quinta-feira, 18 de março de 2010

SAUDAÇÃO À 20ª EDIÇÃO DA MEIA MARATONA DE LISBOA


O “Último Quilómetro” saúda a 20ª edição da “Meia Maratona de Lisboa.
Queremos deixar uma saudação em especial a todos aqueles que ao longo destes 20 anos contribuíram para o sucesso da prova.
Nunca é demais lembrar que a Meia Maratona de Lisboa é considerada pela Federação Internacional de Atletismo como a melhor meia maratona do mundo e é das poucas com o título “GOLD LABEL”, a mais alta distinção atribuída pela IAAF às melhores organizações técnicas de corridas de estrada.
Mas tudo teve um princípio e o primeiro passo da Meia Maratona de Lisboa está patente na foto da primeira edição, em 1991, que acompanha este texto.
Não uma foto dos vencedores, ou uma foto tirada de um qualquer jornal, mas sim uma foto dos “bastidores” nomeadamente dos funis de chegada.
Nesse já longínquo ano de 1991 ainda não havia os meios tecnológicos de hoje e os chips eram algo ainda inexistente.
Nesta primeira edição ainda quase tudo era feito “a mão”.
Relembramos que a Meia Maratona de Lisboa foi pioneira num método de classificação que usava leitura óptica de códigos de barras inseridos nos dorsais antes de haver a tecnologia dos chips nas classificações.
Era um método altamente “revolucionário” para a época e que permitia, mediante uma “pistola de scanner” a classificação imediata do atleta não sendo necessário usar o sistema clássico de retirar o dorsal ao atleta e inserir o mesmo num espeto para posterior classificação (brevemente iremos abordar a temática da evolução tecnológica da organização das provas).
Na foto em questão pode ver-se, de costas, o doutor Renato Graça, antigo campeão de nacional de maratona, médico do SNS, e também figura de relevo na Medicina Desportiva e no Controlo Anti-Doping.
Quem procurar com atenção pode encontrar também a grande campeã Rosa Mota num dos funis.
E retirando os dorsais aos atletas está o autor destas linhas que teve a honra de colaborar, voluntária e modestamente, durante uma década, na organização da prova.
A finalizar não queremos deixar de desejar uma excelente prova a todos os que vão participar no evento.

3 comentários:

  1. É sempre um prazer encontrar a Rosa Mota, não só por ser a corredora que é, mas principalmente pela pessoa que é!

    Parabéns para o Ultimo Km.... até ao próximo :-)

    ResponderEliminar
  2. Fiz esta Meia Maratona que saudades, dos Atletas da altura humanismo, alegria educação enfim uma Corrida de excelência e claro com a Campeã Rosa Mota, era e é uma Atleta que não apareceu outra como ela.
    António Martins, 64 anos no atletismo desde os meus 26 anos treinei com vários Campeões da altura entre eles Carlos Lopes, Mamede, Carlos Capitulo ect.

    ResponderEliminar
  3. Uma grande verdade o que amigo diz. Um forte abraço.

    ResponderEliminar