segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A CULPA É DO FERNANDO ANDRADE!


A culpa é do Fernando Andrade!
Ora aqui está um daqueles títulos, muito em voga em alguns jornais sensacionalistas e muito pouco rigorosos.

Mas como aqui queremos ser rigorosos e justos (pelo menos tentamos) vamos lá ver qual é a culpa do director da Meia Maratona de São João das Lampas.
Quando conheci o Fernando A. há três anos estabeleceu-se logo uma empatia e amizade entre mim e esse GRANDE cidadão de corrida.
Dessa amizade nasceu a minha ida a São João das Lampas na versão mini.
Como já contei neste espaço, dessa minha participação nasceu o desafio lançado pelo culpado Fernando Andrade: “Para o ano é a grande!”.
E no ano passado, como já muitos certamente leram aqui fui mesmo fazer a “grande”, mas o que foi mesmo enorme foi a luta para acabar a prova e o “empeno” que apanhei!
Este ano (não tenho juízo) voltei à Meia de São João das Lampas. mas este voltar tinha um se muito complicado.
A prova era na véspera à tarde da Corrida da Festa do Avante, que se realizou domingo de manhã!
Vou confessar aqui uma coisa publicamente: sou, assumidamente, bígamo!
Tenho dois amores! Os meus dois amores são as Lampas e o Avante!
Impossível optar por uma em relação à outra!
Impossível fazer essa maldade ao Fernando Andrade, que era ir ao Avante e não ir às Lampas e a solução contrária, também nunca a faria! Era uma ofensa aos meus amigos, fraternos e solidários, empenhados num mundo mais justo e igualitário para todos, da Quinta da Atalaia!
Solução para este problema de bigamia?
Alguém desse lado a tem?
No meu caso só via duas possibilidades:
Não fazer prova nenhuma ou fazer as duas!
Quem me conhece sabe bem que o meu nível de performances atléticas está na razão inversa do meu juízo: cada vez tenho menos capacidades atléticas mas cada vez estou mais “maluco”!
Optei por ir às duas provas!
Claro que não fui o único e houve quem fizesse coisa ainda “pior”.
Mas se alguns nem têm coragem de ir a São João das Lampas (atletas a sério, ao contrário do estropiado que escreve estas linhas!...), outros fazem as duas provas mas são doutro campeonato e aquilo não lhes custa mesmo nada.
Eu propunha-me fazer uma prova, em que no ano passado acabei em extrema dificuldade. e cerca de 14 horas de depois estar na Corrida do Avante.
*
NO TVG E A FUGA DO MESMO!
Para as Lampas tinha uma estratégia fácil: criou-se um grupo via Facebook, (logo apelidado de “TVG das 2:30” pelo Fernando Andrade!) que se proporia fazer a prova para o tempo das duas horas e meia.
O “maquinista” do TGV seria esse grande atleta e homem fraterno que dá pelo nome de Joaquim Adelino, que foi, desde a primeira hora, quem assumiu querer ter a gentileza de fazer a prova comigo, além de me ter dado boleia para a prova e ainda se desviar do seu percurso para casa no regresso, a fim me deixar perto da casa de um familiar, onde eu pernoitei antes de ir para o Avante
A mim e ao Adelino juntou-se a Ana Pereira, uma das mais mediáticas participantes de blogosfera corredora e a “mãe” da mesma!
Outro amigo que faria parte dessa “TGV” seria o António Pinho e estava prometida a presença da Susana Adelino mas ela, na partida, lembrou-se que era atleta que já ganhou provas, e foi por ali fora, só tendo parado com uma subida ao pódio!
Outros amigos se juntaram a este “comboio”.
A estratégia estava montada, parecia “fácil” e lá fomos nós estrada fora.
Parti sempre na cauda do “TGV”, a travar o mesmo com todas as cautelas.
Sou homem de partir sempre com calma!
Ia tudo bem até começarem as subidas, de princípio sem problemas. O pior veio depois:
aparece-me uma daquelas subidas extremamente sensuais e provocantes, a piscar-me o olho, a dizer-me baixinho ao ouvido: anda comigo, sei que tu gostas de mim, que até subias bem! Uma autêntica provocação!
Quase que jurava que a subida estava “feita” com o Fernando Andrade para me fazer aquilo!
