sábado, 18 de junho de 2011

SEM CULTURA NÃO HÁ DESPORTO?

Está quase a tomar posse o novo governo.

Se o governo é novo as políticas subjacentes ao mesmo são velhas e os resultados mais que previsíveis.

Com os cortes, que se prevêem em tudo o que é essencial, as populações, com a venda ao desbarato de empresas públicas que são sectores chave da economia nacional, com a chamada crise a recair sempre sobre os que menos têm, com a protecção às grandes fortunas e aos bancos, com um país em que se desinvestiu na produção, passando quase a ser uma país de serviços, onde se recebeu dinheiro para destruir plantações agrícolas, enfim com tantas e tantas politicas erradas que se têm praticado durante décadas, não podemos esperar nada de bom deste novo “velho” governo.

Podem perguntar-nos o que a política tem a ver com prática de um desporto como a corrida.

Seria tema para uma longa explanação, mas basta dizer que é a política de um governo que afecta toda a qualidade de vida de um país e isso reflecte-se na possibilidade e disponibilidade para as pessoas praticarem desporto.

Mas vamos ao título deste texto!

Este novo / velho governo teve a peregrina ideia de não ter ministério da cultura.

Enfim, a ideia não é assim tão nova nem peregrina pois já velhos ditadores deste Portugal à beira-mar plantado desinvestiram (e até reprimiram) tudo o que era cultura.

Quanto mais inculto um povo, mais limitado fica nas suas escolhas e mais fácil se torna perpetuarem-se no poder governos como o que agora vai tomar posse.

Se no tempo do ditador de Santa Comba Dão se apostava num povo analfabeto para ser dócil e dominado, agora aposta-se num gritante analfabetismo político e cultural e pode dizer-se que infelizmente estas politicas têm dado resultados “excelentes”, tendo em vista a alternância no poder de partidos que nos têm governado desde há 35 anos e o resultado das politicas que têm aplicado ao país.

Por isso não é de estranhar que este governo não tenha ministério da cultura.

Mas um governo que não tem ministério da cultura que visão terá do desporto?

Desconfiamos que será uma visão do “antigamente”, em que desporto se traduzia por futebol, para ir entretendo e adormecendo as pessoas.

Que visão terá este governo do desporto e começando logo à partida pelo cada vez mais maltratado desporto escolar?

Que visão terá este governo sobre o desporto como algo que é um direito de todos e muito importante para a saúde da população de um país?

Não prevemos nada de bom para os tempos que se avizinham.

Entretanto temos que continuar a correr (mesmo quando as condições se tornam extremamente complicadas e adversas) e esperar que um dia este povo acorde e corra com estas políticas e estes políticos porque alternativas existem, basta é sair deste embrutecimento em que nos colocaram.

Corram, lutem, e tentem ser felizes!

3 comentários:

  1. E enquanto forem economistas a decidirem, economistas que apenas vêm números (e imediatos) e não saibam tomar o pulso ao sentimento humano...

    ResponderEliminar
  2. "Corram, lutem, e tentem ser felizes!"

    :) Hoje corri, hoje lutei, hoje tento ser feliz. E sabe? Sou.

    Beijinho Jorge e continuemos pois a correr e a lutar pelo que acreditamos.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Jorge é verdade o que dizes e por isso mesmo nunca poderemos contar com a politica e os políticos no nosso querido desporto e outros mais que não o futebol.

    Felizmente ainda não pagamos o ar que respiramos é portanto de aproveitar e correr, correr até ao ultimo km.

    Abraço
    Rui Estrelinha

    ResponderEliminar