domingo, 16 de junho de 2013

DE RONDA ATÉ AOS 146 DA ULTRAMARATONA CAMINHOS DO TEJO…


Por: Carla André
*
...Muitas vezes o que parece racional falha, e o irracional torna-se lógico!... Foi esta frase que escrevi quando tomei a decisão do que aqui escrevo hoje….
*
Costumo mentalizar-me para uma grande e memorável prova por ano, iniciei esta minha ânsia de ir mais longe em 2012, Melides - Troia, onde percorri 43km naquele extenso e maravilhoso areal… este ano 101 foi o numero mágico que escolhi e decidi fazer os 101km de Ronda!
*
Um sonho chamado Ronda…
*
Foi um autêntico casamento com Ronda que terminou num divórcio com algumas possibilidades de reconciliação em 2014… Festejei, convenci pessoas a acompanhar-me, publiquei frase inspiradoras de força meses antes, fiz o meu equipamento para esta nobre causa com frases motivadoras, construí um video para o qual perdi inúmeras horas e horas, e parti… parti para Ronda com a alegria espelhada nos olhos, no sorriso, a viagem mais divertida que já fiz, estava feliz porque tinha chegado o dia de cumprir um grande SONHO!! E como dizia muitas vezes, devemos lutar até ao fim pelos nossos sonhos!
*
Não havia hipótese nenhuma de não cumprir o meu sonho, estou feliz, andei a coleccionar maratonas, treinos, força mental, lesões zero e vou acabar! Mas…Muitas vezes o que parece racional falha, e o irracional torna-se lógico….
*
Aos 45km, depois de 7h a ingerir líquidos e alimentação, o pudor foi mais forte que eu e resisti a utilizar os ‘aseos’ naturais que a prova disponibilizava (tive dificuldade em encontrar forma de explicar esta questão…) e ia caindo redonda no chão com uma vontade enorme de desmaiar e vomitar…e com um pânico incalculável que alguém da organização detectasse que não estaria na minha melhor forma. Sabia bem que o rigor com que se pautava a prova no sentido de garantir que os atletas estivessem da melhor forma para poderem prosseguir… mas lá me sentei, descansei, comi e bebi… na altura não estava sozinha, estava com o meu amigo Heitor, que como é óbvio não mais me largou, no entanto menti-lhe e disse que teria sido apenas uma fraqueza. Lá continuámos embora a um ritmo mais lento por minha culpa…depois de alguns problemas de logística na recolha das malas aos 60km, quase 2 h de espera,  um cansaço enorme, sono, uma bolha rebentada, resolvi desistir após ter completado apenas 75km…! Esperava-me uma parede de 26km que teria de fazer a um ritmo demasiado lento e não consegui convencer a mente que tinha de a fazer.. Foi lavada em lágrimas, sem plena consciência do que acabara de decidir,  que desisti…ainda hoje não sei onde fui buscar forças para desistir, deixando ali caído meses de sonho, de treino, de luta…!
Mas nada é por acaso, talvez algo maior me tivesse destinado para este ano de 2013! Os dias que se seguiram foram levados com muita tristeza, não sabia bem o rumo que deveria tomar…nunca me tinha acontecido não cumprir um desafio, a força do poder da minha mente encontrava-se absolutamente debilitada..
*
‘Vingar’ Ronda…os planos para atingir o número mágico!
*
Passados poucos dias a minha mente começou a acalmar e a planear, como hei-de ‘vingar’ Ronda!? Vingar é no bom sentido, claro… (Pedro João Reis, lembro-me quando várias vezes disseste ‘calma’ quando falava em ‘vingar’ Ronda J
*
O objectivo passou a ser, tenho de completar os 101km em 2013! Mas não comentei com muitas pessoas esta minha intenção, inicialmente apenas ao Hugo que como sempre me ouvia e apoiava pacientemente…e passei da intenção à prática...A primeira ideia que tive foi a de fazer a distância dos 101km em auto-suficiência mas com ajuda de algumas pessoas… comecei a calcular distâncias entre percursos que considerasse interessante e onde pudesse ter apoio de algumas pessoas.. depois surgiu a ideia de dobrar Melides-Tróia (riam-se, é verdade!)..Partia de Tróia por fora e seguia até Melides e depois faria a Prova… tinha é de somar 101…ok, comecei a pensar que poderia ser um pouco perigoso porque pelos meus cálculos tinha de sair bem de madrugada… Depois havia uma prova do Portugal Running  - Portugal a correr - que juntava Caminha – Faro…a ideia seria de escolher um percurso de 101km e tinha sempre o apoio dos meus amigos e companheiros de corrida do PR J Perfeito! Andei a sondar o meu amigo Miguel Pinho sem lhe contar a minha intenção, no sentido de saber se o percurso seria seguido pela noite dentro etc…ao que ele me respondeu que não iria ser realizada essa prova…Bolas, menos uma hipótese…E restou-me aprofundar o calendário de provas para 2013… só havia provas em Espanha ou no fim do mundo…Espera…… Ultra Maratona Caminhos do Tejo J
