tristemente colocado num abismo por quem nos desgoverna há mais de 30 anos numa sucessão de políticas completamente erradas e injustas e que tornaram os ideais e as conquistas de Abril numa miragem!
Aqui neste país a beira-mar plantado transformam-se ficções em notícias como se elas fossem realidade e esconde-se a realidade como se ela fosse ficção. Afinal é o
mundo ao contrário!
Desculpem-me hoje não ter falado de corrida mas ainda se pode fazer uma ligação com a mesma: como era bom se corressem com certa gente que nos desgoverna!

7 comentários:

  1. Mais um artigo a aplaudir de pé!

    Como sempre Jorge, carregadinho de razão

    Um grande abraço

    PS - Aviário de porcos?!? Será que ele pensou que era onde os aviavam?!?

    Esta também não me contaram, ouvi eu com estes dois que a terra há-de comer, como dizia a minha avó, ou o fogo há-de queimar, como é mais prático. Quando o Paul McCartney se casou pela 2ª vez, uma repórter dessas que também só deve estar habituada aos tais cor-de-rosa (e que me desculpe essa cor que até acho bem bonita), estava a falar sobre esse evento e terminou com esta pérola: "Mas prova-se que nem tudo ficou sarado na separação dos Beatles pois Ringo Starr foi o único ex-Beatle presente"!
    Sei que na nossa história reina a lenda duma rainha cadáver presente numa cerimónia, mas será que ela pensou o mesmo em relação aos saudosos John Lennon e George Harrison?!?
    Ou trata-se de atirar atordoadas para o ar sem se saber do que se fala?

    E para terminar, ainda estava a pensar nessa dos porcos voarem. E estou aqui mortinho para escrever uma. Será que escrevo? Ok, escrevo baixinho para ninguém ouvir. Há alguns que voam e é de avião, na executiva!

    ResponderEliminar
  2. ah ah ah... se calhar os porcos tinham sido desalojados (ou expulsos) do canil ou talvez da vacaria e por isso viviam no aviário... tudo tem uma explicação Jorge :)

    Ah! E isso do blogue fugir de falar de assuntos extra corrida... eu por mim, acho muitíssimo bem que deixe de fugir e fale! Afinal os porcos não voam, mas correm :)

    Hum...tenho noção que este comentário está um bocado "mundo ao contrário", mas olhe, foi o que me saiu.

    E este "post" falava mesmo de quê? De um desalojado rapaz? Pobrezinho ;)

    Um grande (tamanho L como as t-shirts das corridas que tenho de pedir para o meu pai) beijinho Jorge, e bons treinos

    ResponderEliminar
  3. É sempre um prazer ler as suas descrições, pode escrever o que quiser sobre corrida ou não que sensibiliza na forma como relata.

    Mas ri-me, ri-me a imaginar os porcos a saltar...
    É uma triste realidade mas vivemos num mundo ao contrário!

    Tudo de bom :-)

    ResponderEliminar
  4. Enquanto nos vão roubando ás claras e vamos assistindo impávidos e serenos (para quê haver prisões para a gatunagem se os piores ladrões estão no poder e nos roubam todos os dias e a todas as horas?)enquanto isso, é preciso haver sempre alguém ou algo que nos vai entretendo com banalidades e misérias de vidas com exemplos deploráveis que entra pela nossa casa a dentro, alguns vão ignorando mas para sua tristeza outros devoram aquilo enquanto ao mesmo tempo lhe vão enfiando umas "facadas" que sem dor imediata no coiro, mais tarde ainda dirão que andaram distraídos com a "coisa" (talvez tarde demais).
    Fale Jorge, este espaço é seu e desabafe até poder.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. muito bom o artigo, Jorge!

    aqui no Brasil estamos bem próximos dessas coberturas jornalísticas de aviários de porcos e desses supostos shows da vida cotidiana, que nos apresentam devidamente retocada...

    parabéns!
    é sempre um prazer ler um artigo seu!

    bjs

    ResponderEliminar
  6. caro jorge,

    excelente relato em que infelizmente vemos a ignorância cada vez mais de mão dada com a estupidez. mas temos que resistir e contrariar. hoje e sempre.

    um abraço.

    ResponderEliminar
  7. A primeira vez que li este seu texto não estava disposta para escrever, sim porque dias há em que por mais que se queira não se consegue.
    Agora os porcos! Havia nos marretas os porcos no espaço, mas não eram porcos como estes que inventam estes programas, eles porcos, para nos atirarem com areia para os olhos e assim cegos não vermos o que nos fazem às claras.
    Mande sempre, sobre corridas ou não é sempre um prazer vir aqui ler os seus magníficos textos.
    beijinho eugénia

    ResponderEliminar