sexta-feira, 16 de abril de 2010

DOIS EVENTOS – DUAS CORRIDAS





1- XXXIIIª CORRIDA DA LIBERDADE – UMA SAUDAÇÃO AO 25 DE ABRIL
.
No próximo dia 25 de Abril realiza-se 33ª Corrida da Liberdade, em Lisboa.
Esta prova tem, no seu percurso principal, uma distância de 11,5 km, com partida do Largo do Carmo, em Lisboa e chegada ao Quartel da Pontinha, onde foi o Posto de Comando do MFA, em 25 de Abril de 1974. Este é um percurso inverso ao que tem sido sempre feito nesta prova. Mas terá a vantagem de no final se poder visitar o Museu da Revolução, sito no referido quartel e que estará aberto propositadamente para o efeito.
Mas para além da corrida principal temos ainda mais dois percursos, um com partida em Carnide (junto à Igreja da Luz) e meta na Pontinha (1,5 km) e outro Pontinha-Pontinha (0,8 km), de modo a todos poderem participar.
Todas as partidas serão dadas às 10.30.
Esta é uma prova sem prémios, que tem como grande objectivo comemorar de forma desportiva, essa data maior da história de Portugal que foi o 25 de Abril.
Não nos podemos esquecer que foi igualmente o 25 de Abril, quem abriu as portas à Corrida Para Todos e seria uma injustiça não mencionar aqui os nomes dos Professores Melo de Carvalho e Mário Machado, seus grandes impulsionadores.
A “Corrida da Liberdade” é uma prova de Amizade, Fraternidade, Esperança, um hino aos valores mais elevados e puros do desporto.
No vídeo que acompanha este texto pode ver-se a chegada à meta (excepcionalmente no Largo do Carmo, em homenagem a Salgueiro Maia) da equipa dos Zatopeques, na edição do ano passado. Esta equipa é um dos exemplos vivos do atletismo, e do desporto, fortemente mergulhados nos ideais de Abril e que ainda hoje subsistem e resistem, pese embora o cinzentismo destes tempos amargos mas, e seguindo a mensagem aqui deixada pelos “Zatopeques”:
25 DE ABRIL SEMPRE!
.

2- XXIXª CORRIDA INTERNACIONAL DO 1º DE MAIO – COMEMORAR O DIA DO TRABALHADOR
.
Integrada nas comemorações do Dia do Trabalhador, jornada comemorativa mas também de luta por dias melhores, efectua-se a 29ª Corrida Internacional do 1º de Maio, com partida do Estádio 1º de Maio, em Lisboa, num percurso de 15 km, que irá até ao centro da cidade e regresso ao Estádio, com início às 10.00.
Uma mini-corrida de 4 km, partirá da Alameda D.Afonso Henriques, local onde, na parte da tarde, terminará a Manifestação que começa no Largo do Martim Moniz, a que seguirá o Comício do 1º de Maio, como habitualmente. A partida da mini dar-se-á depois da passagem, aproximadamente, da primeira centena de atletas.
O “Último Quilómetro” apela a participação massiva nestes dois eventos.

Jorge Branco e EVB

Fotos: UK e Zatopeques - Vídeo UK

2 comentários:

  1. Em cima do acontecimento, como sempre e como diz a mensagem cantada, vou tentar estar nas duas. Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom Final de semana
    bons treinos
    Bjinhos
    JU

    ResponderEliminar