domingo, 13 de janeiro de 2019

GENTES DA MINHA TERRA - ANTÓNIO BELO



Gentes da Minha Terra

A minha vida profissional iniciou-se muito cedo, antes de completar 11 anos, e logo no centro da vila, agora cidade (Reguengos de Monsaraz), num café na praça principal, por onde, na altura, passavam todas as
novidades e de todos os tipos, uma verdadeira montra! Como a história, de um modo geral, só contempla figuras de “valor” achei que podia contribuir, com as minhas memórias, para um melhor conhecimento de todo o espaço, mas principalmente, para chegarmos àquela “gente” que fica de fora e que, no meu ponto de vista, foram, durante anos, 1955/1965, figuras conhecidas, as mais diversas, de quem ali gastava algum do seu tempo, e eram muitos! 
No primeiro livro, O Alentejo Onde Nasci, transmiti uma imagem do local onde vivi até aos 20 anos de idade, sem referir pessoas nem locais, daí alguns amigos, de outras províncias, me dizerem que, ao lerem o livro, por alguns bocados voltaram ao seu tempo de criança, agora o objectivo é falar sobre pessoas da minha terra, “As Gentes da Minha Terra”,  e, obrigatoriamente, das ruas e locais de encontro.

Na apresentação do primeiro livro, o então presidente da Câmara, após ler algumas passagens do texto, afirmou – este livro devia ser dado na escola.
Assim, na hipótese remota de tal acontecer, neste livro preenchi a primeira parte com figuras escritas, sugerindo que os alunos, com alguma ajuda, chegassem à minha proposta, fizessem a “descodificação”. Exemplo:   

“Se algumas das calçadas eram mais castigadas, pela frequente passagem dos pesados transportes, outras havia, por ficarem em zonas mais recônditas, que nem o chiar de um rodado chegavam a perceber, enquanto as que faziam parte do centro apenas sentiam a pressão de carros mais leves, transportando pessoas, por vezes com as mais finas rodas de madeira protegidas por borracha, em vez de metal.”

O objectivo, difícil de atingir, é que os mais novos percebam, e questionem, o passado dos seus familiares. Somos a nossa história! 



Sem comentários:

Enviar um comentário