Conclusão: com tanta sedução, eu vou por ali acima e começo a afastar-me dos meus amigos do TGV! Eu não queria, mas aquela subida era irresistível.
Depois, depois ainda tentei recolocar-me junto deles, andei em ziguezague, aproveitei as descidas, que são umas bruxas horrorosas de meter medo, para ver se travava e eles me apanhavam, mas nada!
Acabei por desistir do TGV e ir à minha vida mas sempre a tentar pensar que o Avante era “logo a seguir”.
Com tudo isto chego aos 12 km e a São João das Lampas bem melhor que no ano passado (incomparavelmente melhor).
Daqui começam as contas dos corredores de fundo, a parte psicológica a tentar enganar as pernas e a pensar: ok, chegar aos 15 e depois entra-se em contagem decrescente.
Enfim não se pode dizer que foi fácil o final porque as sedutoras subidas e as bruxas das descidas fazem o seu estrago,
Faltava ali mais treino em terreno acidentado e mais uns quilómetros nas pernas.
Mas deu para acabar a prova com cerca de 10 minutos a menos que o ano passado e ainda entrar na meta feito “maluco” a “fazer de avião”!  
*
AVANTE!
Como se faz uma prova vindo de outra, que nos deixou em tal estado que de noite até se tiveram alguns ataques de cãibras, enquanto se tentava dormir alguma coisa?
Eu explico-vos!
Primeiro ir para a partida cheio de medo do que ia acontecer, nem ter coragem para fazer alongamentos, ou experimentar correr uns metros!
Depois partir estilo ai, ui, ai, ai, mas que com o aquecimento lá se melhora um pouco.
Usar de muita calma, mas mesmo muito calma, durante aqueles 11,340 km, sempre a ver se não se “partia” nada especificamente, porque no geral já se estava todo partido!
Mas fez-se! Entrou-se na recta da meta emocionalmente feliz, a saborear como nunca aquela recta!
Dezenas de atletas vinham em sentido contrário, já com a sua prova terminada, alguns incentivavam o “coxo” e eu ria-me, por dentro e por fora, e pensava: se soubessem de onde venho!
Aquela entrada no funil ao som do “Venham Mais Cinco” do Zeca Afonso ia-me levando às lágrimas!
Está feito!
Quando tinha a mania que era atleta, sempre me faltou a coragem de fazer uma coisa destas e agora falta-me o físico mas sobra a maluquice!
*
MAS, E ONDE ESTÁ A CULPA DO FERNANDO ANDRADE?
É verdade! Isso está mal explicado!
A “culpa” dele é ser a alma e o coração da melhor Meia Maratona de Portugal, há 36 anos!
Estou apaixonado por aquela prova!
É uma paixão recente mas avassaladora!
Quem pode não amar o carinho com que cada atleta é recebido e tratado naquela meia maratona?
Amo aquele público que nos espera e incentiva ao longo do percurso, as crianças que esticam a mão para lhe darmos uma palmada, a paisagem, aquele percurso em oito que me deixa feito num oito, aquelas rampas sedutoras e sensuais, a melancia que se come sofregamente no final, aquela recta da meta, com tapete verde e os vasos, aquele pórtico (a meta mais linda de Portugal), aqueles pequenos, grandes, pormenores deliciosos como a colocação de dois relógios de cozinha aos 5 e aos 20 km (para a gente saber a quantas ia!), a simpatia do pessoal do abastecimento, o isotónico dado em copo aos 15 km, sem os patrocinadores nem os desperdícios das provas ricas mas com dado com muito carinho, aquela passagem aos 12 km em São João das Lampas que é das maiores provações psicológicas que conheço, amo o tanque do “Joaquim Adelino” e aqui para nós que ninguém nós ouve até amo as bruxas das descidas que dão cabo de mim!
Amo aquela prova e a paixão é irracional! O grande culpado deste amor todo é, já sabem, o meu amigo FERNANDO ANDRADE.
Claro que um barco não navega sem tripulação, mas sem um excelente comandante nada feito!
OBRIGADO FERNANDO.
*
AMIGOS MAIORES QUE O PENSAMENTO:
As pernas e a loucura são minhas mas este projecto não se teria concretizado sem três grandes amigos e eles são, por ordem alfabética, Alex, João Lima e Joaquim Adelino.
*Foto retirada do Facebook de Vitor veloso*




