domingo, 11 de março de 2018

HOMENAGEM À CORRIDA PARA TODOS

HOMENAGEM À CORRIDA PARA TODOS


E também aos seus iniciadores, Professores Mário Machado e Melo de Carvalho, o primeiro ainda Director das duas corridas, a da PONTE 25 DE ABRIL e a da PONTE VASCO GAMA. 



E pela primeira vez numa história de mais de 30 anos não é possível, devido ao mau tempo previsto, atravessar uma delas, a 25 de Abril. 
Isto é... a primeira vez não, porque nos passados anos 80 do século anterior o então PM Mário Soares proibiu a travessia para pelo menos duas provas (tanto quanto me lembro). Uma meia-maratona organizada pela ASSOCIAÇÃO 25 DE ABRIL, que acabou por se realizar apenas na Margem Sul (que corremos) e outra prova, com partida do tabuleiro como a actual, e então já em 3ª edição, com duas travessias da Ponte em anos anteriores com todo o sucesso, organizada pelo GINÁSIO CLUBE PORTUGUÊS e pela REVISTA SPIRIDON, em que também participámos e que se acabou por se realizar, devido a essa proibição, apenas na Margem Norte. 

O pretexto para as proibições, no mesmo ano, foi de que era perigoso... para a ponte!



Este ano arranjei forças para pelo menos ir ver passar durante meia-hora a Meia Maratona, no cruzamento das avenidas Infante Santo e 24 de Julho.



Aos Atletas lembro que nunca esqueçam a famosa frase de Noel Tamini, um dos precursores da Corrida para Todos: o Desporto é a mais importante das nossas actividades secundárias !!! (às vezes até está entre as principais...)

(texto e fotos do "fotógrafo" do ÚLTIMO QUILÓMETRO, Egas Branco, com votos de recuperação ao Jorge Branco, principal impulsionador deste blogue e que ele volte o mais depressa possível às lides facebookianas e à Corrida !)
































E algumas fotos de arquivo das Corridas nas Pontes, incluindo as dos bloguistas do Último Quilómetro!

Na primeira das fotos, entre outros atletas, reconhecem-se no segundo funil a Rosa Mota; de costas e com o fato de treino da selecção o Dr. Renato Graça, médico e ex-campeão nacional da maratona; e no primeiro funil, na organização, o Jorge Branco. Foi numa das primeiras edições da Meia-Maratona de Lisboa, na Ponte 25 de Abril. Antes disso já tinha havido duas travessias, organizadas pelo Ginásio Clube Português e pela Revista Spiridon, nas quais os bloguistas do Último Quilómetro participaram como atletas, e depois as duas proibições já atrás referidas. 
Só depois viria a Meia-Maratona organizada pelo Maratona Clube de Portugal, cujo dirigente era o Carlos Móia, e sempre sob a direcção técnica e da prova (até hoje) do professor Mário Machado



Jorge Branco na organização da primeira  Meia Maratona de Lisboa!









4 comentários:

  1. Um grande abraço Egas Branco. Este blogue é tanto teu como meu é nosso!

    ResponderEliminar
  2. Abração, Jorge. "Vamos continuar enquanto houver estrada para andar..."

    ResponderEliminar
  3. Saudades desta prova que fiz no ano de 2015.
    Abraço fraternal aos amigos portugueses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que volte a fazer essa prova! Será muito bem vindo!
      Abraço fraternal ao amigos Brasileiros.

      Eliminar