*
A decisão impensável….os Caminhos do Tejo..
*
Isto seria uma boa hipótese, começa de noite o que é bom para mim, tenho apoio da organização, faço os 101km e peço, levem-me para a meta, já não faço mais, esta resolvido o meu problema… J Ficou quase decidido…faltou só pedir 2 ou 3 opiniões de quem já fez…  e ‘bati à porta’ daquele que estava destinado a ser o meu ‘Anjo da Guarda’ naquela minha grande aventura. Chama-se José Lima e apenas disse: ‘miúda, vais fazer aquilo, vou contigo de bicicleta e É PARA ACABAR!’…. ri-me para dentro e pensei…esta completamente enlouquecido… ok, mas digo-lhe que sim e quando chegar aos 101, já mortinha…digo, ok, terminou J
*
Decisão tomada, inscrição feita…mas comecei a meditar na questão… posso tentar terminar mas se ficar pelos 101km e já estou satisfeita…mas a ambição começou a pesar mais e a mente mudou a agulha da bússola…vi que éramos só 2 mulheres, eu e a Analice, bem, pódio ‘fácil’, só tenho de terminar J Mas tudo isto pensava e nunca acreditava, não passava de uma imagem longe… o mais óbvio seria pensar…fui para fazer 101 e fiz 75…agora faço 146? Piada!!
*
Chegou o grande dia…a Partida…
*
Mentalizadissima, confiança zero, sesta de 2h antes da partida e ai vou eu...São 22h e estou na meta, tremo como tudo… Um beijo e abraço nervoso de despedida ao Hugo,  um até já que não era bem até já…um abraço apertado à Andreia que veio dar uma força enorme à ‘ madrinha das areias’ como me chama, as instruções do organizador que não ouvi nem uma palavra…stress total!! Nervos como nunca!
*
E parto…ao ligar o GPS começo logo por limpar a informação toda   onde cuidadosamente o meu amigo Pedro Quina tinha posto o Track, mudo toda a configuração para uma linguagem estranha…continuo a correr e a tentar repor o ‘disparate’…começo a ouvir: ‘ miúda larga isso, larga isso, corre, estás aqui para correr, esquece isso!’ E tirou-me o GPS das mãos… Aterrador…nunca corri sem GPS, sem saber às quantas ando, sou calculista nata, não gosto que me digam vamos fazer 10 e temos de fazer 12 porque a mente não ficou programada para tal…e …vejo-me com 146km pela frente e… perdida nos kms…. Começou muito mal, não estou a acreditar!!
*
Mas a mente é facilmente programável e …siga, Deus há-de guiar-me…Deus e o meu anjo da guarda ‘José Lima’ que se não fosse ele eu arranjaria maneira de ir ter a Sintra por engano…. A desorientação é o meu ponto forte!!
*
Surpresa em Granja – 12km
*
Aí  fui eu seguindo os outros e a tentar acalmar os nervos pelo que tinha pela frente… Tivemos logo uma bela surpresa em Granja J Vieram fazer um abastecimento não oficial e muitas palavras de força, lá encontrei os ‘ meus amigos do trail’ como lhes chamo! Tenho um carinho especial pela equipa ‘Vale do Silêncio’, puseram-me a correr trail pela primeira vez J Foi mesmo muito muito bom ter recebidos uns abraços de força por aquelas bandas…ainda tão no principio!
E segui… feliz, nervosa e sem ponta de sono! Só pensei, maravilhosa mini sesta J
*
‘Piquei’ o primeiro ponto – 30km – V F Xira
*
A simpatia e carinho paira pelo ar, que ajuda! Conheci pessoalmente o simpático Mário Lima J, que disse conhecer-me de nome…que engraçado, mais umas palavras de força, obrigada,  precisava mesmo, são tão importantes! Assisto ao carregamento online dos atletas que iam chegando, que bom, toda a gente vai saber por onde ando e que bom, 1º ponto feito, 30km!
*
Segui, feliz, menos nervosa e sem ponta de sono… as perninhas estavam bem, o que para mim era normal, ainda é cedo para penar!
*
2º abastecimento, 44km,
*
Maratona já esta e lá estavam mais 2 simpáticos membros do mundo da corrida, cheios de frio mas com um belíssimo manjar à nossa espera J Tive pena deles porque eu estou a correr e quentinha, eles ali parados à espera da nossa fugaz passagem, há que louvar J
*
Valada 64km….
*
O próximo abastecimento tinha mudança de toilette J E já seria de manhã…comecei a fazer contas e tinha de chegar no limite das 7h da manhã…não queria ser desclassificada, tinha 101 km para fazer J Cheguei bem antes das 7h, que feliz estava! Correr e ver o nascer do sol é inesquecível! Mais um grande manjar e uma enorme simpatia dos corajosos que lá estavam à nossa espera com um enorme sorriso e a tirar fotos! Bolas, estava tão feliz, 64km já estavam e eu estava bem J Sem sono, nervos já não tinha! Perguntei, onde posso mudar de roupa? …. Ora bem….vais lá atrás que não está lá ninguém… desta vez deixei o pudor de lado e lá fui eu para o jardim de trás onde não se avistava viva alma..e com muita calma troquei a indumentária e preparei tudo para a próxima jornada..roupa mais fresca, barras, gel gel gel …deixei lá o GPS que já só fazia peso… prontinha!