12 comentários:

  1. Parabéns, acabou e melhorou o tempo, que bom.
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Acho que com essas provocações todas era difícil resistir ao charme de São João das Lampas. Sinto o mesmo pela Nazaré e percebo bem essa paixão que nos arrasta e nos faz ultrapassar limites que pensávamos como intransponíveis. Tenho uma certa pena de se realizar numa altura em que estou invariavelmente de férias, mas não há volta a dar, aquelas rampas, "sensuais" e "sedutoras" só as gozo mesmo à noite, noutras datas, bem mais frescas e geralmente molhadas. Não deixo de as gozar e de gozar tb o prazer de partilhar esses momentos com um Homem que gosta do que faz e faz o que gosta, com os Amigos.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Jorge
    Estou sem palavras, depois do que li. Mas não é justo que a "culpa" seja minha. É mais da restante equipa do que minha. Porquê? porque eu gosto de correr e, como tal, tenho também a obrigação de promover a Corrida, enquanto que aos meus amigos da organização, a corrida não diz nada. Esses sim, entregam-se a uma causa que não é a deles e possibilitam a Festa da Corrida. Por isso, sempre que se fala de "Fernando Andrade" esse é o que mais beneficia da "popularidade" mas é o que menos sacrifício faz. Correr a correr, ou correr a organizar são duas vertentes da mesma Corrida, essa estranha e apaixonante modalidade. Mas o que eu quero é repartir com todos os meus colaboradores, as felicitações e a boa apreciação que os corredores têm feito do nosso trabalho.
    E a estes, que têm tido um papel preponderante na divulgação da prova e a quem se deve o crescimento dos últimos anos, quero enviar um agradecimento muito especial e3 um forte abraço. Bem hajam.

    ResponderEliminar
  4. Grande, sentida e divertida crónica de quem conseguiu um grande feito.
    Parabéns Jorge!
    E parabéns ao Fernando Andrade, grande culpado pelo sucesso que esta prova provoca no coração dos que a conhecem. E como todos os culpados têm que levar uma pena, a sua foi este ano ter subido mais de 100 classificados em relação a 2011! Ora toma! :)

    ResponderEliminar
  5. Pela primeira vez trocámos umas palavras pessoalmente, palavras rápidas e de ocasião que o momento não estava para mais. Um aperto de mão no inicio das Lampas e uma palmada na chegada do Avante foi o suficiente para perceber a empatia nesta nossa "maluquice", que para mim ainda é recente, mas que nos é comum. Mais oportunidades virão, estou certo, para falarmos um pouco mais.
    Forte abraço!!!

    ResponderEliminar
  6. Jorge, foi um prazer correr consigo, pena que tenha sido tão pouco tempo, mas tivesse tido pernas, não é? pois...não tive.

    Olhe, isto de se deixar guiar pelo coração é uma chatice, vulgo maluquice, mas que é o sal da Vida, ai isso é!

    E...diz esta outra maluca: "E venham mais cinco..." a cortar a meta?! Mas porque é que eu não fui ao Avante???!!! Para o ano não falho e claro, as Lampas são para sempre! Lá estarei também.

    ResponderEliminar
  7. Quando se junta a determinação de alcançar objectivos e a fé em concretizá-los não existe nada que nos impeça de lá chegar, apenas precisamos de dar o passo em frente bem apoiado quer fisicamente quer pela força mental que nos é própria, depois temos tudo o que nos rodeia, principalmente os amigos, que são uma das bases fundamentais para o nosso equilíbrio permanente, saber reconhecer isso é estar a solidificar a amizade e a lançar sementes com vista ao fortalecimento universal de valores por vezes tão afastados da humanidade como a amizade, fraternidade e solidariedade. É isto que conta e foi isto que ficou expresso nas suas palavras e acções. A Meia Maratona de S.João das Lampas vive e prossegue não só através dos que têm a preocupação de a pôr de pé mas também dos seus aderentes e visitantes, é por isso que o crescimento desta prova é um sucesso e isso deve-se à persistência desinteressada deste nosso amigo comum Fernando Andrade.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns!!!
    Objectivo cumprido com sucesso e isso é que importa :-)

    Para o ano há mais e melhor se possivel ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Caro Jorge Branco;

    Ainda bem que existe um culpado. E que o mesmo continue a ser culpado por muitos anos.

    Em relação à sua "maluquice" , ainda bem que se sente assim, pronto para isto é bom sinal. Isto de misturar" as rampas das lampas com a festa do avante não é para todos, é para quem é bígamo e atraído sensualmente pelas subídas....!!

    Um abraço amigo dos Xavieres

    ResponderEliminar
  10. Duas provas em dois dias seguidos!?!
    Uma meia-maratona num dia e mais 11 km no dia seguinte!?!
    Minha mãe! Isso é que é paixão e dedicação.
    Gostei muito de ler esta crónica. Dá para perceber que de facto se vive um espírito especial na Meia das Lampas. Para o ano conto estar lá.

    Obrigada por partilhar todos estes momentos que viveu!

    ResponderEliminar
  11. E pronto...agora só com um ano e meio de atraso :D....espectáculo!!! Parabéns, pelas provas, mas tb muito pelo texto arrebatador e apaixonado...dá gosto ler textos assim. Um dia tenho que ir às "Rampas" enamorar-me...isso é certo!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos.
      As "Rampas" ficam muito longe para ti mas um dia tens de lá ir! Ninguém é meio maratonista em Portugal sem ter corrida a Meia Maratona de São João das Lampas!
      Um abraço.

      Eliminar