quarta-feira, 7 de abril de 2010

LEGENDA PARA UMAS FOTOS

No cruzamento de Alcântara Mar, os cerca de 5000 atletas (último em 5475º com 3h 31’33”) do grande pelotão da Meia-Maratona (21,097 km), que partiram da Ponte 25 de Abril, da sua Praça da Portagem, juntamente com os perto de 25000 companheiros da Mini (7 km), vão abandonar definitivamente estes e entrar no percurso por onde já passaram as escassas dezenas de atletas de alta competição (com tempos até 1h 05’, e só chegaram 18 com tempos melhores que 1h 05’!), que disputam as melhores classificações da Meia-Maratona e que por isso partiram de Algés.
.
E é aí, nesse cruzamento, ponto de encontros e desencontros, que está colocado, no início da Avenida 24 de Julho, o belíssimo painel de azulejos (de 1994) que se vê nas fotos, e cujo autor é um nossos melhores ceramistas e pintores contemporâneos, Querubim Lapa (Portimão, 1925). Artista multifacetado – pintor, desenhador, gravador, com trabalhos em azulejaria, cerâmica e tapeçaria, estudante na Escola António Arroio, depois com o curso de pintura da Escola de Belas Artes de Lisboa (1947-1953), tem obra dispersa por edifícios públicos e privados, em Portugal e no estrangeiro e em colecções do Museu Nacional do Azulejo, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu da Cidade de Lisboa, entre outros. Foi professor da Escola António Arroio e viveu, na sua juventude, na Avenida Marginal, no Dafundo, em casa dos pais, afinal não muito longe do local de partida da alta competição desta Meia-Maratona!
.
Os nossos atletas, todavia, e muito provavelmente, nem nessa altura, e se calhar nem no regresso, quando faltam cerca de 5 km para terminar a prova, terão tempo para admirar a obra do artista. Mas ela aí fica, a relembrar a quem nos lê, que é um dos pontos do roteiro artístico da capital portuguesa. E, reparem, como o movimento do desenho do artista se liga tão bem ao movimento dos atletas.




EVB - FOTOS E TEXTO

2 comentários:

  1. Foi uma ótpima escolha esse ponto / local para fotografar. Ficou muito bem.

    É bom saber um pouco sobre as obras que temos por aí espalhadas, mesmo que amanhã já não me lembre :) mas sempre fica alguma coisa.

    Beijinho

    Ana Pereira

    ResponderEliminar
  2. Um belíssimo pano de fundo para os atletas este painel de Querubim Lapa. O movimento do painel parece fazer parte da corrida...

    ResponderEliminar