sábado, 26 de dezembro de 2009

AS CORRIDAS DE SÃO SILVESTRE

As “São Silvestres” são a melhor forma de terminar o ano desportivamente por parte dos corredores.
Corrida, tradicionalmente na noite do último dia do ano (dia de São Silvestre), ou em alternativa nos últimos dias do ano, são uma maneira de todos nós nos despedirmos do ano velho e saudar o ano novo com tudo o que de esperança ele encerra e onde, evidentemente, se englobam também os projectos, e sonhos em termos desportivos.
Actualmente realizam-se provas de São Silvestre um pouco por todo o pais e reportando-me à região de Lisboa (que melhor conheço) há mesmo a possibilidade dos atletas correrem em diversas provas desse tipo o que até pode ser usado por alguns para queimar as calorias a mais dos excessos gastronómicos cometidos nesta época do ano (isto para aqueles que ainda se podem dar ao luxo de cometer tais excessos nestes tempos conturbados.).
Diga-se de passagem que talvez não seja a melhor estratégia a usar mas também é verdade que alguns abusos em tempos festivos não trazem mal ao mundo.
Na minha, modesta, carreira de corredor participei apenas em duas São Silvestres.
Vivendo há 20 anos no Ribatejo, e não tendo transporte próprio, devido a hora que essas provas se realizam torna-se muito complicado, em termos logísticos, alinhar nessas festas.
Mas tenho gratas recordações dessas minhas duas únicas participações nas provas do último dia do ano:
No já longínquo ano de 1981 participei na São Silvestre de Campolide uma prova que segundo os meus registos tinha 6 quilómetros (uma das mais curtas provas onde alinhei).
Dessa prova a minha memória recorda ter andado a correr algures entre Campolide e Sete Rios, numa zona pessimamente iluminada, e às tantas não ter qualquer indicação do percurso nem ver vivalma! Sei que não me perdi e cheguei à meta (mas não posso garantir que tenha feito o percurso correcto!).
Mas gostei dessa minha prova daquele meu primeiro ano em comecei a correr com dorsal.
Nessa altura ainda era possível organizar em Lisboa um pequena e modesta, mas muito digna, “prova de bairro”.
Só voltaria a correr uma São Silvestre em 1998 e já não seria uma pequena prova de bairro mas a São Silvestre dos Olivais uma prova já com outros meios e dimensão organizativa.
Dessa prova lembro-me de ter corrido na zona do Parque das Nações, que eu não conhecia, e foi um “autêntico passeio turístico” muito agradável.
O percurso tinha muitas rotundas e cruzamentos mas tudo estava devidamente sinalizado mediante a intervenção de elementos da organização com bastões luminosos o que tornava impossível alguém perder-se.
Enfim, duas participações em São Silvestres com um longo intervalo de tempo.
Desde o voluntarismo de uma organização de bairro dos anos 80 até a uma prova com organização profissional a caminho da última década do século XX
Para além destas duas participações faria uma passagem do ano a correr numa iniciativa particular e que não sei precisar o ano.
Sei é que convenci, e “arrastei”, um familiar; companheiro de muita estrada, para deixarmos o réveillon em família e irmos correr 30 minutos com partida às 23:45 e com os protestos de toda a nossa família. Enfim maluquices dos “fundamentalismos” dos primeiros anos de corredor mas que deu para poder dizer que já passeio o ano a correr.

Este meu texto é também uma forma de saudar todos os atletas que vão participar nas São Silvestres e desejar-lhes um excelente ano de 2010 em todas as vertentes das suas vidas com muitos e muitos quilómetros de felicidade.
FELIZ 2010 AMIGOS!


3 comentários:

  1. Excelente momento que nos trouxe com esta espectacular SS. Obrigado.
    Aproveito para deixar aqui os meus votos de FESTAS FELIZES.
    Grande Abraço.~
    FA

    ResponderEliminar
  2. Um bom ano 2010, com muita saúde e dinheirinho para os gastos.
    Que os sonhos que realizem, nem que sejam nos sonhos.
    Votos de sucessos desportivos.
    Abraço.
    Duarte Gregório

    ResponderEliminar
  3. Boas corridas, saúdinha para as fazer, muita paz e muito amor neste novo Ano de 2010 que vai começar. São meus sinceros votos para este Novo Ano.
    Meu abraço fraterno.
    Clementina

    ResponderEliminar