domingo, 31 de março de 2013

A “MENINA” ANALICE CORRE ATRÁS DE UM SONHO!

Quando no mês de Abril do já longínquo ano de 1987, na parte final da 2ª edição das 12 horas de Vila Real de Santo António, um atleta me disse em plena prova “você é como a brasileira, nunca pára!” tenho de confessar que não entendi nada!
A Brasileira era nada mais, nada menos, que a Analice. Tinha vindo fazer os 100 km de Santander e dai veio para Portugal e por cá ficou.
Nessa 2ª edição das 12 horas de Vila Real de Santo António viria a ser a vencedora feminina, com a excelente marca de 100,9 km e um extraordinário sexto lugar na classificação geral!
Se é verdade que essa minha participação nas 12 horas me permitiu alcançar um resultado de relevo na minha vida de atleta do meio de pelotão quem me dera a mim “ser como a Brasileira”, que não mais parou de surpreender tudo e todos, devorando quilómetros com uma facilidade incrível.
Hoje a “menina” Analice tem 69 anos e embora a sua nacionalidade seja Brasileira podemos dizer que já foi “nacionalizada” pelos corredores de Portugal, que a consideram como sua!
Dificilmente se encontrará algum corredor que não conheça esta pequena, enorme, mulher e não nutra por ela uma grande simpatia e um profundo respeito.
Ultra Maratonista de grande gabarito e de uma simplicidade contagiante.
Esta “menina” que teve toda uma vida muito dura, e que passou por provações que poucos aguentariam, esta “menina” de 69 anos, que nunca teve infância e que na realidade jamais foi menina, nunca perdeu o sorriso contagiante, a simplicidade e gosto pela vida.
Mas a “menina” Analice tinha um sonho. Um sonho que nunca pensaria poder ser realizado pois a dura vida de trabalho que sempre teve não lhe dera condições para isso.
A “menina” Analice sonhava correr um dia a Marathon des Sables.
Ao saber-se do sonho desta grande atleta gerou-se um extraordinário movimento de solidariedade, lançado e encabeçado, pelo nosso grande campeão Carlos Sá, com vista a se conseguir angariar apoios que tornassem possível a participação da “nossa” Analice nesse grande desafio que é a Marathon des Sables.
Com o apoio solidário e fraterno de centenas e centenas de corredores anónimos e de algumas empresas a menina “Analice” vai começar a correr atrás do seu sonho no próximo dia 5 de Abril, quando for dada a partida para aquela que é considerada uma das mais duras, senão a mais dura, prova de corrida do planeta.
Daqui desejamos à Analice a maior felicidade do mundo no cumprimento desse sonho.
Sabemos que vai ser uma tarefa muito árdua e não isenta de sofrimento mas conhecemos a capacidade de resistência dessa extraordinária mulher. Sabemos, igualmente, que ser-se ultra maratonista pode implicar algum sofrimento mas é da transposição do mesmo que vem advêm a felicidade.
Mas também queremos dizer á Analice que não tem nada provar a ninguém, nem sentir qualquer tipo de pressão, mas tão simplesmente correr atrás do seu sonho com tão bem o sabe e gosta de fazer.
Que a “menina” Analice não tenha medo de desiludir todos os que a ajudaram a correr atrás do sonho. Julgamos que cada um que contribui para esta grande atleta estar na Marathon des Sables simplesmente quis proporcionar a realização de um sonho à Analice e retribuir, muito modestamente, tudo o que ela tem dado ao desporto favorito de todos nós.
Temos a certeza que a Analice sairá vitoriosa de mais esta jornada e cumprirá o seu sonho mas, seja qual for o resultado, ela será sempre uma vencedora, pois muito poucos ousam sequer enfrentar tamanho desafio, mesmo sendo bem mais jovens (no documento de identidade, porque em espírito e coragem ninguém bate a Analice!) e com condições de treino radicalmente diferentes.
Sabemos que a Analice levará cada um de nós nesse seu coração tão grande e generoso em cada km que percorrer nas areias do Saara a caminho do seu sonho.
A Analice pode contar connosco para estarmos aqui a “correr” com ela a todo o momento. 

8 comentários:

  1. Hoje domingo de páscoa que segundo a bíblia é o dia da ressurreição.
    E aproveitando este post,nada melhor que relembrar que um Atleta cujo o nome não me lembro,á algum tempo escreveu um livro sobre o pelotão do atletismo e escreveu que a Anilice já tinha falecido(mais tarde veio pedir desculpa)claro que o escreveu sem intenção.
    Alexandre Beijinha

    ResponderEliminar
  2. Disseste tudo o que vai na alma de todos que conhecem a Analice!

    ResponderEliminar
  3. Fico a torcer pela Analice, por quem também tenho uma enorme admiração, que já vem desde há muito, mas que aumentou quando fui sabendo, pelos jornais e revistas da especialidade, da sua história de vida.
    Fico a torcer tanto como quando os melhores cá do burgo, que admiro (quase todos), vão lá fora representar-nos nas grandes competições. Sei, pelo que tenho lido, da enorme dificuldade da prova, "a mais difícil de todas" dizem e eu acredito.
    Repito as palavras, tantas vezes ditas quando ela passa por nós nas corridas em que participámos juntos ou, agora que isso já não acontece porque o desatleta "encostou às boxes", quando a vejo ir, sempre com o seu ar determinado, a caminho da meta: "Força, Analice" !

    ResponderEliminar
  4. Belo post Jorge, nunca é demais lembrar esta senhora, que é um exmplo para todos, não só pelo que corre, mas pela história da vida dela, das difculdades que a vida lhe colocou e que ela, com a sua persistência nunca se deixando ir abaixo, sempre soube ultrapassar - é essa força que Analice tem, que a ajuda a ultrapssar os obstáculos tb na corrida, e é essa qualidade que lhe vai permitir ultrapassar este desafio, o sonho da vida dela, que ela merece concretizar. Eu aqui estarei para aplaudir em primeira linha. Vi-a pela primeira vez num trail que fiz em Sicó, e fascinou-me mesmo sem a conhecer. Força Analice.

    ResponderEliminar
  5. Grande Analice!
    Bonito e sincero texto.
    A Analice já é uma vencedora, mas com a força de vontade que tem, ela consegue tudo!
    Força Analice!
    Beijinhos Jorge.

    ResponderEliminar
  6. Jorge Branco, um post muito oportuno.
    Toda a gente do pelotão conhece a Analice e tem por ela grande admiração. É uma vencedora. Espero ter a determinação dela e saúde, para com aquela idade andar por aí a correr.
    Que corra tudo bem na perseguição do seu sonho.

    Estaremos todos a torcer por ela.

    ResponderEliminar
  7. Belo texto, Jorge.

    Já tive o prazer - e a honra - de correr por momentos ao lado da Senhora Analice.

    Desejo-lhe tudo de bom, nesta dura prova e também na vida, pois ela merece!

    ResponderEliminar