quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PARA O DESENVOLVIMENTO DA MARATONA EM PORTUGAL.


É sobejamente conhecida a discrepância que existe em Portugal entre o número de corredores que alinham na meia maratona e dos que participam nos míticos 42,195 km da maratona.
Se nos últimos anos têm aumentado o número de corredores lusos a participarem na maratona esse número ainda é muito fraco face aos atletas que alinham na meia maratona e comparativamente à realidade de outros países (basta olhar para a nossa vizinha Espanha).
Não vou fazer uma análise detalhada do porquê desta realidade pois seria um estudo demasiado exaustivo para caber nestas linhas e nem me sinto com competências para tal.
Mas há um facto que posso referir e penso ser importante nesta questão. É que, enquanto uma meia maratona se consegue preparar e levar, mais ou menos, a bom porto, sem grandes conhecimentos técnicos, o esforço de correr 42,195 km já implica outros conhecimentos e outros cuidados.
Ora se tivermos em atenção que em Portugal a esmagadora maioria dos corredores não tem treinador podemos imaginar as dificuldades que eles devem sentir ao embarcarem no desafio de se preparam para participar pela primeira vez numa maratona.
Não é por acaso que determinados clubes de corredores apresentam uma elevada percentagem de maratonistas. Inseridos num clube, apoiados e estimulados pelos colegas do grupo, aproveitando o saber e a experiencia dos que já correram a prova, os maratonistas “debutantes” lançam-se com muito mais segurança no desafio de participarem na sua primeira maratona.
Em face do atrás exponho, que me parece provado pela realidade da maratona e dos maratonistas em Portugal, penso que há uma medida extremamente simples e ao alcance de todos para aumentar, significativamente, o número de maratonistas.
Qual é então a tal medida “milagrosa” que vai levar mais corredores a evoluírem para a Maratona?
É algo muito fácil! Basta que cada maratonista neste começo de 2010 desafia um colega/amigo de treino para participar este ano na sua primeira maratona.
Esse maratonista vai usar a sua experiencia para transmitir confiança, apoio e conhecimentos ao futuro maratonista, tornando-se assim um género de “padrinho da maratona”.
Se os maratonistas portugueses usarem a determinação que lhes é própria para motivarem e ajudarem um colega/amigo a tornar-se maratonista, estou convencido que, de ano para ano, vai aumentar o número daqueles que correm a maratona em Portugal.
Outras medidas poderão, e deverão ser tomadas, para o desenvolvimento da maratona em Portugal mas essas estão fora da nossa alçada.
As “armas” que temos para fazer crescer a maratona, passam pelo apoio e incentivo aos colegas que se querem lançar na grande aventura.
Enfim, tudo passa pela Amizade e isso é o mais importante na corrida e na vida.
Vamos apadrinhar futuros maratonistas?

2 comentários:

  1. Ainda sou novato mas tenho tentado motivar atletas para a Maratona.
    Infelizmente ainda somos poucos, mas no próximo domingo seremos pelo menos 3 tomarenses em Badajoz.
    Só tenho pena da Maratona Carlos Lopes ser dia 11 de Abril, dia da de Paris, pois gostaria de marcar presença.
    É uma prova espectacular, participem.
    Luís mota

    ResponderEliminar
  2. Oi, Sabe a Maratona é um sonho distante pra muitas pessoas, a nossa vida é corrida trabalhos filhos e afins, e se preparar para a maratona exige muita dedicação, e amor pela corrida, pq ela pode ser muito dura. Tomara que o numero de inscritos aumente nos proximos anos, e eu achei a idéia super bacana, depois q eu correr a minha primeira maratona, eu vou apadrinhar um amigo...
    Bjinhos
    Boa Semana
    Bons Km
    Ju

    ResponderEliminar