quarta-feira, 8 de agosto de 2012

TRILHOS DE MONSANTO: ATÉ PARA O ANO?

A chamada crise, provocou a primeira baixa no Circuito Nacional de Montanha, com o cancelamento dos Trilhos de Monsanto, mas nunca será demais referir que, para nós, ela é o resultado de anos e anos de políticas erradas, baseadas na exploração dos que trabalham e que teve como consequência as crescentes desigualdades sociais de que somos vítimas, em todos os aspectos sociais da actividade humana, incluindo o direito à prática desportiva.
A Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, viu-se assim sem recursos financeiros para manter esta prova no seu plano de actividades para o ano de 2012.
Infelizmente, desde que se começou a organizar um circuito de provas de montanha em Portugal, no já longínquo ano de 1995, que temos visto desaparecer muitas das hoje designadas provas de trail.
Felizmente outras provas tem nascido dentro desse mesmo circuito e, de certa maneira, uma coisa compensa a outra.
Mas esta compensação é só relativa, pois perderam-se algumas excelentes e míticas provas.
Mas tudo isto é relativamente normal dentro de um circuito de provas que conta muito com apoios autárquicos e outros apoios e vontades locais, que se vão alterando ao longo dos anos.
Os Trilhos de Monsanto era uma prova já com um certa longevidade e maturidade dentro do Circuito Nacional de Montanha, com as suas 10 edições já efectuadas.
Era uma prova especial, na medida que trazia a prática do Trail para o centro de Lisboa, região que conta com um grande número de praticantes da corrida.
Pela sua localização e  acessos extremamente facilitados, atraía imensos corredores e mesmo estreantes nesta fascinante vertente do nosso desporto preferido, que é a corrida fora da estrada, em trilhos mais ou menos acidentados, mais ou menos técnicos, com uma maior ou menor altimetria associada.
Podemos dizer que os Trilhos de Monsanto eram uma montra do Trail, na altura do ano em que uma prova de montanha “descia” até Lisboa e se tornava visível e acessível a um grande número de corredores.
Mas se estamos a falar no passado queremos falar no futuro!
Está não pode ser mais uma prova que desapareceu do calendário nacional!
Queremos, desejamos, que para o ano ela volte a animar o pulmão verde de Lisboa!
Esperamos que a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, que tanto apoiou e ajudou a crescer esta prova durante longos anos, a consiga ajudar a pôr-se de pé novamente em 2013 os Trilhos de Monsanto. E temos quase a certeza que é também vontade e desejo do executivo daquela Junta de Freguesia.
Mas se for de todo impossível á Junta da Freguesia de São Domingos de Benfica voltar a apoiar esta prova, esperemos que outros apoios “se cheguem à frente”.
Sabemos que os tempos são difíceis (pelo menos para a maioria) mas se é possível organizar provas de Trail em regiões tão remotas e com tão pouco poder económico, não se conseguirão apoios para organizar uma prova em pleno centro de Lisboa?
Os Trilhos de Monsanto têm tudo para ser uma grande prova!
Esperamos, igualmente, que a Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada tenha em atenção a particularidade e especificidade desta prova e “”vá à luta” no sentido de conseguir condições para que os Trilhos de Monsanto voltem em 2013. Não se pode esperar que as coisas “caiam do céu”!
Soluções para o emagrecimento do orçamento desta prova, de modo a torna-la mais viável, não cabem neste texto.
Até porque estamos na presença de um circuito com regras próprias, a que todas as provas obedecem, e não se pode alterar essas regras individualmente, prova a prova.
Uma nota final: pese embora este blogue dê apoio, a nível de divulgação, ao Circuito Nacional de Montanha,  este texto é apenas uma opinião pessoal e nada tem a ver com os organizadores do referido circuito.

3 comentários:

  1. Tudo o que disse é relevante, apesar de ser uma opinião pessoal, acho que estamos todos de acordo..
    Parabéns por esta chamada de atenção.
    bj, eugénia

    ResponderEliminar
  2. Jorge

    E já lá vão duas as provas míticas que este ano se foram o "Fim da Europa" e agora os "Trilhos de Monsanto". Nunca fiz esta prova mas já tive o prazer de ter ido até lá em treino.

    Um local de eleição que agora se vê adiado em termos de prova, para um futuro incerto.

    Que regresse para gáudio de quem desta prova gosta e num Monsanto que não é mais do que o pulmão desta Lisboa.

    ResponderEliminar