quinta-feira, 28 de outubro de 2010

RB RUNNING


A esmagadora maioria dos corredores portugueses não têm treinador, o que faz com que muitos atletas se guiem pelos conselhos de outros amigos corredores ou até imitem os treinos dos companheiros de corrida.
Esta maneira de treinar, um tanto às cegas, faz com se cometam grandes erros, se evolua muito mais lentamente do que era possível, possa ocasionar estagnação na progressão no treino e o consequente abandono do mesmo por desmotivação e até ter com consequência o aparecimento de arreliadoras lesões em resultado dos erros cometidos nos treinos.
Quando participámos em dois Centros de Treino organizados pela Revista Spiridon, com vista à maratona, realizados no início da década de 80, pudemos constatar o quanto é benéfico é o treino organizado e orientado por profissionais experientes na matéria.
Passados todos estes anos, ainda recordamos com foi importante a participação nesses centros de treino, que para além de nos proporcionar o treino mais adequado, deu-nos ensinamentos para toda a vida, para além do excelente convivo e motivação proporcionados pelo treino colectivo do qual nasceram grandes amizades que hoje ainda perduram.
.
Quando tivemos conhecimento do RB RUNNING lembrámo-nos dos velhos tempos do Centro de Treino Para a Maratona e quanto é importante para os atletas este tipo de projecto.
O RB RUNNING é um projecto encabeçado pela Rita Borralho (umas das melhores e mais experientes maratonistas portuguesas de sempre, uma Grande Senhora do atletismo, com uma carreira e experiência invejáveis, não só como corredora mas também com treinadora) e é uma excelente mais-valia para todos os corredores.
O treino acompanhado por profissionais experientes é um excelente investimento que os corredores de todos os níveis podem fazer com vista a obter os melhores resultados desportivos e a tiraram mais prazer dos seus treinos.
Não importa as capacidades atléticas de cada um, todos saem beneficiados com o treino planificado e apoiado por treinadores experientes.
Mas para falar sobre o RB RUNNING nada melhor que trazer aqui o depoimento de um corredor que se encontra inserido nesse projecto e viu a sua forma melhorar imenso com o acompanhamento dado pela Rita Borralho ao seu treino.
.
Recebi à dias através do meu blog “corredordatreta.blogspot.com
”, um “desafio” muito interessante feito pelo caro Amigo bloguista Jorge Branco.
O “desafio” proposto foi escrever umas palavras sobre a minha experiência de treino com a Rita Borralho e o RB Running para, de alguma forma, poder passar o meu ponto de vista sobre o treino “acompanhado”.
.

Aparentemente simples, pensei eu.
Mas o facto é que, como todos os bons “desafios” não é fácil.
E já vou explicar porquê.
Não é fácil porque há sentimentos e experiências que as palavras só podem tentar descrever.
.
Para simplificar, vou contar um pouco a minha história.
Corro à 4/5 anos e tenho, pelo que me é dado a ver entre os meus amigos, um percurso clássico para “corredor da treta”. Nunca tinha corrido na vida e por um conjunto de circunstâncias (saúde, peso, idade etc.) decidi começar.
Foi uma aventura! Fazia 1 km e voltava para trás a andar.
Passado uns tempos já fazia 3 kms.
Foi nessa altura que (... lá está a dificuldade em arranjar as palavras certas, mas sei que quem corre me vai entender perfeitamente) “apanhei o bichinho”. Queria mais e mais...
.
5kms, 10 kms e faço as primeiras provas, sempre e só pelo desafio de perceber os meus limites, de os tentar atingir e depois superar (é assim para todos nós, certo?).
Com um amigo, decidi fazer a 1ª meia maratona... e aqui comecei a treinar de forma mais “sistemática” e regular.

