sábado, 14 de fevereiro de 2015

A CORRIDA NOS ANOS 80 EM PORTUGAL - VÍDEO


Nalgumas partes da montagem deste vídeo estão presentes figuras inesquecíveis da Corrida a Pé - Desporto para Todos. Desde os campeões que andam sempre na frente das competições até aos heróicos resistentes da rectaguarda do pelotão, nesses anos de grande evolução deste desporto, na primeira metade da década de 80 do Século XX. Lamento profundo no entanto por alguns desses rostos já nos terem deixado para sempre. 
*
A montagem inclui cenas filmadas, quer em competição na estrada, quer nos treinos em trilhos semelhantes aos do trail actual, onde todavia já pensávamos correr mas em que só mais de uma década depois se começaram a fazer competições e muito mais tarde haveria de surgir por fim o actual boom do Trail. 
*
Tudo documentando a realidade, a partir de velhos filmes. Mas os aprendizes a realizadores quiseram ainda encenar o real, tentando dar uma ideia, com o máximo realismo possível, do que era então acordar numa manhã de Maratona, tendo pela frente apenas poucas horas mais até ao culminar de um objectivo, resultado de uma longa preparação de meses. Essa cena podemos dizer que é de estúdio... 
*
É verdade que a maioria das imagens surge no filme fluída, desvanecida, como se elas tivessem vindo duma memória longínqua, pesquisada com nostalgia. Devemos confessar que isso resulta no entanto e fundamentalmente dos efeitos do tempo sobre as imagens tratadas a partir da original película de filme em super 8. Não foi necessário afinal nenhum tratamento especial... o tempo também ajudou! 
*
Esperamos que gostem. 

*
Egas Branco

Nota: Provas documentadas neste vídeo: Maratona Nacional do INATEL, Foz do Arelho, 21 de Abril de 1985 (recorde pessoal do Jorge na Maratona: 3:10:27) e 18 km Odivelas – Loures –Odivelas,  19 de Janeiro de 1986

14 comentários:

  1. ESPECTACULAR DOCUMENTO!!!!

    É um documento raro que foca uma época desconhecida para a esmagadora maioria do pelotão, uma época de pioneirismo da qual ambos tiveram a felicidade de pertencer.

    O teu esgar de felicidade quando cortas a meta em tempo record na Maratona (que tempo canhão!!!) é um momento para a eternidade!

    Muito obrigado pela partilha!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Felizmente ainda andam por ai uns tantos dessa época que continuam a correr e alguns até bem rápido, o que não é o meu caso que perdi o "gás" todo mas ainda vou correndo devagarinho :)
    Eram tempos completamente diferentes basta ver o abastecimento espartano da maratona: isotónico "servido" em copo de plástico e siga!
    Mas não era por causa desses recursos, aparentemente, mais fracos que não se corria é bem. Aliás na época a esmagadora maioria do pelotão andava mais rápido que na actualidade!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Isto é histórico! Obrigada por partilhar! Sim, é verdade que na altura a " esmagadora maioria do pelotão andava mais rápido que na actualidade" mas também o pelotão era em número bem mais reduzido que hoje. Hoje a Corrida já é praticada verdadeiramente por "todos", para os quais na altura seria impensável porem-se a participar numa prova, ou seja, hoje é "aceitável" que se participe, se corra, pelo simples prazer de correr, pela manutenção da saúde, pelo convívio, etc. mesmo que se corra a 7 ou 8 o minuto, e na altura não era bem assim... Digo eu que cá ando há 46 anos e "na Corrida" há quase o mesmo tempo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Ana naquela época o pessoal levava a "coisa" com mais "profissionalismo" mesmo que fosse-mos uns perfeitos "coxos" como era o meu caso! :)
      Quando vejo o treino que fazia para a maratona até me assusto! :)
      Agora a malta diverte-se mais o que é bom! O que não quer dizer que a gente também não se diverti-se, e muito, mas era diferente.
      Bom fim de semana e um TA "novo" rapidamente "piquena".
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Eu só comecei a correr em 1988, estas imagens são anteriores a essa época, mas ainda consegui conhecer ali muita gente, incluindo o Jorge pela sua farta barba. Apesar dos muitos anos passados nota-se-lhe ainda claramente a sua caraterística forma muito própria de correr, isso o Jorge nunca perdeu, agora o resto os anos trataram de ir arrumando no seu devido lugar. Mas é uma história e imagens da vida que ficam e que eu gostei de ver, abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Mestre Joaquim Adelino a minha forma de correr é única! Não deve ser nada funcional mas ainda deu para correr umas coisas!... :)
      Pois a barba "denuncia-me" em todo o lado mas também já tive um período de só ter bigode e muitas vezes barba muita curta mesmo.
      Um grande abraço.

      Eliminar
  5. Que documento extraordinário...muito obrigado por partilharem connosco...Adorei!! ...imagino a emoção ao rever estas imagens...a minha parte preferida, que me emocionou é o teu cortar de meta, consigo sentir a tua alegria...espectáculo....continua a dizer que a maioria de nós, comparado com esta malta são uns meninos de coro :)
    Grande abraço campeão

    P.S. e adoro essa 4L :):):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos Cardoso!
      As 4L do meu tio foram durante muitos o nosso carro balneário!
      Enquanto o modelo existiu ele manteve-se fiel a elas. Eram do melhor que havia para equipar e desequipar até dava para calçar os sapatos sentado no porta bagagens.
      Ainda demos apoio a uma maratona Spiridon em Almeirim em que arrancamos na frente da prova e eu sentado no porta bagagens da 4L com a porta aberta e o cronometro na mão!
      O nosso ponto de apoio / abastecimento nas 12 horas de Vila Real de Santo António era a 4L que no final tinha o porta bagagens que mais parecia uma lixeira :)
      A parte do vídeo filmado comigo a correr no campo foi feito pelo meu tio sentado no porta bagagens da 4L com a porta aberta!
      Velhos tempos.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Que documento fantástico e histórico!!!!
    AMEI!!
    Obrigado por partilhares connosco este precioso documento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Marta!
      É no que dá já fazer parte do "Parque Jurássico". Temos documentos destes!
      Mas tu daqui a uns anos valentes também vais ter documentos históricos...
      Beijinhos.

      Eliminar
  7. Esse é um video épico! Também eu comecei a correr nos anos 80, mais precisamente em 1984, com 13 anos. Nesse teu video reconheci alguns atletas, que em 84 já seriam veteranos, mas que me lembro de os ver correr em treinos ou em algumas provas populares. Cromos da altura, eheheh
    Continua a surpreender-nos com pérolas destas!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comecei a correr em 1980 mas já com 20 anos! Sou mais velhinho que tu! :)
      Um abraço.

      Eliminar