quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

TREINO DO FIM DA EUROPA – MANIFESTO

Aproxima-se a passos largos o TREINO DO FIM DA EUROPA que vem, de certa forma, colmatar a falta do Grande Prémio do Fim da Europa.

Quando foi anunciada a não realização desta prova por motivos económicos, a noticia foi sentida com imensa tristeza pelos corredores e em particular pelo amantes daquela serra e daquele belo percurso.
Se todas as provas tem as sua especificidade, os seus atractivos muito próprios que as tornam únicas, esta é considerada uma das mais belas provas portuguesas no tocante ao percurso.
Em face da não realização da prova imediatamente começaram a sugerir ideias entre os corredores, a primeira foi a da realização de um treino nesse mesmo dia e hora no percurso da prova. Mas entretanto houve quem tentasse demover a Câmara Municipal de Sintra da não realização da prova apresentado um projecto para a realização da mesma mas com um custo muito mais baixo mas cortando evidentemente em muitos “luxos” que foram oferecidos aos atletas nas últimas edições. A ideia era perder os anéis mas salvar os dedos, passe a expressão.
Não tendo sido aceite essa ideia por parte do executivo da Câmara partiu-se para a ideia inicial da realização de um treino no mesmo dia da prova.
É isso que vamos ter: um treino no percurso do Grande Prémio do Fim da Europa, no dia e na hora em que infelizmente não se realiza a prova.
Mas como os corredores são gente empreendedora e motivada alguns tentaram dar alguma “organização” àquele treino, a fim de proporcionarem mais conforto e segurança aos atletas participantes.
Estamos assim perante o que poderemos chamar de “um treino organizado”!
Mas na nossa opinião, e penso que na de todos os participantes que estarão presentes no dia 29, aquela jornada de convívio não pretende contestar a não realização da prova por parte da Câmara Municipal de Sintra nem contestar seja quem for.
Penso que todos compreendem que se os autarcas de Sintra elevaram a prova nas últimas edições, para um patamar de qualidade superior e agora, faces às adversidades económicas,  não quiseram apresentar uma prova despida de todos os “luxos” dos últimos anos com medo de ficarem “mal na foto” ou seja  por pensarem que os atletas não compreenderiam a regressão qualitativa da prova.
A única coisa que nós os participantes no Treino do Fim da Europa queremos demonstrar aos autarcas de Sintra é que amamos tanto a prova que a fazemos mesmo em treino, por isso não há que ter medo de adaptar a prova às condições financeiras actuais pois estamos sempre disposto a estar presentes mesmo que a prova tenha que ser feita em termos mais modestos que os dos últimos anos.
Está nossa presença em Sintra é um abraço solidário ao Grande Prémio do Fim da Europa, às gentes de Sintra e à respectiva Câmara Municipal que se viu impedida de pôr na estrada uma das belas provas de Portugal e imaginamos o que essa decisão tenha custado a tomar.
Esta iniciativa que vai ter lugar no próximo domingo é também uma mensagem para as outras organizações que tenham dificuldades em manter as suas provas nestes tempos difíceis: Não tenham medo de explicar aos corredores as dificuldades porque estão passar e apresentar mesmo soluções que passem por reduzir “aparentemente” a qualidade da prova.
A última medida a tomar deve ser cancelar a prova. Há muitas outras soluções nem que seja organizar um treino! Um prova cancelada é sempre um buraco no calendário que outros preencherão e é sempre um passo a caminho do esquecimento pelos corredores desse evento.
Porque não queremos que o Grande Prémio do Fim da Europa caia no esquecimento, porque queremos demonstrar que a prova tem “clientes” mesmo que se realize em condições muito mais espartanas que nas últimas edições, lá estaremos a correr, a treinar e a conviver com a nossa alegria, amizade e solidariedade, nunca contra ninguém mas sempre a favor de todos os que amam a corrida, a Serra de Sintra, aquele belo percurso e o desporto em geral.
Jorge Branco – Coordenador do blogue O Último Quilómetro.

3 comentários:

  1. Ouvi dizer que este ano a câmara não tem dinheiro para os palácios e Lampas... até ser verdade, veremos. A despesa que a câmara tem com os autocarros, é muito elevada, só a tenta ronda os 4 mil euros... sou da opinião, podiam fazer uma prova 1/2 maratona na serra de Sinta.. começo e final na vila

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge
    Parabéns pelo excelente texto que trouxe à estampa. Uma mensagem cheia de força e apaziguadora. Está lá tudo o que é preciso. Da minha parte, muitíssimo obrigado por este trabalho e estou certo que os restantes elementos promotores do evento, partilham do que sinto.
    Um Grande Abraço.
    FA

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge
    Parabéns pelo excelente texto que trouxe à estampa. Uma mensagem cheia de força e apaziguadora. Está lá tudo o que é preciso. Da minha parte, muitíssimo obrigado por este trabalho e estou certo que os restantes elementos promotores do evento, partilham do que sinto.
    Um Grande Abraço.
    FA

    ResponderEliminar