quinta-feira, 21 de julho de 2011

RESPEITO PELOS ORGANIZADORES PRECISA-SE!

Raras são as provas a ter inscrições gratuitas nos dias que correm. Uma das provas a optar por não cobrar qualquer taxa de inscrição é a Corrida da Festa do Avante.

Esta prova tem vários propósitos, sempre bem destacados no seu regulamento e salientamos aqui apenas um: “Defender os valores do desporto quer como fenómeno de integração, quaisquer que sejam as origens sociais ou convicções políticas ou religiosas dos participantes, quer como contributo para a melhoria das suas condições de vida.”
A Corrida da Festa do Avante é uma verdadeira festa (dentro da grande festa da fraternidade que é a Festa do Avante propriamente dita.). Corrida de início de época para muitos atletas, local de encontros e reencontros.

Mas a filosofia desta prova que se traduz, entre muitos outros aspectos, em não cobrar taxa de inscrição, trás um problema acrescido à já difícil tarefa da organização de uma prova que ainda para mais tem escassos meios e não conta com patrocínios comerciais.

Essa dificuldade acrescida não tem só a ver com esta prova em si mas é uma “mal” que se alastra a todas as provas com inscrições gratuitas e tem muito a ver (desculpem a expressão) com a total falta de respeito para com os organizadores de muitos aletas e clubes.

A situação é a seguinte: quando uma prova é gratuita os atletas e clubes inscrevem-se sem que uma grande percentagem deles tenha a certeza de efectivamente ir participar na prova!

É de “borla”, toca lá a inscrevermo-nos, depois logo se vê se vamos! Infelizmente é este o espírito de muita gente, o que faz que em provas de inscrição gratuita haja em geral uma enorme discrepância entre a percentagem de atletas inscritos e os que realmente alinham à partida.

Com estas atitudes os atletas vão fazer com que o trabalho dos voluntários da organização seja muito maior e estejam a trabalhar, passe a expressão, “para o boneco”! Sim, porque montar uma prova dá trabalho e muito!

Depois esta grande diferença entre atletas inscritos e participantes baralha totalmente as contas da organização, no que toca à quantidade de abastecimentos necessários, camisolas e muitos outros aspectos logísticos.

Com estas atitudes, de se inscreverem de uma forma completamente irresponsável nas provas gratuitas, os atletas e clubes estão a fazer com que as poucas organizações que optam por essa prática começam a cobrar taxa de inscrição pois é a única solução para evitar todos os problemas que atrás referimos.

Por isso vamos ter um pouco mais respeito por quem ainda nos proporciona uma prova a custo zero! Quando nos inscrevemos é mesmo para ir, salvo evidentemente aquelas situações perfeitamente imponderáveis que nos podem impedir de estar numa prova independente de termos pago muito, pouco ou mesmo nada pela inscrição!

8 comentários:

  1. Completamente de acordo, Jorge!
    E até há casos de provas gratuitas com limite de participantes, que acabam por esgotar e deixar de fora muitos que queriam concorrer e, no final, acabam por entrar apenas 60% dos que estavam inscritos, tendo os restantes 40% inibido os outros de se inscreverem.

    Já que o ideal, o tal respeito que falta, está difícil de alcançar, defendo que nestas provas a organização deveria colocar um preço simbólico de um euro. Mas, mais uma vez, prejudicava-se o cumpridor pelo que não respeita.

    Duma vez por todas, muito atleta tem que começar a olhar para as organizações como alguém que se esforça por lhe proporcionar corridas, e não um mero criado ou fantoche que está ali para o servir. Só da sinergia sairão resultados positivos para ambos os lados.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Apoiado, Jorge!
    Infelizmente, há por aí muitos corredores que ainda não atingiram o nível cívico desejado. Ou bastaria que estivessem numa orgbanização em que compraram t-shirts (ou outros brindes) para 1000 inscritos e depois aparecerem 600! As restantes 400 ? adivinhem!
    Grande abraço.
    Fernando Andrade

    ResponderEliminar
  3. Grande texto Jorge. Infelizmente o português é assim, diz que vai e não vai... tanto em provas grátis, como atletas compromissos com clubes. Os clubes marcarem as provas e os atletas depois não aparecerem.. Belo texto, parabéns

    ResponderEliminar
  4. Grande Jorge, muito oportuno agora que se aproxima a próxima Edição, pode ser que alguém o ouça e contribua no combate ao desperdício e ao respeito pelos outros.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente!

    E... obrigada pela informação.
    Beijinho

    Henriqueta Solipa

    ResponderEliminar
  6. Sugestão mais que válida!

    O respeito pelos outros é muito bonito mas, infelizmente, está cada vez mais em desuso!!!

    Mais uma chamada de atenção para quem costuma ter mais olhos que barriga!

    Bem haja

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  7. Não podia estar mais de acordo, e sinto-o na pele nas humildes organizações de que faço parte.
    Este anos estive envolvido na organização de 3 trails, todos eles gratuitos mas organizados como se de uma prova se tratasse (abastecimentos, brindes, etc). Esgotaram os 3 pois havia limites - e em todos eles a faltaram uma boa percentagem dos que se inscreveram - é como dizes, não custa inscrever, e depois vamos ou não conforme apetecer - uma falta de respeito enorme.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Carlos! E depois é como diz o João Lima: ainda acontece, quando há limite de inscrições, pessoal que deixa de poder ir por causa dos que se inscrevem e não vão! Uma vergonha!

      Eliminar