*
Lembro de este percurso até Santarém ter sido o que mais gostei!!  Pela paisagem, pela alegria que sentia… aí o peso dos kms fez-me sentir necessidade de ligar a música, o que até aí não tinha acontecido dado que vinha animadamente a conversar com o Lima! Quem me conhece sabe que esta é a segunda parte (para alem do GPS) que nunca acontece comigo, o vício da musica é paralelo ao vício da corrida! Não corro sem música, ela faz-me viver a corrida de uma forma ainda mais sonhadora! E então o meu MP3 recheado de todo o tipo de músicas começou a ter alguma utilidade… para alem disso a beleza da criação de Deus inspirou-me e rezei, fui rezando como me lembrava, tinha levado um terço na mala para me acompanhar mas tive preguiça e não tirei, sabia que ele lá estava e rezei…ia interagindo com o meu companheiro, ria…rezava…fazia silêncio e corria…  foi a melhor parte de toda a prova! Agradecia a Deus o tempo fabuloso que estava, a força que ainda tinha nas pernas, o estar feliz!  Vejo o telemóvel de vez em quando, o Hugo ansioso, onde estás, onde estás? Ele viveu bem a tristeza que senti em Ronda e sabia o quanto importante seria cumprir este desafio!
*
O próximo abastecimento seria em Santarém, 84km.. quando o Lima me diz, estás a ver aqueles prédios ali em cima? É ali a próxima paragem….ops…isto vai começar a piorar… a música começou a ser cada vez mais importante…bem, vou seguir o principio de ouro… andar nas subidas!! Calma! E siga… subi, subi, subi…e cheguei a Santarém, passei pelo Centro comercial e pedi autorização para ir para as compras… negado…Só faltam 62km…péssima ideia a minha, fazer contas à distância que faltava…!!
*
Santarém – 84km já estão no contador!
*
Chegada ao abastecimento de Santarém, foi neste que eu quis ficar no convívio e a comer pizza com a ‘malta’, sem estar a correr, adoro Pizza e soube mesmo bem! Fizeram-me uns alongamentos, continuava feliz mas já com algumas dorzitas do peso dos kms… nada de lesão mas dores musculares, normal!! Colocaram-me um gel frio nas pernas, e pensei que a seguir me iam colocar no congelador para conservar… foi muito muito bom para alguém ‘fanático’ pelo frio/gelo como eu J
*
Enchi o depósito de água enviei mensagens a dizer onde estava, ouvi o Lima’ deixa-te de namorar e anda!’ hehehe J  E segui…agora iam começar umas subiditas mas nada de dramático… Muito bonito, estava mesmo entusiasmada…ia gerindo as subidas a andar e sempre que era plano ou descida não me continha…eu pensava, não, isto já não é normal, começaram as forças que pensava não existir… o Lima animava-me e cada vez que passava nas localidades e via um aglomerado de gente gritava, ‘batam palmas a esta menina, é uma heroína!’ Hehehe, era lindo tudo a bater palmas, sabem lá eles porque… para os atletas que passavam de Bicicleta fazia o mesmo e então não dá para imaginar a animação… eles paravam a perguntar se eu estaria em treino…e tive de explicar que era uma prova e tinha saído de Lisboa as 22h da noite, desconheciam que isto existia e ficavam espantados!! É engraçado como o espanto dos outros também nos dá força, estava na altura em que contava tudo para animar e dar força!
*
Parámos num café (escusava de ter de me expor nos ‘aseos’ naturais) e só ouvia o Lima, bla bla bla…quando saí tinha 10 pessoas a beber copos e a olhar para mim como se fosse uma ser do outro mundo! Deu-me uma vontade enorme de rir e ri as gargalhadas… o que disseste a estes Srs?!! Então lá foram mais umas palavras de força de quem não tinha a mínima ideia do sofrimento que seria este desafio, mas muita força deram!
*
E lá seguimos..S Pedro resolveu dizer que quem manda é ele e por achar que estava bem, resolveu testar a minha resistência a um pouco mais de dificuldade….era uma chuva fraca mas que me preocupava porque ainda faltava um pouco para o próximo abastecimento, o mais importante, 102km!!  Fui obrigada a colocar a manta térmica à volta para não me molhar. Bem ao estilo de criança fiz trombas durante 1 minuto porque detestei a ideia no entanto, depois agradeci a figura triste que fiz durante os kms que se seguiram! Não estava na passagem de modelos, o barulho era enervante, mas realmente foi uma boa ideia para me proteger  J e a chuva teimou em não passar…
