domingo, 12 de agosto de 2012

ATÉ DAQUI A 4 ANOS!


Terminaram os Jogos Olímpicos!
Como escreveu, magistralmente João Lima, no concerne à participação Portuguesa, está na hora dos, dos “entendidos” proferirem os últimos as últimas asneiras e hibernarem durante mais quatro anos (é pena que não seja para sempre!).
Talvez alguns não hibernem e se voltem para a nova temporada (dizemos temporada e não época propositadamente)  de futebol que está ai à porta e que fiquem lá muito bem!
Entretanto durante os próximos quatro anos os atletas Portuguesas continuarão a trabalhar, arduamente, e a lutar por resultados que dignifiquem o nosso pais.
Continuarão a participar em grandes eventos, e alguns, a obter excelentes resultados.
Continuarão a trabalhar pela dignificação do desporto nacional mesmo estando a anos luz das condições que têm os atletas de muitos outros  países.
Durante os próximos quatro anos  continuara-se a desinvestir no desporto escolar (qualquer dia não se pode desinvestir mais que ele torna-se inexistente).
Continuara-se a tornar a pratica desportiva cada vez menos acessível e a formar-se gerações de obesos logo deste o jardim de infância.
As políticas desportivas de quem nos governam continuarão a ser a miséria a que estamos habituados mas, ai Jesus!, não se pode mistura a política com desporto como se isto não estivesse tudo ligado e um pais não tivesse o desporto que os seus governantes querem!
A massificação do desporto em Portugal continuara a ser uma miragem.
Enquanto tudo isto os “entendidos do costume” continuarão a hibernar.
Mas nós corredores de pelotão, continuaremos, teimosamente a correr e a continuar bem acordados.!
Continuaremos a correr mesmo quando uns sapatos começam a ter preços proibitivos para muitos atletas de pelotão que cada vez vem seu orçamento mais magro (quando ainda tem orçamento). Continuaremos a correr quando muitas vezes nem acesso temos a um medico de família quanto mais a um especialista em medicina desportiva.  
Daqui a quatro anos os “especialistas do costume” vão ser acordados pelos Jogos Olímpicos. E ainda meio estremunhados vão começar a dizer os disparates habituais sobre a participação Portuguesa no evento.
Lá vão fazer a exigência do costume e pedir medalhas e resultados. De tanto terem hibernado devem pensar que acordaram noutro pais, que não em Portugal, um pais desenvolvido em que o desporto seja uma realidade!
Mas esperemos cá estar daqui a quatro anos para os ouvir e sorrir pois tanta estupidez só se pode aturar com um sorriso.
E daqui a quatro anos o nosso amigo João Lima já será ultra maratonista e cá vai estar com a sua escrita, sempre acertada e perspicaz, a escrever sobre os “entendidos”!

2 comentários:

  1. Oh amigo Jorge, estava a gostar tanto, como de costume, do teu texto quando me assustei a sério no final! Eu ultra maratonista? Tomara conseguir ser no dia 9 de Dezembro maratonista que será o máximo que poderei sonhar e já é um sonho "impossível" para mim!
    Obrigado pelas palavras!

    ResponderEliminar
  2. Como sempre muito contundente e certo...
    A partir de agora o futebol irá encher as paginas dos jornais, os outros atletas continuaram a trabalhar e a ganhar mas não terão protagonismo...
    Afinal basta olhar para os nomes dos jornais desportivos em Portugal, tirando o recorde...um é bola e outro jogo, portanto é só para a bola...
    Como diz a minha neta, que gosta muito das minhas camisolas quando vê a da corrida do benfica diz - Ó! bola!! e faz uma careta.
    bj.

    ResponderEliminar