.
Tentei perceber o que podia fazer para melhorar, falando com amigos, pesquisando em sites e lendo revistas e livros.
Fiz umas poucas de meias maratonas (umas melhores e outras nem por isso...).
Para mim treinar era correr e quanto mais melhor.
.
Entretanto decido fazer a 1º Maratona acompanhado por dois amigos (Octávio e Alex).
Arranjo um plano em Excel, “afino” aquilo para mim ... o Octávio faz o mesmo.
Como tínhamos o mesmo objectivo, seguimos junto o plano religiosamente.
Objectivo cumprido. Maratona concluída!
.
Por esta altura o Alex já só me dizia “deixa-te de tretas e aparece para treinares com a Rita (Borralho) e os RBs”, “Experimenta e depois logo falamos ...”.
.
E eu só pensava “... não tenho andamento para isso... isso é muito à frente para um corredor da treta como eu...”.
Mas ele falava-me da Rita com tamanha admiração e respeito que eu comecei a ficar curioso... e com vontade de experimentar.
.
Entretanto decido (ou melhor decidimos todos porque fomos novamente os 3) fazer outra Maratona. Encho-me de coragem e vou conhecer a Rita.
Em boa hora o fiz!
.
Tive a sorte, porque nos dias de hoje é uma sorte, de poder passar a conviver com uma Senhora com um “S” enorme.
Comecei a treinar com os RBs, fui falando com a Rita sobre o que pretendia, que objectivos tinha para a corrida em geral e para aquela Maratona em particular.
Fez-me um Plano, mas ... dizendo-me sempre para olhar para ele como um processo dinâmico (“não te preocupes que vamos ajustando em função da tua forma” “sente o corpo e depois logo segues o plano”). Tudo novidades para mim que só pensava que em que ritmo ia correr, como ia conseguir aguentar etc.
.
Comecei a sentir-me física e mentalmente cada vez mais preparado.
Acompanhamento, ajuda, dicas, pequenas (grandes) conversas, incentivos (e algumas “palmadinhas”) e eu sempre a melhorar.
.
Aposto que se eu continuar a descrever tudo o que passei naquela fase, ficam a pensar a mesma coisa que eu pensava quando o Alex me falava da Rita... “mas este tipo está tontinho ou quê? Só fala na Rita isto, Rita aquilo ... “
Por muito que eu escreva (e eu avisei no inicio que não ia ser fácil) sobre os ganhos que senti por ter a sorte e o privilégio de ser acompanhado pela Rita, não vou conseguir descrever tudo...
.
Os treinos, as dicas, a ajuda, os incentivos e penso poder dizer sem ser presunçoso, a amizade que recebi da Rita, só são possíveis pela sua enorme experiência nacional e internacional, o que lhe permite dar-nos no local exacto e no momento certo tudo o que necessitamos para acreditar que se vai conseguir atingir o objectivo.
Exemplo: Sempre me disse (pessoalmente, por email etc.) ...” Vamos conseguir!” Vamos, entendem?, nunca me disse “vais”.
.
A tudo isto juntem o convívio com um grupo de Amigos (porque é disso que se trata),que apoia e incentiva constantemente e temos o RB Running!
Estamos perante um daqueles casos raros em que 1(o atleta) + 1 (Rita a treinar) + 1 (restantes RBs) é muito mais que 3!
Quanto mais? Venham fazer uma experiência e depois logo me dirão quanto.
.
Tudo isto traduziu-se em quanto em termos de melhorias de tempo? (só vou escrever sobre isto porque sei que no fim todos pensamos assim e gostamos de ver o nosso esforço recompensado ... em menos minutos corridos).
.
Não que seja o mais importante para mim, mas “pulverizar” o meu melhor tempo nos 10kms, ter de me segurar para não bater o meu tempo à meia maratona (... porque estava em treino naquela prova e já só faltavam 15 dias para a Maratona) e retirar 40 minutos (... quarenta) ao tempo que tinha feito na minha 1ª Maratona só tem uns “culpados” ... a Rita Borralho e os restantes RBs!
O Alex, por exemplo, retirou 22 minutos ao tempo que tinha na Maratona (e retirar 22 minutos ao tempo anterior, é obra). Graças a quem? Perguntem-lhe...
.
Por isso caros Amigos corredores e não só, deixo uma sugestão.
Serão bem recebidos, por isso percam a vergonha e venham experimentar.
Para não terem desculpas de que não sabem como fazer aqui ficam alternativas.
Enviem email à Rita para
ritaborralho@gmail.com
Ou então nos dias de provas, não hesitem e falem com algum RB (basta olhar para as camisolas...).
Se quiserem podem esperar pelo fim da prova vão-me ver a chegar, depois é só deixarem-me recuperar o fôlego e conversamos.
.
Boas Corridas para todos,
António Alves
“corredor da treta”

4 comentários:

  1. Belo texto, que expressa de uma forma simples, directa e muito concisa, aquilo que se passa no seio do grupo RBR... gostei especialmente da cronologia e da evolução "meteórica" e, tenho a certeza, ainda há muito espaço para progredir - basta continuarmos a seguir os conselhos de quem teve uma carreira notável!!! Um grande abraço. Proença

    ResponderEliminar
  2. Adorei!!!

    Senti!!!

    Emocionei-me ... mesmo! Tive o prazer de conhecer a Rita e tive a oportunidade de poder seguir o treino que ela me propôs. Não o fiz por motivos meus, particulares que envolvem terceiros, mas não desisti.

    Desejo que a Rita tenha toda a sorte do mundo e que aproveitem os ensinamentos dela.

    Para todos, bons treinos, melhores provas.

    ResponderEliminar
  3. AMEI!!!!!! Faço das palavras do Antônio as minhas.... Tive o prazer de conhecer a Rita Borralho quando ela morava no Rio, junto com Janete. Tenho grande admiração pelas duas grandes atletas, e foi por este motivo que busquei a orientação destas "experts" em atletismo.
    A Rita, nem tenho palavras, uma grande mulher, guerreira, persistente que superou uma grande batalha na vida... Imprescionante!! E acima de tudo com um maravilhoso coração!!
    E agora com esta assessoria em Portugal que tem tudo para ser um grande sucesso e contribuir para o desenvolvimento das corridas de rua no país.
    Parabéns, Rita Borralho, pelo seu trabalho pois vc merece muito!
    De sua grande admiradora e amiga,
    Denise Cesca :)

    ResponderEliminar
  4. oi, jorge!

    parabéns pelo post!
    e o relato do antónio alves é emocionante!

    há duas semanas me rendi a um treinamento personalizado, com acompanhamento de uma assessoria esportiva!
    sinto que estou no caminho certo, aprendendo a treinar com eficiência!


    bjs

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderEliminar