domingo, 28 de abril de 2013

José Carvalho e Rosa Madureira vencem 11º TRAIL DE AROUCA - SENHORA DA MÓ

José Carvalho (Núcleo de Atletismo de Vila Real) e Rosa Madureira (FC Penafiel) venceram, este domingo, o 11º TRAIL DE AROUCA - SENHORA DA MÓ, 3ª etapa do CIRCUITO NACIONAL DE MONTANHA 2013. 
*
Atacando decidido as primeiras rampas do duro percurso Arouquense José Carvalho cedo destacou-se da restante concorrência terminando os 13,5 km do 11º TRAIL DE AROUCA em 1:00:14. 
*
Seguiram-se-lhe, já a 20 segundos, Abílio Pereira (Águias de Alvelos), o qual garantiu a segunda posição sobre Vítor Barbosa (GDC Castelo de Paiva) já na longa e bastante técnica descida final do alto da Senhora da Mó para Arouca. 
*
No setor feminino Rosa Madureira (FC Penafiel), sem oposição digna desse nome, triunfou com cerca de 9 minutos sobre Patrícia Serafim (Clube de Praças da Armada) a qual, por seu lado, distanciou por idêntica margem Carina Pinho (Clube de Praças da Armada), ocupante do degrau mais baixo do pódio. 
*
Por escalões, para lá dos sucessos dos já referidos José Carvalho e Rosa Madureira, respetivamente em Elites Masculinos e Elites Femininas, registaram-se os triunfos de Helena Mourão (GDC Castelo de Paiva) em F40, Aires Sousa (FC Penafiel em M40, Belmiro Ferreira (Leões da Guarda) em M45, Benjamim Soares (Grupo Amizade) em M50, Augusto Pereira (CCD Gondomar) em M55 e Manuel Vieira (GDC Castelo de Paiva) em M60
*
Colectivamente a vitória sorriu ao GDC Castelo de Paiva seguido das formações do FC Penafiel e Os Gaienses - Toyota.
*
O CIRCUITO NACIONAL DE MONTANHA prossegue, a 26 de Maio, nas encostas de Sintra e falésias da ponta mais ocidental da Europa, com a realização da 7ª CORRIDA DO GUINCHO "ENTRE SERRA E MAR"
*
 Mais informações em http://arouca.terrasdeaventura.net
*
Classificações disponíveis clicando aqui.
Informação e fotos disponibilizados pelo Terras de Aventura. 

4 comentários:

  1. Olá Jorge,
    ontem participei nesta prova....durissima, com algumas subidas de autêntica escalada e uma descida final "assombrosa". Embora a distância seja "curta" (13,5kms), a prova é bastante exigente. As paisagens do Geoparque de Arouca são fantásticas. Gostei muito e para o ano se puder voltarei - aconselho vivamente.
    Fazer esta prova num tempo de 1h (houve 3 atletas a fazê-lo) é absolutamente brutal - não sei como é possivel, 13,5km/hora com estas subidas e descidas??? Meu Deus....gostava de os ter visto a subir e a descer aquelas encostas a essa velocidade....eu só os vi no inicio e depois no fim (já estavam eles de banho tomado e de cervejinha na mão) :D
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezado amigo eu fiz essa prova em 2010 precisamente no dia em que fiz 50 anos (e com direito ao dorsal 50)!
      Foi lindo! Pouco depois da partida já estavam elementos de apoio à prova a catarem-me os parabéns a você e no final da prova ainda tive direito a bolo e tudo!
      Fui o último classificado, "parti-me" todo mas é uma prova e uma gente que nunca mais esqueço! Estão no meu coração.
      Ainda tenho esperança de lá voltar um dia mas não é fácil pois fica muito longe e a minha situação de desempregado de longa duração não me permite essas despesas.
      Julgo que o percurso actual da prova tem algumas modificações mas já na altura não era nada fácil e a descida final penso ser igual.
      Há atletas que "voam" em locais que eu apenas rastejo!
      Mas o fascínio da montanha é esse mesmo a superação pessoal!
      Na estrada já não tenho essa motivação e esse prazer pois jamais farei as marcas de outros tempos agora que sou um corredor mesmo de fim de pelotão.
      Na montanha só o acabar é um prazer enorme!
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Segundo ouço, esta prova é mesmo para especialistas de montanha.
    Já vi fotografias dessa descida (noutras edições) e como é que se conseguem fazer essas médias?!? Impressionante!!!

    ResponderEliminar
  3. Como sabes tive o prazer de fazer essa prova no dia em que fiz 50 anos!
    É daqueles momentos que marcam uma vida!
    Não sou um especialista de montanha, não tenho nenhumas condições morfológicas para esse tipo de provas (antes pelo contrario) mas gosto imenso desse tipo de provas.
    A descida eu fiz de "gatas" agora como descem os especialista já te mando uma foto!...
    Abraço.

    ResponderEliminar