quarta-feira, 4 de maio de 2011

5º GRANDE PRÉMIO DE ATLETISMO DA GRANJA - CROSS DE SÃO BRÁZ

Texto e fotos, gentilmente, enviados pelo Professor Pedro Pontes
..


No passado dia 01 de Maio de 2011, a aldeia da Granja, freguesia de Mões, concelho de Castro Daire, pela quinta vez consecutiva, foi palco de um Grande Prémio de Atletismo.
.
Apesar das tonalidades cinzentas com que a chuva e as nuvens pintaram o cenário que acompanhou os atletas e caminheiros no seu percurso, o espírito desportivo e de convívio não deixou de colorir um dia de alegria e de amizade, que certamente ficará na memória de todos os participantes.
.
Desde Barrancos, Mirandela, Vila Real, Porto, Santa Maria da Feira, Régua, Lamego, Viseu, Guarda, Paredes, Famalicão, Maia… vários foram os pontos do país que destinaram cerca de 150 atletas rumo à Granja para participarem no Cross de São Brás. Referida por muitos participantes como uma das melhores provas de atletismo em que já participaram, quer devido à organização e hospitalidade desempenhadas pelo Grupo Desportivo e Recreativo da Granja, quer pela qualidade do circuito de cross, aliado à beleza natural da região, esta prova teve a participação de três centenas de pessoas, incluindo atletas e caminheiros.
.
A prova constou de um cross, dividido por vários circuitos, destinados a atletas de diferentes escalões, e de uma caminhada (cerca de 120 caminheiros), ao longo dos 6 km de paisagem verde agreste que ornamenta as margens do Rio Mau e do Rio Paiva.
.
A festa desportiva começou pelas 8:30 horas da manhã, quando os atletas se concentraram no secretariado para fazerem o levantamento de dorsais. Às 09:30 horas, iniciaram-se as provas, sendo que os primeiros foram o escalão benjamins, seguido dos infantis, iniciados e juvenis. Um dos pontos altos foi como já se esperava a competição adaptada que teve início às 10:30 horas, contando com 10 atletas e os respectivos acompanhantes. Esta prova teve um cariz não competitivo, mas foi sem dúvida aquela que mais animação e emoção causou junto dos participantes e assistentes da actividade. Estamos certos que o simbolismo que esta prova causou junto dos presentes, terá os seus frutos no futuro no que concerne à inclusão destes “atletas” em eventos futuros.
.
O outro ponto alto deu-se às 11 horas, quando o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire deu o tiro de partida dos escalões de femininos, veteranos I, II, III, IV e V, Juniores/Seniores e caminheiros, prova esta que contou com a presença do Campeão Europeu e Mundial de Cross – Paulo Guerra – que inspirou todos os participantes para uma prova competitiva e de qualidade, em que o próprio Paulo Guerra, apesar dos seu 41 anos fez questão de nos brindar com um brilhante 3º lugar, logo atrás do homem da montanha – Zé Carvalho – e do grande vencedor Bruno Jesus que venceu este Grande Prémio pela terceira vez consecutiva.
.
Entre tantos nomes de destaque, o mais sonante foi sem dúvida o Campeão Europeu e Mundial Paulo Guerra, que fez questão de participar no Cross de São Brás e que já deixou a promessa de voltar na 6ª edição deste grande prémio. Participaram ainda vários internacionais portugueses e alguns atletas de elite nacional pertencentes a alguns dos melhores Clubes Portugueses nesta modalidade; tais como: Bruno Jesus do Maia Atlético Clube, José Carvalho do Núcleo de Atletismo de Andrães, Gonçalo Borges dos 3 Santos Populares;Rogério Bessa do JOBRA e três jovens promessas do ACRC Cambra – Vouzela que conquistaram três vagas entre os dez primeiros classificados; todos estes atletas seniores. Participaram também atletas Veteranos de grande qualidade, bem como Cátia Galhardo da ACS Desterro (vencedora da prova feminina), Luísa Oliveira do AR Estrelas Sul e Tânia Silva do Liberdade Futebol Clube que personalizam a qualidade feminina existente na prova.
Logo após as provas, foi servido um delicioso almoço no Pavilhão Multiusos da Granja, confeccionado e servido por senhoras e alguns senhores da terra. Foi o descanso do guerreiro dos nossos prezados atletas e caminheiros, que nos felicitaram com a sua boa disposição, a qual aumentou durante a cerimónia de entrega de prémios, onde os vencedores receberam sucessivas ovações pela sua excelente prestação, destacando-se também neste capítulo a homenagem feita aos participantes da competição adaptada que emocionou a plateia.
.
Nem só os vencedores são merecedores de aplausos, pois num evento promovido para o desenvolvimento, bem-estar e confraternização, não existem vencidos. Por esta razão, saudamos todos os participantes que se deslocaram de longe e de perto para estarem presentes neste evento, colaboradores que, com a sua ajuda voluntária, tornaram possível este feito, patrocinadores e apoiantes, cuja contribuição permitiu que todo este projecto se tenha concretizado, sem esquecer a disponibilidade e ajuda da Câmara Municipal de Castro Daire, Junta de Freguesia de Mões, com os quais temos vindo a contar desde o início e aos quais estamos muito gratos. A todos quantos têm dado vida e forma a esta ideia, a qual se tornou já uma sólida realidade, o Grupo Desportivo e Recreativo da Granja expressa sinceros agradecimentos.
..
Algumas fotos do evento podem ser visualizadas aqui.
Interessados nas classificações podem contactar com teixeirajb@gmail.com




2 comentários:

  1. Eu estive lá e pude usufruir.
    É sem dúvida uma prova muito bonita que podemos agradecer ao dedicado esforço das gentes da Granja personificado no professor Pedro Pontes. Que continue por muitos e bons anos.

    ResponderEliminar
  2. Bonito evento!
    É a festa do Atletismo

    ResponderEliminar