sábado, 25 de dezembro de 2010

SÃO SILVESTRE PIRATA INTERNACIONAL DE MONSANTO UM ÊXITO A REPETIR.

Tendo em conta as inúmeras Corridas de São Silvestre existentes lancei no Fórum do Mundo da Corrida a ideia que seria interessante organizar-se uma São Silvestre num percurso fora da estrada, pois há muitos atletas que não se revêem nas tradicionais corridas em alcatrão e gostariam de fazer algo diferente.
Na minha ideia pensava nos inúmeros corredores de provas de montanha em trilhos, que se sentem bem mais motivados quando correm em plena comunhão com a natureza.
Era uma ideia a ser agarrada por algum organizador de provas e a ter lugar num futuro próximo, quem sabe no próximo ano, pensava eu. Mas vieram as surpresas e que surpresas!
No dia 16 do presente mês (pouco tempo depois de eu ter exposto a minha ideia), Luís Miguel (um amante incondicional das corridas fora da estrada) agarra a ideia e lança a proposta de uma São Silvestre “Pirata” no Parque Florestal de Monsanto, a realizar na noite de 23 de Dezembro
Nesse mesmo dia, Alexandre Duarte (Alex) adere à ideia e o Luís Parro e Peregrino começam a estudar o percurso e o Luís Miguel lança o primeiro logótipo da prova. Continuamos no dia 16 e já há 7 “inscritos” para a São Silvestre Pirata.
Dia 17, Orlando Duarte sugere a alteração da partida para o Parque de Campismo de Monsanto, visto ter obtido autorizarão da direcção do referido Parque.
Assim passa a haver um local seguro para deixar as viaturas, balneários com duche e um pequeno salão com mesas para o convívio e ceia no final.
Ceia final, porque logo no lançamento da iniciativa Luís Miguel propôs que se fizesse a mesma, com base no que cada participante pudesse trazer e que seria repartido por todos. A essa ideia juntou-se a, generosa, oferta do Orlando Duarte, e família, de trazerem caldo verde para todos.
Dia 18, aquele tímido encontro / treino de amigos já tem 18 “inscritos”!
Depois, foi uma avalanche na adesão de atletas, nas colaborações espontâneas entre vários amigos para “organizarem” o evento.
Até houve dorsais (num evento sem qualquer classificação!) feitos pelo Luís Parro.
Na noite gélida (houve quem falasse que estavam 3 graus) do dia 23 de Dezembro, 80 corredores fizeram história ao participar naquele que deve ter sido o maior treino / convívio entre amigos em Portugal ao alinharem na 1ª Edição da São Silvestre “Pirata” Internacional de Monsanto.
No final até houve direito não a um mas sim a dois diplomas de participação! Um criado pelo Orlando Duarte, e outro criado pelo Alex, para além de uma ceia com caldo verde e inúmeras iguarias partilhadas entre todos.
Foi uma autêntica Festa de Natal de gente que ama correr.
Infelizmente, embora tenha estado na génese que deu origem a este evento, não pude estar presente mas fica para o ano.
Penso que está iniciativa abre novas perspectivas para a corrida em Portugal e mais iniciativas do género podem surgir.
Eventos, desta natureza, são um bom complemento às provas “oficiais” e demonstram como, de forma absolutamente espontânea, descontraída e a custo quase zero, se pode criar algo que seja do agrado de todos.
Conseguir reunir, em tempo recorde, 80 atletas dispostos a correr numa noite gélida em Monsanto, é um feito digno de registo, tanto mais que toda a divulgação foi feita por meio informáticos e pelo passar da palavra entre amigos.
É claro que há coisas a melhorar nesta iniciativa, mas tendo, em conta a maneira como ela foi criada, não se podia pedir mais. Ela superou todas as expectativas.
Uma sugestão que deixo é que para o ano sejam criados 3 grupos de atletas para diferentes andamentos, cada qual guiado por um conhecedor profundo do percurso.
Pela satisfação com que demonstraram com a realização da São Silvestre Pirata Internacional de Monsanto penso que é iniciativa para continuar, mas sempre com o espírito descontraído que está edição teve.
Penso que o seu sucesso abre as portas a que mais “piratarias” venham a surgir!
Uma última palavra para a madrinha da corrida Célia Azenha, a súper madrinha Analice Silva e o súper padrinho Fernando Andrade, nomes grandes da corrida em Portugal, a que a simpatia dos “organizadores” da iniciativa quiseram juntar o nome do padrinho Jorge Branco!
As fotos aqui apresentadas são da autoria de Ana Soraia, filha do Orlando Duarte, a quem agradeço.



5 comentários:

  1. Olá Jorge
    Só foi pena não ter podido estar entre os 80 noctívagos.
    Gostei muito e acho que " a coisa" pega bem.
    Grande abraço.
    FA

    ResponderEliminar
  2. Eu vi-os, eu vi-os passar por mim a correr e eu de carro :-(

    Com muita pena minha não pude participar, mas não quero perder a próxima, para o ano!

    Parabéns a todos os organizadores e todos os participantes e que hajam mais iniciativas deste género.

    Boas festas para todos!

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge Branco
    Belo e verdadeiro relato da génese deste Treino entre Amigos. O importante é manter esta brincadeira assim, base da entreajuda em que cada um contribui com uma pequena parte e o resultado final foi e é Muito Bom. Hoje, na SSL houve alguns Piratas que vieram perguntar quando é que era a próxima actividade...!!!!!!
    P.S.: O seu dorsal Pirata está lá guardado na caixinha do tesouro!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá Jorge;

    Por vezes é bom lançarmos algumas opiniões e depois serem aproveitadas e as mesmas se tornarem realidade. Por outro lado, pelos relatos, todos disfrutaram desta "Pirataria" e isso é muito importante.

    Um bom ano de 2011.
    dos Xavier's

    ResponderEliminar
  5. Jorge

    O Homem sonha e a Obra nasce.

    Como em tão pouco conseguiram levantar um evento desta categoria só define a categoria de quem pensa e a realiza.

    Abraços duplos e que o novo Ano nos traga menos IVA e melhores políticos.

    ResponderEliminar