*
101km…. O numero mágico!
*
Lima, quantos kms tens ai? 100…..100,50….101km!!!!! Brutal, naquele momento senti que tinha completado a distância que me tinha levado ali! As lágrimas escorreram-me pelos olhos, mas tinha uma alegria imensa!!! O Lima consegui encenar uma meta… ‘e está a passar a atleta Carla Andre pelos 101km’ e gritou e bateu palmas! Chorei às gargalhadas!!!!! Passado 1 km ‘bem’ contado…chego ao próximo abastecimento, 102km! J
*
Tudo molhado, continuava a enorme simpatia de toda a organização, um manjar para nós e mais umas fotos J
*
A partir dai tudo piorava um pouco, a altimetria, o peso dos kms nas pernas, o cansaço…mas a alegria de ter passado a mítica distancia confirmou-me a força para continuar aquilo que já tinha decidido há alguns kms atrás, vou até ao fim buscar o meu troféu! Os bastões que utilizei a partir daqui foram fundamentais!Só tenho de acabar e tenho o 2º lugar feminino garantido! Fácil, querem melhor que isto? J Algures bem mais atrás tive a ingenuidade em sonhar com o 1º lugar…ousei achar que chegaria antes da minha única companheira Analice! Efectivamente tive 119km na frente de batalha feminina mas rapidamente aquela atleta maravilhosa, que apeteceu-me abraçar sempre que me cruzava com ela, colocou asas e aí foi ela J
*
119km de emoção.
*
Feliz, com dores e com o objectivo em terminar, seguimos. A única preocupação que tinha seria cumprir a chegada aos 119km pelas 17h dado que era o último tempo limite (a partir dai não havia tempo limite), e consegui cumprir, num ápice e depois de uns valentes intermináveis kms, lá cheguei!
*
Aí tinha um presente à minha espera, uma sopinha quentinha!!!!!! Que maravilha, adoro sopinha, agora depois de uma boa dose de kms, sem dormir e com a pior parte pela frente soube mesmo a sonho! Chega a minha querida Analice e alguns atletas juntam-se, parecia que tínhamos combinado um convívio! Resolvi experimentar a massagem e de nada me arrependi,  estou habituada a massagem e gosto dela bem ‘pesada’ porque só assim faz efeito mas..depois de 119km nas pernas foi uma dor bastante diferente J Efeito: pernas ressuscitadas e prontas para o estágio quase final, agora já era permitido fazer contas, faltavam só 27km!...mas pelo meio tinha outro abastecimento, o que era bom para gerir psicologicamente a distância. Fui enganada, disseram que estariam numa localidade após uma descida e antes da subida, mas para ter direito ao abastecimento tive de penar uma enorme e interminável subida! Mas o abastecimento ficou a meio..seguia-se um enorme calvário de calhaus que não terminava…não me aventurei e subi como se levasse um quadro de milhões ao colo… só pensava, magoar-me aqui seria desnecessário, estou a chegar ( ah pois estás!! prepara mas é a bússola!!!!) … foi uma pena estar nevoeiro porque a paisagem era maravilhosa, mais uns caminhos sinuosos, desta a descer…já não sabia o que preferia, a subida dos calhaus ou a rampa dos calhaus….ufff…cheguei inteira J
*
Minde…
*
Último abastecimento, Minde! Mais uma sopinha maravilhosa, umas enormes palavras de força,  preparar o corpo para o frio e a mente para as subidas, e para o percurso que se seguia!
*
Neste momento a minha alegria era absoluta, ia conseguir terminar, não podia encarar de outra forma, nem que gatinhasse, rebolasse os últimos 16km tinham de ser feitos! Tinha corrido tudo tão bem até agora que não havia hipótese, cada vez mais acreditava e não acreditava, que estava tão perto…
*
Os caminhos perdidos de Fátima...
*
A prova e as enormes dificuldades começaram ali… dores nas pernas, fazer contas aos últimos kms a caminhar era aterrador, então resolvi voltar à 1ª classe e não fazer contas, fazer apenas a excursão… ainda estava de dia quando partimos mas começou a anoitecer… nas subidas caminhava mas nas descidas gritava, Lima vou pôr música no máximo, não te oiço mas tenho de conseguir correr para ganhar tempo.. as dores de cansaço eram imensas mas corria… o que podia e o que não podia…vinham as subidas e ficava feliz, ufff, vou descansar um pouco e andar..  