quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

VANESSA FERNANDES

*POR EGAS BRANCO*
Sabíamos que a nossa Campeã não estava bem, mas a notícia apanhou-nos de surpresa: a nossa vice-campeã olímpica do triatlo vai interromper a carreira, aos 25 anos, sem data para um eventual regresso!
Não queremos especular sobre as causas da interrupção no entanto não podemos deixar de entender que o desgaste provocado pelo treino extremamente intenso e exigente, e em plena adolescência, que guindaram a Vanessa ao mais alto patamar como atleta de Triatlo, podem ter causado um grande desgaste emocional e físico que é humanamente compreensível e aceitável pois o ser humano não é uma máquina!
Entre nós, corredores de pelotão, as interrupções são frequentes, seja por lesão, seja por questões familiares, seja por doença, ou por outras. No caso dos atletas de topo da alta competição são mais raras, mas existem e em geral o regresso é bem sucedido.
Relembremos o famoso caso do campeoníssimo Carlos Lopes, que foi aconselhado a desistir pelo seu muito conhecido treinador. Não desistiu. Regressou e a partir daí foi imparável, ganhando tudo o que havia para ganhar. No estrangeiro citam-se a fundista Paula Radcliffe, o ciclista Lance Armstrong e a tenista Kim Clijsters, como os casos recentes e mediáticos de regressos brilhantes, após interrupções por doença ou gravidez.
Por isso, conhecendo nós a fibra da Família Fernandes - Venceslau e Vanessa, não nos admiraríamos que viesse a haver um outro regresso espectacular.
Mas, aconteça o que acontecer, a nossa Campeã pode estar ciente que, pela sua carreira, já está na nossa memória dos grandes feitos do Desporto Português, e dos Atletas que muito admiramos, desde Baptista Pereira até Joaquim Agostinho, passando por Rosa Mota, Carlos Lopes, Aurora Cunha, Manuela Machado, Albertina Dias, Carla Sacramento, António Leitão, Fernando Mamede, Rita Borralho, os manos Castro e tantos outros, para só citar os já retirados!
Neste momento difícil da sua carreira, que Vanessa pense também nos milhares de admiradores que tem neste país e não só, que nos últimos Jogos Olímpicos, se levantaram de madrugada porque não queriam deixar de assistir à sua prova, que a levou a conquistar a medalha de prata e gostariam muito de a ver recuperar e voltar à competição, acima de tudo porque a admiram.
*Original da foto pode ser visto aqui.

2 comentários: