quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O PIOR “INIMIGO” DO CORREDOR!

Diz-se que o cão é o melhor amigo do homem (a inversa já não é uma afirmação tão verdadeira, tendo em atenção a quantidade de cães que são abandonados diariamente pelos seus donos).
Mas se o cão é o maior amigo do homem eu direi, com algum exagero, que é o maior inimigo do corredor!
Muitos canídeos olhem para nós corredores como irritante alvo em movimento ao qual é preciso dar caça!
Quando são cães pequenos, de marca “branca”, as situações ainda se resolvem sem grandes problemas, mas se o cão é grande ou é de alguma raça mais “vocacionada” para morder, a situação pode tornar-se verdadeiramente perigosa.
Na minha já longa carreira de corredor apanhei vários sustos, mas só encontrei um cão que passou a vias de facto!
Já foi há muitos anos que esse animal resolveu provar o meu calcanhar, mas ainda hoje não me esqueço da situação não tanto pelo estrago causado (que foi insignificante) mas pela eficácia do cão, que até merecia uma medalha de louvor!
Passava eu a correr à porta de uma estação de camionagem em Carnaxide (arredores de Lisboa), quando sai de lá um cão de porte pequeno que, sem soltar um pio (ou melhor um ladrar), me morde uma canela e prontamente recolhe à referida garagem!
Penso que esse cão deveria ter ganho o prémio anual da eficácia canina! Nada de ladrar, nada de espalhafatos. Sair a correr da garagem, morder-me uma canela e voltar para “casa”. Cem por cento de eficácia! Parabéns!
Este ataque de que fui alvo vem comprovar a velha máxima que cão que ladra não morde!
Outro facto que comprova aquela teoria deu-se com um cão (de porte algo corpulento) e que eu tinha sinalizado como sendo agressivo, pois sempre que eu passava por ele, de bicicleta, era recebido com uma manifestação de ladrares nada amistosos!
Um dia tinha um treino longo de corrida cujo percurso implicava passar junto a esse cão e comecei a pensar no que me iria acontecer, se ele estivesse solto.
Efectivamente o bicho estava solto, mas como eu já leva mais de uma hora de treino nas pernas, encontrava-me num ligeiro estado alterado de consciência (!) e ao olhar para o cão vi nele um animal tímido e carente, necessitado de festas, em que o ladrar era apenas para encobrir a timidez!
O que o treino faz a um sujeito! Dei em armar-me em especialista em psicologia canina!
O certo é que parei, coloquei-me de cócoras, estendi a mão para o cão a cheirar e em seguida comecei a fazer-lhe festas. Tinha acertado no “diagnóstico” (felizmente) e aquela “fera” transformou-se num animal dócil que dava ao rabo de contentamento e me punha as patas em cima.
De qualquer forma não aconselho ninguém a fazer estes “diagnósticos” que podem falhar e ter consequências pouco agradáveis!
Mas o cão também pode ser o melhor amigo do corredor e recordo aqui o meu saudoso Bitoque (sim era o nome do cão!) que me acompanhava em treinos de duas horas, perfeitamente livre e feliz!
Corria sempre mais que eu em treinos longos, pois para além de me acompanhar nunca deixava de correr atrás dos coelhos, na tentativa (nunca conseguida) de matar algum com um ataque cardíaco, devido ao susto que lhes pregava.
Era um cão especial! Quando o andamento era demasiadamente lento “chateava-se”, dava meia volta e ia para casa!
Hoje, que até as lesmas e os caracóis correm mais que eu, se o meu saudoso Bitoque fosse vivo, aborrecer-se-ia de morte com os meus treinos!
Corram, tentem ser felizes (às vezes não nos deixam!), tenham cuidado com os cães, mas tenham ainda mais cuidado com o género humano, que em alguns casos é bem mais perigoso!

9 comentários:

  1. Ufaaaaa!!!

    Que susto, hein!

    Isso já aconteceu comigo e quase tive uma parada cardíaca! Acho que foi o dia que alcancei a maior velocidade da minha vida!

    Abração!

    ResponderEliminar
  2. A eficácia desse cão comprova efectivamente o "cão que ladra não morde" e que eu confirmo pois já tive cães a ladrarem mas nunca a morderem. O pior é se um dia há algum que não ladra!

    Um abraço Jorge

    ResponderEliminar
  3. Como sempre, Jorge, mais um bom momento.
    Obrigado.
    Abraço.
    FA

    ResponderEliminar
  4. "... quando sai de lá um cão de porte pequeno que, sem soltar um pio (ou melhor um ladrar), me morde uma canela e prontamente recolhe à referida garagem"

    Jorge

    Quantos cães destes há aí à solta. Vão-nos mordendo pela calada e só vamos vendo as marcas quando eles recolhem à garagem.

    Não ladram, mas dão-nos cada mordidela...

    Já me aconteceu também com cão mas este via-se bem. Saiu disparado de um lugar qualquer mas a minha sorte é que nessa altura corria mas que ele.

    Já um amigo do CCD de Loures teve mais azar. Parou para fazer uma necessidade e só parou no hospital. Dois cães morderam-lhe e bem.

    Abraços duplos

    ResponderEliminar
  5. Gostei da descrição bem humorada dos encontros com os canídeos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Um tema bem pertinente....já tive a minha doses de encontros com cães, alguns com uns valentes sustos e outros bem agradáveis (num caso uma cadela correu 10km comigo e com o Badolas - apareceu ao nosso lado e fez o treininho connosco) ...um amigo meu de clube é que já foi atacado e mordido por dois cães, perfuraram-lhe uma mão e um gémeo...eram vadios, não deviam ser vacinados e aquilo deu-lhe que fazer....pouco podemos fazer....é continuar a correr e esperar que nada de grave aconteça.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho-me safo, mais ou menos, mas com alguns sustos!
      Abraço.

      Eliminar
  7. Mesmo eficaz esse cão ;)
    Por acaso tenho tido sorte e ainda não tive nenhum "encontro" assim mais assustador com cães enquanto corro.

    E é bem verdade, temos mais que nos preocupar é com os humanos...esses sim podem ser verdadeiramente perigosos.

    Beijinhos e boas corridas, sem mordidelas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isa não tens nenhum cartão de identificação da Focinhos e Bigodes? Se tiveres basta que apresentes a identificação quando encontrares algum cão mais mal disposto que ele já não te morde e até te convida para ires tomar uns ossos! :)))))))))))))))))))))))
      Beijinhos.

      Eliminar