sexta-feira, 30 de abril de 2010




Nova missiva enviada pelos Zatopeques.
.
Bom dia Jorge Branco
Agradeço que tenha publicado a carta de Dana Zatopek no seu blogue. Apesar de não ser atleta, gosto de ler o que se vai escrevendo sobre o atletismo, por isso vou vendo alguns blogues nomeadamente o seu. Desde já lhe transmito os meus sinceros parabéns, pelo mesmo.
Há cerca de 30 anos que acompanho o meu marido (Rui Alberto) nestas andanças das corridas e que o apoio em tudo o que é necessário, nomeadamente na logística administrativa, fazer inscrições, marcar dormidas, refeições, etc. quando fazemos alguma excursão, ou quando vamos para fora.
Isto para lhe dizer, o porquê da razão porque sou eu que estou a escrever.
Fiquei tão entusiasmada quando vi na caixa do correio a carta da Dana Zatopek, que me lembrei logo de enviar a mesma. No entanto falhei. Deveria ter enviado primeiro a carta que lhe enviámos. Assim junto em anexo a referida carta que conta como nasceram os ZATOPEQUES, pois tivemos que explicar à senhora a razão desta equipa.
No seu mail pergunta quais os objectivos da equipa. Coloquei a questão ao Rui Alberto e ele partilha da mesma opinião que eu. Os objectivos principais, são manter a prática de uma vida saudável, conviver com os amigos, dar-mos os nossos passeios, uma vez que a corrida é sempre o objectivo dos mesmos, tentar levar mais pessoas a manter esta vida saudável
Os Zatopeques também têm um grande grupo de caminheiros. Temos pessoas no nosso grupo, que dizem que desde começaram a caminhar connosco, que as suas vidas mudaram para melhor, que são muito mais felizes.
Ora é isto que nos move, que as pessoas sejam felizes...
Como deve saber os ZATOPEQUES foram a Praga à meia maratona, (4 atletas e 15 a baterem palmas) Tive uma ideia que acho que foi brilhante, peço desculpa por demonstrar esta vaidade, mas na realidade fiquei orgulhosa de mim, pois fiz 19 gorros com as cores de Portugal. Foi surpresa para o grupo e ofereci-lhes na manhã da prova. Foi maravilhoso, divertimo-nos e divertimos os outros. Envio-lhe também uma foto do grupo e uma do pormenor (do referido gorro)
Um abraço
Isabel Alberto

D. Danna Zatopek

Permita-nos que façamos uma breve apresentação da equipa “ZATOPEQUES” e que lhe transmita o motivo porque lhe estamos a escrever.

Somos um grupo de amigos, de um pequeno país plantado à beira mar, chamado Portugal.

Há cerca de 30 anos, iniciámos o hábito de fazer uns treinos de corrida a pé, com a finalidade de mantermos uma vida saudável. Pouco tempo depois começámos a participar nalgumas provas e o grupo de amigos começou a crescer. Surgiu a necessidade de formamos uma equipa para facilitar as inscrições. Para tal era necessário um nome. De imediato houve uma sugestão “ZATOPEQUES”, (em português, plural de Zatopek, se é que se pode traduzir um nome), isto porque o proponente quando era pequenino corria muito e na aldeia chamavam-lhe ZATOPEK, época em que o seu marido estava no auge da carreira.

Durante todos estes anos, já passaram por esta equipa cerca de 150 atletas e 120 caminheiros.

A nossa equipa não tem patrocínios. Cada um compra os seus equipamentos e paga as despesas inerentes às inscrições e deslocações. Esta foi a razão pela qual nunca nos foi possível ir a Praga e contar pessoalmente ao seu marido a existência desta equipa e demonstra-lhe o quanto tínhamos orgulho no nosso nome e quanto o apreciávamos.

Só agora nos vai ser possível, participar na meia maratona de Praga que se vai realizar dia 27 de Março, lamentamos não ter sido na vida dele.

No entanto, não queríamos deixar passar esta oportunidade, sem lhe transmitir e partilhar consigo este acontecimento que, para nós é muito importante, a deslocação de alguns atletas da equipa “Zatopeques” correrem na meia maratona de Praga e desta forma homenagearem o grande atleta Emill Zatopek e a grande campeã olímpica Danna Zatopek uma vez que, temos conhecimento que foi uma excelente atleta da alta competição e transmitir-lhe também que a admiramos e louvamos, apesar de não ser da nossa modalidade.

Uma vez que a nossa equipa está sempre em renovação, temos muitos jovens a correr connosco, o vosso apelido ZATOPEK, será por muitos anos lembrado e respeitado em Portugal, bem como iremos propor ao grupo a alteração do nome da equipa para ZATOPEKS, para assim ficarmos mais próximos e autênticos.

Desejando-lhe as maiores felicidades enviamos saudações desportivas de toda a equipa ZATOPEQUES.

Sem comentários:

Enviar um comentário