quarta-feira, 15 de agosto de 2012

UMA AVENTURA PELAS AREIAS…

Por: Carla André


Tudo começou no  dia 5 de Dezembro… No dia 4 de Dezembro tinha completado a minha primeira maratona, foi emocionante conseguir alcançar o meu objectivo e pertencer ao estatuto de maratonista! Que orgulho…
No entanto o ser humano é insatisfeito por natureza  e aquilo que me preencheu no dia 4 deixou de me preencher no dia 5, e quando acordei pensei, qual vai ser o proximo desafio?
Levei algumas semanas a pesquisar, pelo meio fazendo uns treinos curtos para relaxar da maratona até que algum tempo depois o cliq deu-se.. a UMA seria muito interessante!
Entretanto no início do ano fiz os meus primeiros treinos com o PR, grupo que conheci pessoalmente  apesar de já pertencer virtualmente há algum tempo.
Expressei logo a minha próxima intenção o que tornou o tema ‘areia’ e Carla André, verdadeiros sinónimos.
Todos os treinos onde existia areia, por poucos metros que fossem, todos diziam, olha a areia para a Carla treinar!
Para muitos era brincadeira mas para mim a intenção era muito real. Li muito sobre a prova, conselhos, experiencias, ouvi as mais diversas opinioes, ouvi varias vezes comentarios de que não deveria fazer, más experiências, boas, etc.. Tive ao meu lado as mais diversas opiniões, não faças, vais ficar com uma lesão para o resto da vida, nunca mais vais poder correr, é perigosíssimo… mas srs, eu não vou para a 2ª guerra mundial!! A prova repete-se todos os anos, muitas pessoas repetem, será assim tão má? Era concerteza um misto de preocupação com um misto de inveja pela coragem e loucura, só podia.. mas como é obvio nada me demoveu, sou de natureza teimosa e só creio nalgumas opiniões depois de as compovar por mim própria!
Nunca fui dependente de ninguém para entrar nos meus desafios por isso segui em frente, continuei a estudar tudo a que respeita à prova, a decisão ainda não estava a 100%....
Comecei por incluir areia nos meus treinos regulares, tenho a sorte de morar junto às praias da linha portanto era facil fazer umas pequenas incursões ao areal, gostei da ideia!
Para cimentar a minha decisão a 100% inscrevi-me na prova meia maratona da areia que se realizou a 06/05. Engraçado que algumas pessoas consideraram já na altura que iria efectivamente para a 2ª guerra Mundial por se tratar de 20km na areia. Efectivamente pelo que li parece que a Natureza nos brindou com um verdadeiro tapete de areia neste ano, adorei a prova, sai de lá maravilhada e a imaginar o extenso areal de Melides! Mal sabia eu que o areal de Melides era tão mais fofinho, o que não era necessariamente muito bom…
Cheia de auto confiança resolvi no dia 20/05 ir verificar o local do crime, Melides! Ora bem, o que por lá encontrei deixou-me verdadeiramente preocupada. Decidi que iria efectuar o primeiro treino longo em areia de cerca de 20 km (hoje esta ideia dá-me vontade de rir). Quando lá cheguei a vontade tornou-se pequenina e só consegui uns miseros 5km… os pés enterravam-se até ao outro lado do planeta… pensei… se 5km foram um tormento, como serão 43? Mas como encontro sempre justificação para algo que corre mal a palavra foi, estava muito vento, maré cheia, pescadores a impedirem-me a passagem, gaivotas, etc… no dia 22 de Julho não vai estar assim, portanto, siga em frente!
Em Junho iniciei os treinos mais longos e juntamente com os ‘UMA’ do PR combinamos umas sessoes de preparação para o grande dia! Dia 07/06 tínhamos combinado ir juntos fazer um treino longo de 30km na Costa da Caparica. Desencontrá-mo-nos e não consegui iniciar com o grupo, então como sou corajosa parti sozinha rumo à Lagoa de Albufeira no sentido de fazer os 15km para lá e 15km para cá. À ida cruzei-me então com a malta UMA e percebi que tinha estado à espera em vão, mas ali vou, uns mais e outros menos incrédulos de que sozinha não iria conseguir terminar o 1º grande treino.
Mas como costumo dizer que a mente é muito mais forte que o corpo, lá terminei o primeiro treino de 30km com sucesso! Confesso que tive mais dores no fim deste treino do que no fim da Maratona de LX! Muito duro!
Mas enfim, um banho de água gelada quando cheguei a casa e estava pronta para outra.
Dia 20/06 encontrava-me de férias e como o tempo é difícil de ocupar (piada) resolvi ir até à costa, não, não fui apanhar solinho e tomar banhinho, decidi fazer mais um treino longo de 30km! E lá se fez mais um treino com sucesso. Já estava calor.. as pessoas na praia a pensar, o mundo está perdido, que faz esta menina com meias tipo ‘pipi das meias altas’ mochila as costas e a correr! Será que fez alguma promessa? Os pescadores metiam-se comigo a brincar e diziam, a praia acaba já aí menina, mal sabiam das minhas intenções de fazer 30km.  Foi doloroso mas com uma boa sensação quando se termina. Eu só pensava, se 30 são tão dolorosos como serão 43? Mas efectivamente o poder mágico do dorsal que colocamos no dia da prova dá-nos uma força que não sabemos de onde vem.
Dia 30/06 a malta juntou-se toda para ir fazer a tão engraçada prova das fogueiras em Peniche. Foi um final de dia bem passado e uma prova espectacular a repetir. Neste fim de semana alguns UMALUCOS desafiaram-me a fazer também um treino longo na manhã seguinte à corrida das fogueiras. Considero que foi a maior loucura que fiz! Nesse Sábado cheguei a casa por volta das 2h e as 8h já estava fresquinha na Costa da Caparica, ansiosa por testar novamente aquele areal. Mas estávamos em Julho, o calor já apertava muito, maré cheia.. Foi o mais duro treino mas o que mais me ensinou. Levei apenas 1l agua, tive de parar a meio para abastecer num simpático bar no meio da praia. Foram fabulosos pq até pedras de gelo me colocaram na mochila, tal deveria ser o meu ar de calor! Foi o treino mais real que fiz e que me fez sentir o verdadeiro peso da prova que me esperava. Nesse dia resolvi que a mala deveria ser de pelo menos 2litros, o chapeu era importantissimo, a cobertura para os ténis tbm era imprescindível. Foi o VERDADEIRO Treino! Somei então nesse dia 120km de treinos em areia… 
