sexta-feira, 8 de outubro de 2010

“CORRIDAS” DE SALTOS ALTOS PARA SENHORAS.


Depois de já ter lido, aqui há uns tempos, uma notícia sobre o assunto a leitura de um blogue alertou-me para proliferação, por esse mundo fora, de corridas de saltos altos dirigidas a senhoras.
Para ser curto nas palavras e objectivo acho esta nova moda algo absolutamente abjecto e que só serve para fazer perigar a saúde das senhoras e transformar as participantes em tais inventos em animais de um qualquer circo da idade média para gáudio dos ditames da moda.
Não querendo entrar pela via das explicações científicas para as quais não tenho competência mas afirmo, sem medo de ser desmentido, que o uso de saltos altos são totalmente contraproducentes a nível da saúde e podem trazer consequência graves e permanentes se o seu uso for prolongado por longos anos.
Penso que a “moda” dos saltos altos é uma “ditadura” a que as mulheres se sujeitam fruto da sociedade em que vivemos que pretende impingir determinados padrões de falsa beleza como sendo sagrados,
Evidentemente que quando falo de saltos altos me refiro a determinados tipos de saltos que, devido à sua altura, e não só, transformam a maneira com se apoiam os pés (ou melhor se deviam apoiar) no solo em algo que é completamente contrario as leias biomecânicas no que toca à locomoção do ser humano, provocando uma andar completamente contra natura, com as tais graves consequências para saúde atrás referidas.
Se já acho profundamente errado que as mulheres se sujeitem a essa tirania dos saltos altos no dia-a-dia enleadas na teia das campanhas de marketing que nos roubam a capacidade de pensar e nos fazem renegar a saúde e o bem-estar em favor de pretensos padrões de beleza que mais não são que falsidades, então promover corridas de saltos é algo de perfeitamente inqualificável.
Provavelmente as senhoras que são atraídas para esses eventos nem são corredoras habituais pois estas últimas sabem o quanto pode ser perigoso correr com tal tipo de calçado e dificilmente querem arriscar-se a uma lesão ou a uma queda grave como é documentado na foto que ilustra este texto.
Mas na sociedade em que vivemos não será difícil imaginar que esta moda vai começar a ter por de trás o dinheiro de muitas empresas interessadas em campanhas de marketing sem escrúpulos e qualquer dia haverá prémios monetários (se já não os há) para as vencedores e esta prática circense (no sentido do circo que remonta à idade media) estará perfeitamente banalizada!
Sabemos que em primeiro lugar devem ser as mulheres a oporem-se a esta prática pura e simplesmente não alinhando nela mas também julgamos que a sociedade deve ter regras que nos protejam destas coisas quanto somos bombardeados por publicidades falsas e não temos capacidades de discernimento.
Falando do caso de Portugal em particular somos da opinião que um evento destes enquadrando-se legalmente dentro do que é uma corrida (embora como já o vimos não tenha nada a ver com essa pratica) deve carecer das autorizações que a realização de uma prova necessita mas como não se enquadra dentro das normas de saúde e segurança que uma prova tem que ter deve ser pura e simplesmente ser negada a autorização para sua realização!
Como sabem toda a prova é obrigada a ter um seguro que cubra os acidentes com os atletas na mesma. Face a perigosidade, que se reflecte no número de quedas, haverá alguma companhia de seguros em Portugal disposta a fazer um seguro para a eventual realização de um evento destes?
Enfim esperemos que este evento abjecto não tenha vindo para ficar e que se invista na corrida como prática saudável e não se transforme a mesma numa actividade circense (no pior sentido da palavra) para gáudio de alguns e enriquecimento de outros à custa das mulheres.

O original da foto aqui publicada encontra-se aqui

6 comentários:

  1. Apoiado,Jorge.Apoiado!
    Se andar de saltos altos já tem que se lhe diga, correr então...é de loucas. O caso da foto até é "loura". Que importa o riscxo de partir uma perna, se à chegada pode ter, como prémio, um vestido novo de um conceituado estilista?!
    Abraço.
    FA

    ResponderEliminar
  2. Até que enfim alguém me compreende! Saltos altos (principalemnte se associada à altitude - sim, há saltos em que que podemos falar de altitude como se de montanhas falássemos - dizia eu, se associarmos isso ao extremo estreitamento dos mesmos, ao ponto de fazê-los parecer esferográficas ou palitos, são bons para ... para estar quieta, para a fotografia,de preferência na posição de sentada, porque são feitos para tudo, menos para o que os nosso pés devem fazer: andar e correr.