Não fazíamos a mínima ideia de quantos kms faltavam, os marcos diziam uma coisa, o contador da bicicleta outra…e resolvi esquecer… seguir no mesmo registo, correr nas descidas e andar nas subidas…  o desespero já era muito, nunca mais acabava…havia vezes que nem nas descidas me apetecia correr e ouvia ao longe (dado o volume da música) o Lima a gritar, é a descer…houve momentos que pensei, vou atirá-lo ao chão, bolas, fiz birra… eu é que tinha 140  kms nas pernas!!! Mas começava a correr… tinha de andar muito e a distância parecia não diminuir… o escuro fez misturar os marcos, as linhas azuis, amarelas, já se viam indicações por todos os caminhos, por outro lado haviam cruzamentos sem qualquer indicação…deixámos de ver os marcos e desesperadamente ligamos à organização…’vocês enganaram-se nas eólicas ’ não quis acreditar quando virei costas e vi as eólicas TÃO longe … tantos kms , desespero e tinha de voltar para trás…respirei, rezei, volume da música no máximo e segui… as lágrimas começaram a vir…. mas guardei  esse sofrimento para mim…. Lá chegámos às famosas eólicas e lá descobrimos o caminho enganado….seguimos…noite serrou… nunca mais acabava… a organização ligava para saber se a miúda estava bem, e o Lima só dizia, está óptima, ainda corre!! Nem sonhavam o meu desespero mas na minha cabeça só tinha uma mensagem, não vou desistir, nem que chegue as 4h da madrugada eu vou ver aquela meta!… quando o Lima se afastava chorava, chorava…. de desespero…dor, cansaço…sono… Aqui tomei mais um gel de cafeína .. deu-me animo…mas não tirou o cansaço e as enormes dores… Deixámos novamente de ver os marcos e tivemos de voltar atrás novamente…que confuso, como é possível, a noite não ajudava… fomos com mais calma e lá demos com uma estrada de alcatrão absolutamente fantasma… avistava-se muito longe uma claridade… havia de ser Fátima, mas era tão longe! Como é possível!?  O Lima pedia para os carros pararem, mas ele achava que algum doido parava o carro à frente de dois seres estranhos no meio da estrada!?? Seguimos, seguimos, até que vimos a placa que dizia ‘Freguesia de Fátima’…mas Fátima nem de longe…. Continuei, já chorava e corria, tudo ao mesmo tempo enquanto o Lima seguiu para ver se não estaríamos a andar ao contrário… se isso acontecesse… atirava-me ao chão! Mas levantava-me claro!!
*
A imagem  e os momentos que não mais esquecerei….
*
Até que chegou o momento que nunca esquecerei….avistei muito ao longe, mas avistei, a Torre do Santuário de Fátima, parei e chorei desalmadamente, não consegui controlar, não acreditava que estava mais próximo, já via o rumo…recomecei a correr com forças que não sei de onde vieram, agradeci mil vezes a Nossa Senhora por tudo o que me estava a dar,  estava viva e ia terminar o meu Sonho! Descobri que estava a 1km da rotunda e continuei cheia de dores e com as lágrimas, já mais controladas pela audiência que me esperava! Tive uma recepção também inesquecível  tinha a organização em peso para me receber e correr comigo os últimos 500 metros … !!! Confessaram-me mais tarde que andei por lá a comovê-los também!
*
Eu só dizia, não me mintam, é mesmo já ao fim dessa subida?!! Sim, diziam e brincavam comigo dizendo que não conseguiam acompanhar o meu ritmo de corrida! Deixei de sentir dores e corri desalmadamente!  É já ali, é já ali e…… E passei aquela meta que me está a fazer chorar neste momento em que escrevo isto e que não esquecerei nunca!!!
*
Aí dei ordem de soltura às minhas lágrimas e não me consegui conter, abracei o meu anjo da guarda a quem devo ter terminado esta prova! Sem ele nunca teria terminado, não tenho palavras para agradecer a decisão de abdicar da família, do sono, do descanso e a dureza de fazer este percurso todo de bicicleta a ritmo de corrida, simplesmente para alguém cumprir o seu sonho!
*
E agradeci a Nossa Senhora, sou crente e só consigo acreditar que não foram as minhas pernas, não foi a minha mente, foi algo mais que me levou até ali e que me permitiu dizer a toda a gente: Consegui!!!
*
Fui levada para o Hotel para entrega dos merecidos prémios
, banho de água gelada e regresso a casa para abraçar o Hugo e ele me dizer, eu sabia que conseguias!
*
E durante 3 dias andei a chorar pelos cantos porque não acreditava que tinha conseguido! Sinto-me cheia e preenchida, foi uma prova espectacular e desafiante, para a mente e para o corpo!! Para quem acredita no poder da Fé tem um peso ainda maior!!
*
Nunca devemos desistir dos nossos sonhos, eu não desisto dos meus nem que para isso tenha de cair e levantar-me várias vezes!
*
Obrigada pela grande coragem de chegar até aqui e ter conseguido ler estas linhas simples mas sentidas!
*