E faltavam apenas alguns dias para o grande dia. Fui suavizando os treinos até porque estes últimos tinham-me desgastado provocando algumas dores.. considerava-me preparada, física e psicologicamente!
Dado que tive contacto com muitas pessoas que já tinham passado pela aventura fui aconselhada a dormir em Melides de Sábado para Domingo no sentido de poder descansar o maximo possível e assim fiz. O facto de termos decidido ficar numa ‘maravilhosa’ caravana no Parque de Melides fez-me uma súbita vontade imensa de lá sair e correr disparada para Tróia! Mas foi a melhor decisão tomada!
Na noite anterior jantei  um saudavel peixe num dos restaurantes virados para o local do crime, já se sentia um pequeno nervoso miudinho. Estava ansiosa por iniciar, o que vier vem, hei-de acabar! Mas nunca é certo que se acabe porque todos os anos há desistências. Penso que principalmente por terminar a água e quando o calor aperta é impossível continuar.
Na manhã de 22/07 acordei fresquinha e ansiosa por começar a grande aventura!! Preparei tudo metodicamente para não me esquecer de nada que naqueles 43kms me fizesse falta. Tomei nota de tudo num papel, o que tinha de levar e colocar para nada falhar. Vaselina, chapéu, protector solar, gelo no saco da agua, spray para as dores (deu jeito mas dizem que não devia!), barras, fitas para apoiar o músculo da perna direita que não estava 100%, GPS (obrigatório para gerir o tempo/distância) e, aquilo que não pode nunca faltar, música, música que escolhi religiosamente para o dia! No meu mp3 normalmente podemos encontrar de tudo, para todos os gostos e momentos da corrida! 4GB de festa!!
Levantamento dos dorsais, pequeno convívio e um nervosinho que já não era pequenino… Tiro de partida, e começou aquilo porque ansiava há alguns meses..
Os primeiros km’s são simplesmente horríveis, pensamos de tudo, mas como vou fazer 43km assim!!? Mas depressa me vieram as importantes palavras de quem já tinha feito em que diziam que após 5km do inicio a areia melhorava. Esta melhoria veio foi tarde de mais e penso que só ao 10º melhorou, ai conseguir criar um ritmo mais certo durante cerca de 20km…
É engraçado que depois durante a corrida vamos trocando impressões com outros atletas e que nos vão dando força, no fundo o nosso destino é todo o mesmo!
As pessoas na praia iam aplaudindo a coragem destes atletas de desafiar o calor, carregados com mantimentos, água, excesso de roupa (comparativamente com os bikinis!).
Ao km 28 lá nos deram 1 litro de água que na minha opinião deveria estar mais fresquinha, ou talvez estivesse e com o calor que tinha nas mãos levou a que aquecesse em 2 segundos. Dado que estava bem resolvi continuar a correr com as garrafinhas na mão, aproveitar enquanto as pernas respondiam… sabia que para a frente ia ser muito pior! Passado uns km’s as maravilhosas garrafas já me chateavam nas mãos até porque não me permitiam mudar uma balada que entretanto passava no mp3 e o q precisava naquele momento era de algo mais ‘pesado’ para tentar acompanhar o ritmo! Doping musical!! Admiro muito as pessoas que conseguem correr sem musica…
35…36… 38…. Está quase, estes são mesmo os derradeiros e duros kms..o verdadeiro teste da prova. De repente senti como se o meu pé se tivesse rasgado ao meio de tanto esforço… depois pensei um pouco, 2 segundo no máximo, e, afinal deveria ser uma bolha, digo, BOLHA! Imagino como estaria a minha querida planta do pé… até tive medo..naquele momento arrependi-me de não ter posto vaselina em todo o pé e não ter colocado uns pensos que comprei de propósito para a prova mas que antes dela achei que faziam mais falta em casa… fica a lição… Durante a prova consegui evitar molhar muito os pés mas quando entrava água aquela grande bolha acordava e as dores eram muitas! Como ardia…
A agua entretanto já estava morna e tinha a sensação que estava a acabar…cheguei ao km 40 a pensar que estaria no 41… uma falha tecnológica terrível, 1km fez muita diferença. A partir daqui comecei a sentir a verdadeira dureza da prova!!! Sede e calor conjugado com falta de agua = vontade de beber água do mar… quem lê isto pensa que é mentira mas experimentei essa sensação, ela estava ali ao lado tão linda e tão fresquinha… e tão cheia de sal! O que vale é a lucidez da teoria que protegeu o desespero… foram 3km que valeram por 10, tive a sorte de ter a companhia final de um atleta que me fez companhia nestes 3 km e que me distraiu do facto de estar sem água, estarem mais de 30 graus, dores nos pés, na bolha rebentada… e comecei a ver algo ao longe que se assemelhava à meta… dado que na altura já estava a andar mais que a correr, pensei que teria que fazer o ultimo a correr e lá fui eu,nunca mais acabava… Começo então a ver imensa gente aglomerada a gritar, fotos, gritei, gritei e tive muita gente a gritar comigo, e tinha chegado à meta!! CONSEGUI ACABAR A UMA!!! A sensação é única de quem por aquela meta passa, são muitos meses a imaginar aquele momento que ali termina,o poder da mente ajudou-me a ali chegar!! Estava muito muito feliz e ainda hoje esse momento me vem à cabeça dando-me uma enorme lição de vida de que quando queremos muito algo e lutamos conseguimos!
Obrigada ao Hugo (que obriguei a dormir numa caravana uma noite!), ao Heitor, ao Miguel Pinho, ao Carlos, ao Rui Julião, ao António Correia e ao José Simões por acompanharem de perto e com muito apoio esta minha grande aventura!!
Mais um sonho concretizado, uma prova única, qual será o próximo?
Termino entao este enorme ‘testamento’  com esta frase que li, gostei e partilho:
‘Nunca deixem que os vossos medos sejam maiores que os vossos sonhos!’ 