    Mas enfim, dita a moda, e ... as ovelhas seguem, umas sabendo, outras não, o que estão a fazer. Há quem nem se aperceba do mal que faz, outras, apercebemdo-se, acham que compensa! Isto, para além do conforto/desconforto, que é coisa que com prática o 2º se pode transformar no 1º

    Pessoalmente, confesso que sou da opinião que um salto alto dá mais elegância, bastante mais, aumentando a sensualidade e feminilidade. No entatno, por preferir o conforto e bem estar à beleza (?) - isso é sempre relativo, algumas vezes uso saltos altos, mas saltos grossos, da grossura do calcanhar, ou meso cunha, porque de equilibrista é que não tenho nada, nem aspiro a ter.

    Beijinho Jorge

    ResponderEliminar
  3. Ah! E ainda em relação ao assunto da estupidez das corridas em saltos altos, oh meu amigo Jorge, desde que vi um porco a andar de bicicleta, já nada me espanta. E por dinheiro, deve haver muito poucas coisas que não se façam.

    Por dinheiro, por fama, poder, status, etc etc, um rol de items valorizados nos dias que correm ao ponto de quem não os possuir, não valer nada. Não valer nada para o conceito da nossa querida Sociedade, que afinal sou eu também e o Jorge, e todos nós.

    outro beijinho
    ana

    ResponderEliminar
  4. Se querem andar de saltos altos, é com quem escolhe. Agora organizarem-se corridas assim é da mais elementar estupidez!
    No entanto, já vi várias nos noticiários. E das corridas a sério, nem vê-las! O que se promove?
    Os valores estão todos alterados!

    Um abraço companheiro Jorge

    ResponderEliminar
  5. Creio que já se organizou. O ano passado houve uma corrida de saltos altos em Lisboa.-))

    Eu, ao contrário dos comentários anteriores, tenho uma visão diferente. Talvez um modo particular de "ver as coisas"; à semelhança do Dia Internacional da Mulher (passe a ligeireza da comparação). Não necessito dele para mim, mas assinalo-o. Por todas as que não têm voz, nem vez; não têm liberdade de pensamento, de sentimento ou de expressão; as que são amordaçadas e violadas nos seus direitos mais básicos: os de ser humano; pessoa igual a todas as outras...outras? sim, aos homens! Diferentes, mas iguais. Em dignidade, direitos e deveres. Não sou feminista. Sou feminina. Não sou pela "Igualdade"; mas pelo respeito na diversidade (espero que este "igualdade" seja entendido)...
    Correr de saltos altos...às vezes, importa chocar para fazer reflectir...
    E, na acepção da palavra, de "corrida" tem pouco ou nada. Apenas umas quantas mulheres que de dispõem a tentar uns passos em instável (des)equilíbrio, em cima de umas "andas". Para quê? Porquê? Aí sim. Nessas respostas se deve procurar o "significado" deste "circo". Por vezes, caricaturar é a melhor forma de abordar uma realidade. Será apenas efeito de marketing? Ou será que vale a pena o ridículo, o perigo e o esforço daqueles metros?
    (gosto de acreditar que sim...)

    Saltos são desaconselháveis, ninguém duvida (dependendo da altura; mas lá que ficamos bem mais elegantes, lá isso ficamos:-))

    Padrões de beleza, Direitos e "afins" ficam para discutir uma outra hora...

    Mas só mais uma acha para a fogueira...Até à bem pouco tempo "gordura era formosura" (claro que estou a deixar de lado a questão de saúde)
    Depois desse tempo, Twiggy impôs outro padrão. Agora, nem tanto ao mar nem tanto à terra, mas...vivam as dietas e os "implantes" para que se tenha tudo em abundância sem as "gordurinhas" a mais:-))

    ResponderEliminar
  6. Correr de saltos altos para mim é uma aberração!
    Tal como referiu não é só todos os problemas de saúde que daí podem advir para os joelhos, assim como pés torcidos... mas também o facto das mulheres se deixarem ridicularizar como "animais" de circo.

    Perdoem-me... eu também sou mulher, mas acho uma aberração.

    Para mim é uma forma das instituições chamarem à atenção, ganharem mais algum dinheiro... mas assim? Isto não é desporto!!!

    Não dispenso os meus ténis / sapato desportivo no dia a dia... salto alto é para festas, jantares e eventos em que nos temos que "aperaltar"... é elegante uma mulher de saltos altos, mas tem que saber andar ... quanto mais correr!!!

    ResponderEliminar