quinta-feira, 23 de junho de 2011

DESPORTO COMO FONTE DE PRAZER, SAÚDE E BEM-ESTAR

No chamado horário nobre de um determinado canal televisivo está a decorrer um concurso / programa em que homens e mulheres obesos tentam perder peso através de treino intensivo.

No final de cada semana os participantes são pesados sendo eliminado o concorrente que perdeu menos peso.

O objectivo é perder o máximo de peso possível com vista a chegar ao final do programa, ganhar um premio monetário e deixar de se obeso.

Numa visão muito simplificada é esta a estrutura do programa que depois é “apimentada” com uma serie de regras e variantes com vista a torna-lo mais apetecível aos olhos dos telespectadores na mira da guerra das audiências televisivas.

Mas o que nos traz aqui não é falar da estrutura do programa em si, nem fazer crítica televisiva que não é assunto da nossa área nem do nosso saber.

O que nos traz aqui é falar da vertente desportiva abordada naquele programa /jogo e das ideias erradas com que os telespectadores não desportistas podem ficar.

Todo o programa gira em torno do treino intensivo que é aplicado aos concorrentes e do sofrimento em face do mesmo.

Quem não for praticante de desporto, ou não tiver umas ideias sobre o assunto, pode ficar com a noção, perfeitamente errada, que para se praticar desporto e ser-se saudável se tem que sofrer e treinar daquela forma.

Igualmente quem sofre de obesidade pode pensar que para recuperar a saúde se tem que submeter aquele tipo de treino e de sofrimento.

São conceitos perfeitamente falsos que podem levar as pessoas a afastarem-se ainda mais do desporto e isto num país em que a percentagem de pessoas a pratica-lo é extremamente baixa, é algo de muito nefasto.

O desporto enquanto prática com vista ao nosso bem-estar físico e psíquico é algo de lúdico e uma enorme fonte de prazer e não uma tortura de treinos intensivos, levados até a exaustão, como são apresentados naquele programa.

É claro que pode haver momentos mais duros na prática desportiva, mas eles tem que ser uma pequena parte dessa mesma prática e não um todo.

Claro que como já referimos estamos a falar de desporto como forma de lazer e saúde e não de competição a altos níveis.

Quanto às pessoas obesas a sua inserção na prática desportiva deve ser feita de forma gradual, e muito controlada, acompanhada de alteração dos hábitos alimentares errados (uma componente positiva do programa é ensinar hábitos alimentares saudáveis) com vista a uma perda de peso que seja lenta mas duradoura e consistente.

Já encontrámos críticas de especialistas na matéria que afirmam que as perdas de peso feitas com aquela intensidade e num curto período de tempo têm como consequência que quando o concorrente deixe o programa volte a ganhar o peso perdido, facto que já ocorreu com muitos dos participantes na versão americana do referido concurso.

Os obesos que vêm aquele programa têm que ter a noção que há outras vias para a perda de peso e a conquista de uma vida saudável. Que são caminhos muito mais lentos mas muito mais conscientes no tocante há solidez dos resultados adquiridos. Caminhos que implicam algum sofrimento mas não aquela carga brutal que o programa espelha e que até é possível fazer exercido físico com imenso prazer.

Uma das componentes onde é bem visível a carga de intensidade aplicada aos concorrentes traduz-se nas inúmeras lesões, que até já levaram um participante a ser forçado a desistir mesmo com o excelente acompanhamento médico que é ministrado aos concorrentes onde é feita publicidade a um determinado hospital privado (nada em televisão é inocente) com se o comum da população pudesse ter acesso a esse tipo de serviços.

Por tudo isto não vamos confundir a prática desportiva saudável e a luta contra a obesidade com um programa televisivo que tem antes de mais o propósito de fidelizar e conquistar audiências e não preocupações a nível da saúde com os que nele participam.

E nessa guerra das audiências vale tudo mesmo meter um pretenso “comando”, a dar uma preparação ao estilo militar a obesos, com uma forte componente de humilhação psicológica, para gáudio dos telespectadores.

Pratiquem desporto com prazer e sejam felizes!

6 comentários:

  1. Caro Jorge
    Não posso estar mais de acordo com o texto. Estes programas apostam no dramatismo e no sensacionalismo, não prestam um bom serviço nem ao desporto nem à saúde pública. Até mesmo o critério da perda do peso é enganador porque não é imediato nem tem uma relação directa. Perde-se peso depois do esforço porque se perderam líquidos e ganha-se peso com a substituição da massa gorda por massa muscular. As coisas não são tão simplista como o programa faz crer. Quanto ao sofrimento ou aos treinos mais duros, resulta de escolhas e opções não é castigo nem tiranização por outros. A.Correia

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo, adorei a sua exposição. Sabe comecei a correr para perder peso. E perder peso tem que ser de uma forma prazeirosa. Não estou louca, sim é prazeiroso perder peso, é só associar a algo que voce goste. E correr é tudo de bom. Já estou te seguindo, passe em meu humilde blog que ficarei muito contente. Abraços

    ResponderEliminar
  3. Desde que inventaram os chamados "reality shows", vale tudo na guerra das audiências, onde a carne para canhão é a sanidade mental de quem entra e dos "voyeurs"

    ResponderEliminar
  4. olá, jorge!!!

    já vi alguns poucos episódios desse programa...
    você abordou questões muito relevantes sobre o assunto... realmente, o telespectador sedentário pode ficar com a falsa ideia de que para entrar em forma é preciso sofrer...
    e não é mesmo assim!
    eu comecei a correr para perder peso, e hoje sou perdidamente apaixonada pela corrida!

    bjs
    http;//elismc.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Ainda hoje, corro também para perder peso ou para evitar ganhá-lo.

    Para perder peso e manter é necessário que as pessoas mudem seus hábitos (de alimentação, de prática de exercício físico, de postura na vida no geral).

    O programa é para ganhar audiências, estão-se "nas tintas" para as pessoas que lá estão. As tentações de pô-las a comer (eu sei que os participantes arriscam mas essa hipótese nem devia existir) de pô-las a comer alimentos altamente calóricos em tempos record, é humilhante, deprimente...

    Mas Jorge, isto é como quase tudo: quem lá vai... sabia ao que ia não? Sujeita-se.

    ResponderEliminar
  6. parabenizo o autor do blog excelente trabalho pois conheci no blog www.bonskmjuliana.blogspot.com e aproveito para enviar mais sites amigos www.42195.blogspot.com www.mundodascorridas.com.br www.Joka-nasmaosdedeus.blospot.com www.cicloviadigital.blogspot.com www.carlosdiasultra.com.br www.casadocorredor.com.br click mural de recados comente as noticias e envie www.runnerworld.abril.com.br click notascorridas/blogcorreria comente as noticias e envie tambem www.maratonacorreria.com www.ultrarunnereventos.net click chat e envie noticias www.runnerbrasil.com.br/calendario. Atenciosamente Elivan(ciclista/Ultramratonista natural de Bananeiras/Pb residente em Joao Pessoa

    ResponderEliminar