sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

EU JÁ NÃO TREINO!


Ao dizer que já não treino, que estou “reformado”, mas aparecendo, muito esporadicamente, numa ou noutra prova ou mesmo noutro tipo de evento como foi o Treino do Fim da Europa, muito gente pode pensar: então se ele já não treina como consegue vir aqui participar?

Haverá muita gente a questionar como consegui fazer  o Treino do Fim da Europa e “despachei” aqueles 17 quilómetros com aparente (só aparente mesmo) facilidade se já não treino!
É esta aparente contradição que eu venho aqui tentar explicar.
Na realidade eu já não treino mas corro!
Mas correr e treinar não é a mesma coisa?!
Não, não é a mesma coisa, é totalmente diferente!
Quando treinava obedecia a um plano de treino rigoroso, planificado por ciclos e objectivos, fazia treinos técnicos  como por exemplo treino fraccionado (séries de 400 metros, 1Km e 2 Km), Fartlek  (do autêntico com variações de tipo de terreno, altimetria, andamentos etc e que podia chegar à hora e meio de esforço), V6 entre outras coisas.
Quando treinava tentava dar o máximo nas provas e atingir determinados objectivos.
Foi a treinar assim que obtive os dois melhores resultados da minha modesta carreira de corredor de pelotão (a marca de 3:10:27 na maratona e o 5ª lugar nas 12 Horas de Vila Real de Santo António com 101,650 Km em 1987).
Agora não treino corro apenas!
O correr apenas é rolar em andamento extremamente lento (entre o 6:30 e os 7 ao quilómetro) sem outro objectivo que não seja a enorme felicidade que me transmite a corrida e o bem que ela me faz tanto psicologicamente como fisicamente.
O que faço actualmente nada tem a ver com treino! É como quem se dedica a fazer caminhadas só que em vez de fazer uma marcha acelerada faço uma corrida muito lenta!
Claro que, como gosto muito de correr, quando estou numa fase em que o “esqueleto” mo permita, pode haver uma sessão semanal de corrida que atinja as duas horas (e eventualmente que até as ultrapasse) mas não se trata de treino! É apenas um passeio mais longo!
Claro que estes passeios me permitem ter alguma capacidade muscular que me dá a possibilidade de, eventualmente, aparecer numa ou noutra prova e fazer a mesma em andamento bem lento.
Já nada me diz a competição mas motiva-me participar nalgumas provas de montanha desde que as minhas condições logísticas o permitam, ou alinhar em eventos onde sou movido por relações de amizade e solidariedade (casos da minha participação desastrosa na Meia Maratona de São João das Lampas, o ano passado, e da minha participação, bem conseguida, no Treino do Fim da Europa, este ano), ou ainda fazer uma outra “clássica”  que me tenha “escapado” na minha ligação de mais de 30 à corrida bem como alinhar nalguma prova em que o percurso me fascine por alguma razão.
Mas, e acima de tudo, o que gosto mesmo é dos meus passeios aqui pelo campo! Treinar e competir já não é para mim. Já foi tempo disso, até porque EU JÁ NÃO TREINO!
Jorge Branco

6 comentários:

  1. Corras, treines ou compitas, DIVERTE-TE!

    ResponderEliminar
  2. Está bem visto, amigo Jorge. Muita gente faz alguma confusão, porque não percebe (por nunca ter experimentado!) o bem que sabe e que faz correr.
    Oxalá continue a correr - treinos à parte - por muitos anos... Eu sei o que é chorar por não poder fazer o "gostinho" à perna! É muito difícil mesmo.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Também sou dos que que "vão correr" porque "ir treinar" tem muito que se lhe diga. Nada melhor que fazer a corrida de acordo com o que o corpo pede e não de acordo com um determinado objectivo que se pretenda alcançar. A Corrida é coisa livre. O Treino é coisa disciplinada. É verdade que se pode (e deve) conciliar ambas as coisas, mas isso é quando se tem idade que permita margem de progressão. Bem vindo ao "clube", amigo Jorge. Possamos nós correr com prazer por muito tempo, que já é o bastante para que nos sintamos contentes com esta abençoada modalidade.
    Abração.

    ResponderEliminar
  4. Mas então vou ter que mudar o nome do meu blogue??
    Porque eu realmente também não treino, só faço umas corridas...
    Mas faço minhas as palavras do João Lima desde que nos divirtamos, já é muito bom e saudável, o resto... são cantigas.
    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Padrinho,

    eu treino? ou corro? ou brinco às corridas?

    É preciso é que estejamos bem, de saúde e que nos vamos divertindo por aí!

    Eu gostava de ter sido uma atleta... não fui! É tarde.. agora brinco conforme posso :-)

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  6. Padrinho,

    eu treino? ou corro? ou brinco às corridas?

    É preciso é que estejamos bem, de saúde e que nos vamos divertindo por aí!

    Eu gostava de ter sido uma atleta... não fui! É tarde.. agora brinco conforme posso :-)

    Beijinho grande

    ResponderEliminar