domingo, 21 de fevereiro de 2016

PONTES

Definitivamente amo pontes! Sejam as grandes e imponentes pontes obra da mais moderna engenharia ou a mais precária e modesta ponte de cordas a desafiar o equilíbrio em lugar longínquo, eu gosto de pontes de todas as pontes!
E gosto de atravessar as pontes a correr ou a pedalar!
Tenho o prazer de, à excepção da Ponte da Lezírias, já ter atravessado a correr, quer tenha sido ou em prova ou em treino, todas as pontes sobre o Tejo entre Lisboa e Santarém, a saber: Ponte 25 de Abril em prova, Ponte Vasco da Gama em prova, Ponte (ferroviária) Rainha Dona Amélia em treino, antiga Ponte Rainha Dona Amélia (adaptada ao transito rodoviário) em treino, Ponte Salgueiro Maia em prova e Ponte Dom Luís em prova e em treino de bicicleta,
Mas há uma ponte da minha preferência, uma ponte que tenho no coração, é a velhinha Ponte Rainha Dona Amélia, que foi adaptada ao trânsito rodoviário unindo os concelhos de Salvaterra de Magos e Cartaxo, encurtando tremendamente as distâncias e facilitando as deslocações das pessoas.
Antes de haver a nova ponte ferroviária Rainha Dona Amélia apenas existia a antiga ponte ferroviária onde era proibida a passagem de peões ou ciclistas.
Antes do 25 de Abril os trabalhadores agrícolas usavam essa ponte para irem procurar trabalho mais bem renumerado na margem norte do Tejo e a GNR, a mando dos latifundiários aqui da região, controlavam a ponte para impedirem os trabalhadores de passaram na busca de quem lhe pagasse melhor jorna.
Mas além das pontes que servem para unir margens amo as pontes entre culturas, credos e modos de estar diferentes. Amo as pontes entre as pessoas que quebram barreiras e dizem que todos somos apenas habitantes do planeta Terra.
As fotos, e o vídeo, que se segue são referentes a mais uma travessia, neste caso a pedal, da Ponde Rainha Dona Amélia para um pequeno passeio domingueiro a uma terra que também tem um cantinho especial no meu coração, Valada do Ribatejo, e onde fiz algumas fotografias com a minha montada junto a esse rio que me corre na veias e onde o meu olhar pousa, e repousa, desde a mais tenra idade, o Tejo.
Pena que a velhinha Ponte Rainha Dona Amélia esteja tão mal cuidada, estimada e respeitada e que em virtude disso a sua travessia não seja isenta de algumas dificuldades e requeira alguns cuidados e atenção. Mas é uma viagem que vale bem a pena!


10 comentários:

  1. Bonitas fotos!

    Quanto à ponte que te falta... lembra-te o que alguém te disse uma vez :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.
      Lembro, lembro. E não deixa de ser um questão guardada numa "gaveta". Pode ser que qualquer dia a abra.
      E por acaso pensei logo: O João vai falar nisso no comentário! ;) Aquele abraço e que venham boas notícias do Urbano!

      Eliminar
  2. A ponte é uma passagem... para a outra margem :)

    Continua a passa-las nessa bela Peugeot amarela!

    Boas fotos.. gosto da calmaria do rio.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro essa canção dos Jafumega!
      A bela Peugeot amarela é uma BTT topo de gama de 1991!... Agora adaptei a a posição de condução por causa da minha desgraçada coluna, meti-lhe uns guarda lamas e faço estrada nela!... Um abraço.

      Eliminar
  3. Belas fotos, belo rio e belo passeio deverá ter sido esse. Continua a dar esses passeios. Limpas as vistas e mexes-te! Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado "rapaz"!
      É pena que o Tejo embora aparentemente lindo esteja tão poluído e maltratado!
      Um grande abraço.

      Eliminar
  4. Tb gosto de pontes ... e tenho atravessado algumas... mas tb gosto muito dessa tua miúda amarela :)
    Abraço

    P.S. e agora vou ao FB dedicar-te uma ponte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A "miúda" amarela vai fazer 25 aninhos em Maio mas continua linda! Já vi que no teu quintal tens umas pontes muito giras mas agora tenho tenho de ir procurar essa ponte no FB. Abraço.

      Eliminar
  5. Então essa é que é a "namorada"? É bem bonita. :)
    Boas pedaladas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim Rute umas das minhas "#namoradas" A outra namorada é a Maria Augusta que ainda é mais bonita! Sou bigamo! :)
      Beijinhos.

      Eliminar