Até ao próximo desafio! 

10 comentários:

  1. Muito gratos por nós ter dado a honra de publicar neste nosso / vosso modesto espaço a sua extraordinária, e comovendo, aventura.
    Até ao próximo desafio!
    Com um sentido abraço de todos os colaboradores do Último Quilómetro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Jorge Branco e espero ter muitas mais aventuras para contar pela frente :)) Carla André

      Eliminar
  2. Tanto queria dizer à autora destas fantásticas linhas mas estou demasiado comovido para comentar seja o que for. Mas julgo que ela e todos que leram este relato entendem o que quero e não consigo dizer.

    ResponderEliminar
  3. Foi comovente ler esta tua odisseia, muito poucos compreenderão todos aqueles momentos vividos, por mim aqui deixo uma palavra de imensa admiração pelo grande feito que obtiveste. Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Uma experiência fantástica e uma atleta de força! Viajei com esta aventura. Muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Absolutamente fantástico. Chorei...Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Ontem já tinha visto que o UK tinha publicado este fabuloso texto. Mas logo percebi que era um texto que eu queria ler com muita atenção, por isso deixei para hoje para poder lê-lo como ele merece e desfrutar desta fantástica viagem com a Carla André.
    Uma aventura espectacular e uma atleta muito corajosa e motivada. Com certeza que mais aventuras se seguirão. Parabéns por este ultra desafio superado!

    ResponderEliminar
  7. Faço minhas as palavras escritas da Isa.

    Estimada Carla, coragem não é conseguir ler aquele belo texto, coragem é partir para os, tão desejados, 101km e completar praticamente 150!

    Rápida e boa recuperação e muitos Parabéns por esta bela proeza!

    Orlando Duarte

    ResponderEliminar
  8. A esta distância da prova ainda me fizeste choramingar várias vezes a ler isto e revivi contigo alguns desses momentos, o abastecimento dos 30, dos míticos 101km + 1 :)e do ver-te surgir finalmente do escuro e entrares no parque de estacionamento de Fátima, vinda do nada, onde te acompanhamos nos metros finais. E lembrei-me também da tua carinha de alegria, a mesma que também tinhas em Ronda e que voltaremos a fazer no ano que vem ok?. Abracinho apertado.

    Carlos Pinto Coelho

    ResponderEliminar
  9. Obrigado... apenas... sou emotivo como sabes...
    Repetiremos muitos destes momentos em breve, conto com essa inabalavel fé para conseguirmos mais um feito épico.
    Conta comigo!
    Beijinho Ultra!
    OMD!!!

    ResponderEliminar