domingo, 1 de fevereiro de 2015

TRILHOS DOS ABUTRES - COMUNICADO

Boa tarde atletas, amigas e amigos, 
O slogan da nossa (vossa) edição dos trilhos dos Abutres foi “Tu Vais fazer história”, e de facto, assim foi, quer para os atletas quer para a organização.
Esta prova ficará gravada nas nossas memórias, por um conjunto de situações, cenários adversos e decisões difíceis que tiveram de ser tomadas, tendo sido, sem margem para dúvidas a mais exigente e difícil de organizar até à data.
Como devem compreender, uma prova desta dimensão constituí um desafio não só para os atletas mas também para a organização. Neste sentido, por muitos meses de treino que um atleta possua, por muito rigoroso que seja o seu plano de treino, as provas nem sempre correm como se pretende ou são cumpridas de acordo com o seu planeamento. O mesmo se passa com as organizações de provas de trail, por muito planeada que ela esteja, existem sempre vários factores que podem comprometer a execução do plano estipulado pela organização. E nesta edição, as decisões difíceis começaram a ter que ser tomadas bem cedo, às 05:30h para ser mais exato, estando em cima da mesa o cancelamento da prova. Fruto do aumento repentino dos caudais das ribeiras durante a madrugada, que tinham destruído pontes e inundado uma parte significativa do percurso, optámos por adiar a prova Ultra ( 50 km) por 2 horas e a prova 25Km em 30 minutos, tendo sido criadas 4 equipas para fazer um reconhecimento mais exaustivo dos danos e tentar encontrar soluções alternativas para colocar as provas em marcha. Foi pois com grande emoção, mas também com uma enorme responsabilidade e consciência de que as dificuldades não estariam todas suprimidas, que vimos a partida dos atletas.
Resolvido o 1º grande problema, ficámos em alerta para um potencial 2º grande problema. Se o adiantar da hora de partida para as 10 horas constituiu a única possibilidade de colocar a prova em marcha, continuou em cima da mesa a segurança dos atletas, por um lado, a forma com as condições atmosféricas, particularmente nos pontos de maior altitude, iriam evoluir, por outro lado, os atletas ficaram com menos 2 horas de luz natural comprometendo a capacidade de marcação dos percurso (visibilidade das fitas). Considerando as premissas que estavam em cima da mesa, o suceder de relatos de atletas com hipotermias, a diminuição do tempo de luz natural e após uma avaliação das condições atmosféricas que se faziam sentir no Abastecimento do Centro BTT (granizo, neve, chuva e rajadas de ventos forte), que foi tomada a decisão de fazer cumprir com o previsto no regulamento e barrar a continuidade dos atletas que não tinham passado no Abastecimento da Srª Da Piedade até às 5:30horas de prova.
Claro que não foi fácil para a organização, como deverão compreender, tomar esta decisão. Pela 1ª vez numa edição dos Trilhos Dos Abutres, não alargamos o tempo de passagem num ponto de retirada de atletas, o que é eloquente sobre a nossa maneira de estar e o respeito que temos pelos atletas. Para uma organização que prima por uma melhoria continua, todas as opiniões, principalmente as críticas negativas serão registadas e analisadas, respeitamos o seu ponto de vista, mas preferimos ouvir estas reclamações do que suportar o peso na consciência de ter ocorrido alguma fatalidade, sendo a SEGURANÇA, o único factor que esteve na base da tomada desta decisão.
Não obstante o conjunto de factores e factos que marcaram a 5ª edição dos trilhos, trabalhámos arduamente e continuaremos a fazê-lo, para continuarmos a ser merecedores da vossa dedicação, do protagonismo e notoriedade que tem vindo a dar à nossa prova, com o firme propósito de continuar a melhorar a organização e construir uma prova cada vez melhor.
Terminamos com a seguinte expressão, “ TU FIZESTE HISTÓRIA” nos V Trilhos Dos Abutres, contamos com todos para a VI.

P'la organização Trilhos Dos Abutres,
Hugo Cabral
(Retirado do Facebook dos Trilhos dos Abutres)

2 comentários:

  1. Nem mais...é assim que deve ser. A Segurança acima de tudo. Se tivesse estado lá no meio e fosse barrado, ficaria chateado na altura...sem dúvida nenhuma. Mas tenho a certeza que depois de "arrefecer" teria considerado a decisão acertadíssima.
    Este comunicado é a prova provada que esta organização é do melhor, que sabe muito bem o que fazer e que toma as decisões difíceis que tem de ser tomadas. Para mim quem acabou os Abutres este ano são super-atletas, mas heróis foram todos os que se colocaram à partida e se enfiaram por entre aqueles trilhos já de si duros, numas condições verdadeiramente de loucos. Tenho grande respeito e admiração por todos!!!
    Abraço Jorge

    ResponderEliminar
  2. Esta organização surpreendeu-me e parece-me muitos furos acima de todas as outras. Este comunicado espelha bem a excelencia daquela prova! Uma decisão super dificil de tomar, e encarada com uma grande coragem. Excelente!

    ResponderEliminar