10 comentários:

  1. Carla podes sempre contar com a minha ajuda e companhia nestas "travessias". Foi um prazer acompanhar-te no último e teimoso treino. Também me disseram no treino do Fim da Europa, se estava preparado para sofrer. Eu respondi que senão houver sofrimento não tem graça nenhuma. Já está feito, venham os próximos desafios. Beijo
    Miguel Pinho

    ResponderEliminar
  2. Bolas Carla, já me fizeste chorar, fiquei mesmo emocionada, que coragem!!
    Eu nunca jamais seria capaz de uma aventura destas, o máximo que fiz foi ir a Fátima a pé.
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns, para o ano tb vou, e espero que atrás de ti :-)

    Jorge Almeida

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Carla,
    Excelente texto que descreve bem o que passaste naquele dia e comprova a as tuas inesgotáveis força e determinação.
    Um dos UMALUCOS :)
    RPJ

    ResponderEliminar
  5. Carlia

    És uma Heroina !

    Tú és a prova de que a força da mente não tem limites, "empurrando" a pessoa para além de metas inimagináveis.

    Parabéns pela tua coragem,determinação e capacidade de realização.

    Beijos do

    MRA

    ResponderEliminar
  6. Parabéns mais uma vez à Carla.... acho que nunca telefonei tantas vezes a alguém em vésperas de prova e no final da prova... e tantos sms...

    Oh mulher nunca duvidei de ti.... mas confesso (e tu sabes) que duvidei do teu físico o que me manteve até ao final preocupada.

    Mas conseguiste e isso é importante agora "bola" para a frente para o próximo objectivo....

    ResponderEliminar
  7. Olá Carla, um excelente texto! Tens uma enorme garra e uma força imensa para alcançar objectivos nas corridas e certamente na vida! Parabéns uma vez mais, um grande abraço José Manuel Simões

    ResponderEliminar
  8. Carla,
    Excelente relato e parabéns por superares mais um desafio!
    Próxima aventura? Ando a desafiar os PRs/Geo's para fazer a Ultra da Geira Romana em 2013, para ti será peanuts... E antes, no final de Outubro Maratona do Porto! Vamos lá, mexe-te... :-)))

    ResponderEliminar
  9. Fantástico relato, sobretudo porque consegui reviver a UMAventura em que também participei este ano. Curiosamente também fiz a minha primeira maratona em 4 de Dezembro passado em Lisboa o que me deu ainda mais vontade de esmiuçar este relato. Parabéns e votos de muitas mais aventuras.

    ResponderEliminar