quinta-feira, 10 de março de 2011

PETIÇÃO POR ALBERTINA DIAS ENTREGUE

Foi ontem entregue a petição por Albertina Dias, com 2096 assinaturas (e continuam a afluir os que dão o nome a esta causa).
Em face de tão expressiva manifestação de solidariedade constatamos que os atletas não esquecem os seus campeões mas que também foi conseguido sensibilizar outros sectores da sociedade, não ligados ao atletismo, para esta justa causa.
Como já afirmámos daremos aqui todas a informações sobre as respostas que esta petição terá por parte das entidades oficiais.
..
Entretanto deixamos aqui um excerto de uma notícia publicada no blogue JoãoLima.net:
. .
Para já, há a notícia que a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto assinou na semana passada um contrato com 34 antigos atletas de alto rendimento (onde se inclui a Albertina), os quais irão receber a partir de Abril, e durante 4 anos, um subsidio de reintegração de 687 euros.
.
Este subsidio estava previsto desde 1993 mas só agora viu a luz (!) e destina-se a quem permaneceu um mínimo de 12 anos no alto rendimento.
.
Recorde-se que os atletas de alta competição, para lograrem uma carreira que possibilite os resultados que alcançam, perdem os anos onde se consolida um emprego, daí a necessidade de reintegração, que vem, segundo palavras de Laurentino Dias, restituir a dignidade e fazer justiça.
.
Este subsidio já é uma ajuda mas, recorde-se, o que Albertina Dias quer é trabalhar, pois ela sempre foi uma mulher de nunca virar a cara à luta."
.
Julgamos que este subsídio é de toda a justiça mas achamos que o mais importante é ajudar na integração dos atletas numa carreira profissional, onde possam ser aproveitadas as competências que tiveram como atletas de topo. No fundo o que Albertina Dias quer é tão-somente um trabalho digno, onde todo o seu brilhante passado desportivo e a sua experiência sejam valorizados e utilizados em prol da comunidade.

1 comentário:

  1. Podemos acreditar que resultou e que a esperança e perseverança dão os seus frutos.

    E que continuemos a lutar por um Portugal melhor para que o desporto não seja só futebol.

    ResponderEliminar