terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

A MAIS BELA PROVA PORTUGUESA?

Falar de beleza é sempre algo extremamente subjectivo!
Quando a propósito do há pouco tempo disputado Grande Prémio do Fim da Europa se começou a falar que essa prova é a mais bela de Portugal e uma das mais belas do mundo eu comecei a pensar nisso mesmo, na subjectividade do conceito de beleza.
Sim, o GP do Fim da Europa está entre as mais belas provas de Portugal mas há tantas provas belas do trail à estrada passando pela montanha que catalogar assim uma prova é algo de muito redutor.
Como uma imagem vale por mil palavras eu lembrei-me de outra prova ímpar de beleza no panorama nacional e fui à procura de algumas fotos para o provar.
Aqui estão algumas fotos dos 12 km Manteigas – Penhas Douradas para fazer prova do que digo. E ainda vão a tempo de se inscreverem na edição deste ano que decorre a 12 de Março. Se o percurso estiver coberto de neve então podem mesmo ter a certeza que estarão a correr num cenário único e belo. Informações e inscrições aqui.

O meu agradecimento ao Terras de Aventura e ao Professor António Matias (o pai das provas de Trail / Montanha em Portugal) pela cedência das fotos.




18 comentários:

  1. Esta é daquelas que ainda não conheço e tenho vindo a adiar a estreia. Nos últimos 4 anos por coincidirem sempre com Maratona.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Para o ano tens mesmo de lá ir esta é daquelas que se tem de fazer pelo menos uma vez na vida! É algo de único e magico! Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Correr na neve nunca fiz. Essa prova deve ser engraçada... e dura, mas a Serra da Estrela proporciona paisagens muito boas o que compensa a dureza :)
    Mas já pedalei na Rota da Neve do Inatel em Manteigas, por 3 vezes e é realmente um cenário único! Houve um ano em que a neve tinha um palmo de altura na estrada e nós seguíamos pelo trilho deixado do jeep da organização! Inesquecível!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fiz 3 vezes o Manteigas-Penhas Douradas (segundas e terceiras edições e uma já na década de 90) infelizmente nunca apanhei neve pelo menos em quantidade que se visse bem! E nunca pedalei com neve! Que inveja! Uma abraço.

      Eliminar
  4. Belíssimas fotos, quanto a beleza, seja de que tipo for, é algo muito subjectivo no meu entender.
    Quanto à prova do fim da Europa, se bem me lembro como disse o grande Nemésio, terá sido num fórum de corrida em tempos existentes (antes da era "face") que alguém terá escrito essas palavras que terão depois sido aproveitadas e muito bem pela organização para promover ainda mais a prova.
    Abraço.
    António Almeida

    ResponderEliminar
  5. Jorge,
    falando em belas provas e circuitos,tem um que pode ficar entre os dez mais bonitos:Meia Maratona do Rio de janeiro.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma prova que eu adoraria fazer a Meia Maratona do Rio de Janeiro mas não tenho dinheiro para isso e as pernas também já me vão faltando. Mas o problema mesmo como se diz desse lado do mar é mesmo a "grana"! Aquele abraço.

      Eliminar
  6. Bem este ano já não se encaixa nos meus planos, mas parece realmente uma prova para, pegando nas tuas palavras, fazer pelo menos uma vez na vida!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Vítor esta é mesmo uma daquelas para se fazer pelo menos uma vez na vida!

      Eliminar
  7. Bem, a data este ano até dava e a vontade tb. Falta saber se as minhas pernas até lá recuperam (isto não anda nada famoso) e se a organização dos Trilhos dos Pernetas permite um fim de semana de folga.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperto que essas pernas recuperam rapidamente e que se não for este ano seja para o próximo!
      Gostava de saber quando vales naquele percurso que é uma típica prova de montanha sem as dificuldades técnicas do trail mas com as dificuldades inerentes à altitude e altimetria do percurso. No fundo é testar a capacidade de ir em contra-relógio por ali a cima! Na terceira edição fiz o que é para mim foi um tempo canhão, salvo o erro na casa da hora e 5 minutos minutos (não tenho os dados neste computador) e se também não estou errado cheguei a frente da vencedora feminina e foi a única vez que isso me aconteceu tirando as 12 horas de Vila Real de Santo António. E julgo que se quiseres fazer uma "brincadeira" ainda podes regressar a Manteigas pelo percurso dos caminheiros que ao que julgo saber é muito mais curto por isso imagina a descida! Forte Abraço.

      Eliminar
    2. Pois, seria um belo desafio sem dúvida, ainda por cima adoro subir. Se fosse há um mês e meio atrás diria que fazia ali um belo desempenho. Sentia-me cheio de força e subir é como disse atrás algo que gosto e até faço bem. Mas essa forma já sei foi, a prioridade agora é recuperar bem para poder reconquista-la para outros desafios. Mas um dia faço essa "brincadeira" ;)
      Grande abraço

      Eliminar
    3. Fica para o ano! Boa recuperação e um grande abraço.!

      Eliminar
  8. Bom dia Jorge!
    As fotos são lindas mas, só pelas fotos não dá para Comparar com os cenários místicos da serra de Sintra, além disso não acho graça nenhuma a paisagens cobertas de neve... Já Sintra com aqueles pinheiros cobertos de heras, aquela vista para o mar na descida rumo ao farol, a subida! Ai a subida, com curvas e contras-curvas... desculpe mas será muito difícil achar um cenário comparável.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a beleza é subjectiva! E depois eu fiz as duas provas... E a Serra da Estrela também é magica!
      Beijinhos.

      Eliminar
  9. completamente DE ACORDO..." na subjectividade do conceito de beleza"
    a Regua diz que tem a mais bela corrida do mundo...enfim todos pensam de forma diferente , por mim gosto muito da meia de cortegaça.Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim todos nós temos aquela prova que achamos mais bela! Um abraço

      Eliminar