quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

BOAS FESTAS EM TEMPOS DIFÍCEIS.

É de bom-tom nesta época desejar boas festas e um bom ano a todos os amigos.
Estamos em plena quadra Natalícia muito já pensam e preparam a Festa do Natal, enquanto a publicidade, particularmente a televisiva, nos bombardeia com as mais variadas propostas consumistas para todos o géneros e gostos.
Se por um lado seria uma atitude de grande indelicadeza não desejarmos boas festas e um bom ano a todos os amigos que nos honram com a sua companhia, por outro, e face à situação em o País se encontra mergulhado, não conseguimos formular esses votos sem tecermos algumas palavras mais.
Portugal atravessa uma grande “crise” que toca a quase todos.
Uma crise provocada por aqueles que nunca têm “crise”
Esta tão falada, e sentida crise, não é algo que tenha nascido por geração espontânea, mas sim devido a longos anos de políticas erradas, tanto a nível nacional como internacional.
Uma sociedade virada para o lucro fácil, para as actividades económicas especuladoras, uma sociedade em que a riqueza está concentrada na mão de muito poucos, uma sociedade em que se destrói o aparelho produtivo nacional e se ficou dependente de terceiros, em que se vendeu ao desbarato empresas publicas, vitais para a economia nacional e em que cada vez mais se desinveste no estado social.
Enfim toda uma série de conjunturas que nos levaram ao estado em que nos encontramos, mas que têm origem na maneira com que somos governados e nas alternâncias de quem está no poder, que nada muda em termos efectivos com vista a termos um Portugal mais justo, próspero, igualitário e fraterno.
Por tudo isto os nossos votos de boas festas e feliz ano novo não podem ser meras e banais palavras de circunstância mas um incentivo a que não se deixem abater sejam quais foram as contrariedades que se lhes deparem pela frente e lutem para mudar este estado de coisas.
Nós o corredores, sabemo-nos superar e nunca vacilamos perante as contrariedades. Temos que saber aplicar toda essa força e determinação para transportarmos a força da corrida para luta diária por um mundo melhor.
UM BOM ANO A TODOS OS AMIGOS. UM ANO EM QUE POR MAIORES VICISSITUDES QUE SE ATRAVESSEM NO NOSSO CAMINHO, SAIBAMOS LUTAR CONTRA ELAS DE CABEÇA ERGUIDA E DETERMINADOS.
Neste quase virar de ano deixamos um “presente” a todos os amigos que seguem este espaço. Aqui fica uma foto que é o espelho de toda a magia da corrida. Uma foto que é também um hino aos novos e luminosos dias que virão certamente, quanto todos nós juntarmos as nossas forças para corrermos no sentido certo, no sentido da justiça, da paz, da igualdade e da fraternidade, no sentido de um mundo novo e melhor.
A foto em questão foi obtida no Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos e a sua autora é Rita Brandão filha do corredor Marinho Brandão.
Jorge Branco

7 comentários:

  1. Apesar da crise, apesar das dificuldades, vamos festejar a festa da família.

    Boas festas para si e para todos os seus.

    Abraço

    José Alberto

    ResponderEliminar
  2. Um grande abraço e tudo de bom, Jorge

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo;

    As politicas erradas dos (des)governos de Portugal, decerto não vão impedir que a força dos homens e mulheres, desejem um BOM NATAL E MELHOR ANO DE 2011, acima de tudo cheio de Saúde e muita Prosperidade. E, A LUTA CONTINUA!

    Um abraço amigo dos Xavier's

    ResponderEliminar
  4. Jorge

    Os desejos de boas festas vindas de quem vem, de ti, nunca podem ser meras e banais palavras. É o sentimento da mudança que nunca deixará de haver, naqueles que acreditam que a vida não pode ser só a compra que se faz nesta altura e as palavras de quem tem uma lareira por trás e nos vai trazer palavras de "esperança" num amanhã que, para eles, o querem sem esperança.

    "Alerta" trouxe-nos Lopes Graça, mas esse Alerta, nunca muitos saberão que existe, pois nada mais irão ver que um cartão de crédito se multiplica em muitos outros cartões. A essência já desapareceu, mas há quem ainda resista.

    Abraços duplos.

    ResponderEliminar
  5. “Natal... tempo de paz, de celebração, de esperança e de amizade.
    Feliz Natal e que o próximo ano seja repleto de alegria e de visitas a este cantinho!”

    Deixo um postal de Natal, basta clicar no anjo.
    http://www.jacquielawson.com/preview.asp?cont=1&hdn=0&pv=3169996&path=83563

    Boas Festas!
    http://obloguedosmanteigas.com/

    ResponderEliminar
  6. caro jorge,
    sábias palavras neste altura de desvario e de desnorte. parece que a generalidade dos portugueses continuam sem perceber o buraco em que estamos metidos, pois nunca o gene do consumismo atacou tão forte como este ano. felizmente ainda há aqueles que continuam a remar contra a maré, evitando a inevitável desagregação social com que nos vamos confrontar mais cedo do que tarde. saúde e lucidez são os meus votos para o futuro.
    um abraço.

    ResponderEliminar
  7. O Natal já lá vai....

    Esperemos que o próximo ano nos traga pelo menos a esperança de que realmente algo muda para melhor.
    Estou céptica, mas de pensamento positivo.

    Comecemos o Novo Ano com esse pensamento positivo e os meus desejos de um 2011 melhor para todos.

    Bjs

    ResponderEliminar